Oficinas ensinarão crianças e professores a programar jogos e histórias interativas

03/12/2013 08:04

O projeto Computação na Escola realiza no próximo dia 7 de dezembro, sábado, às 9h, oficinas de programação com o software Scratch, que tem o objetivo de ensinar de forma lúdica a programar jogos e histórias interativas. Serão duas turmas: uma voltada para crianças e seus responsáveis; e outra, para professores dos ensinos fundamental e médio. As oficinas serão ministradas pelos professores do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina, Christiane Gresse von Wangenheim e Aldo von Wangenheim, auxiliados pela sua equipe de estagiários.

Os participantes aprenderão conceitos fundamentais de programação usando o software Scratch, uma linguagem de desenvolvida no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nenhum conhecimento em programação é necessário, e as inscrições custam R$ 45.

Da oficina “Programação com Scratch para Crianças e Pais” podem participar crianças a partir de 6 anos e adolescentes de até 14 anos. O único pré-requisito é que estejam acompanhados de um adulto (pais, avós, tios, irmãos mais velhos etc.). Durante os primeiros 45 minutos do curso, os participantes irão aprender a programar um jogo passo a passo, com o objetivo de conhecer os conceitos básicos de programação e o software. Em seguida, os pares (criança/adulto) poderão desenvolver seu próprio projeto de jogo ou história interativa, com a assistência dos instrutores.

Já a oficina “Scratch para Professores do Ensino Fundamental e Médio” tem por objetivo mostrar as possibilidades de inserir de forma inspiradora o ensino de computação nas disciplinas da grade curricular vigente. Numa parte da oficina os participantes aprenderão a programar um jogo com Scratch. Em seguida, irão debater formas de integrar a computação em aulas de geografia, história, literatura, matemática, artes, por exemplo.

A Iniciativa Computação na Escola é dedicada a aumentar o ensino de computação nos ensinos fundamental e médio. As duas oficinas integram o movimento mundial Hour of Code, uma iniciativa da organização Code.org, que visa desmistificar a programação e mostrar que todos podem aprendê-la.  Este ano mais de 25 mil organizadores irão oferecer atividades para 3,6 milhões de estudantes em 164 países.

Serviço:

Oficina – Programação com SCRATCH para Crianças e Pais

Oficina – Programação com SCRATCH para Professores do Ensino Fundamental e Médio

– Quando: sábado, 7/12/2013, das 9h às 12h.

– Local: Departamento de Informática e Estatística (INE), Centro Tecnológico (CTC), UFSC – 3º andar.

– Custo por par (adulto/criança) ou por professor: R$ 45 – incluindo material didático.

– Inscrições podem ser feitas até o dia 03/12/2013 (vagas limitadas).

– Mais informações: http://www.computacaonaescola.ufsc.br/.

Universidade Já:

Tags: Aldo von WangenheimChristiane Gresse von WangenheimcomputaçãoCTCHour of CodeINEProgramaçãoScratchUFSC