Agenda Cultural: Cine Filosofia apresenta ‘Mistérios do Samba’ nesta terça

15/04/2014 15:00

Nesta terça-feira, 15 de abril, às 19h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o Cine Filosofia exibe Mistérios do Samba (2008), documentário dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor e produzido por Marisa Monte, com comentários da professora Claudia Drucker, do Departamento de Filosofia da UFSC.

O projeto mensal do centro acadêmico de filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciamos ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental.  Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procuramos questionar os sentidos de uma filosofia em nosso espaço histórico-geográfico latino-americano.

A programação contará com exibição de filmes, documentários e curtas que retratam filosofias e diferentes formas de pensamentos produzida nos trópicos. Neste ciclo, haverá discussões especificas que dão voz às saberes sujeitados, de conhecimentos que constituem um pluri-verso, onde a racionalidade tem vários modos de funcionamento e modelos operacionais distintos que são construídos em contextos culturais específicos. Influenciados pela “virada ontológica” de “nossa” filosofia, foi dividido o ciclo em dois módulos filosofia canibal e filosofia de fronteira, que propõe um exercício de reconhecimento de múltiplas perspectivas, abaixando a guarda da luneta do colonizador para termos contato filosófico através da experiência pensante prática, de encontro com o Outro.
Tags: cine filosofiaClaudia Druckermistérios do samba