Santa Afro Catarina promove neste sábado roteiro sobre história da ocupação no sul da ilha

04/12/2013 13:49

O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC promovem neste sábado, 7 de dezembro, o roteiro histórico “Armação baleeira e engenhos do Ribeirão da Ilha”.

O roteiro apresenta a história da ocupação do sul da ilha através das atividades produtivas e dos grupos sociais nela engajados, desde a fundação da Armação baleeira da Lagoinha até o estabelecimento de engenhos de farinha, de açúcar e alambiques. Nessas atividades, parte importante da mão de obra era composta por trabalhadores escravizados. Baseado em pesquisa inédita em documentos eclesiásticos e cartoriais, o roteiro traz muitas trajetórias individuais de pequenos e médios proprietários de escravos, lavradores pobres de origem açoriana, libertos e escravos, tanto africanos africanos quanto crioulos.

A atividade é gratuita, aberta a todos e tem duração de aproximadamente quatro horas (incluindo o traslado). O encontro está marcado para as 8h30, na Praça XV, Centro, Florianópolis e a saída será às 8h45.

É necessária inscrição prévia, em virtude do número limitado de vagas no ônibus. Interessados devem fazer a inscrição no formulário disponível na página:  http://santaafrocatarina.blogspot.com.br/p/noticias.html

Todos receberão um e-mail de confirmação e haverá, caso necessário, uma lista de espera.

As visitas do Programa Santa Afro Catarina são realizadas todos os meses, sempre no primeiro sábado, e percorrem roteiros históricos associados à presença de africanos e afrodescendentes em Florianópolis. Na condução está uma equipe de profissionais das áreas de História, Patrimônio e Ensino de História. Realização conjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED), o Programa Santa Afro Catarina tem como diferencial a integração inovadora dos conteúdos de história da diáspora africana ao espaço urbano.

Serviço:

O quê: Roteiro histórico “Armação baleeira e engenhos do Ribeirão da Ilha”.

Quando: Sábado, 07/12, encontro às 8h30, saída às 8h45, retorno aproximadamente às 13h.

Local de saída: Figueira da Praça XV de Novembro, Florianópolis.

Condutor: André Passos – Contato: (48) 9970-8388

Tags: CEDCFHhistóriaSanta Afro CatarinaUFSC