EdUFSC lança “Estatística para as Ciências Agrárias e Biológicas”

13/11/2013 13:17

Enriquecendo um novo projeto gráfico da Coleção Didática da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), o livro Estatística para as Ciências Agrárias e Biológicas – Com noções de experimentação apresenta um diferencial em relação a outras publicações da área: um enfoque voltado às aplicações da Estatística na pesquisa científica. Direcionada principalmente à experimentação na agricultura e em biologia, a obra socializa o conhecimento acumulado ao longo de décadas pelos professores Dalton F. Andrade e Paulo J. Ogliari, ambos do Departamento de Informática e Estatística da UFSC. Os dois pesquisadores, conforme realça, na apresentação, o professor João Gilberto Corrêa da Silva, não se restringem a escrever procedimentos e conjuntos de regras; ao contrário, concentram a atenção nos significados dos conceitos e nas razões para o uso dos métodos estatísticos. Outro diferencial da terceira edição, revista e ampliada, é a ilustração com exemplos de situações reais. Para facilitar a aprendizagem, os autores elaboraram uma série de exercícios no final de cada um dos nove capítulos.

Inclui listas de figuras, tabelas, símbolos e sinais, além de dez apêndices e um prefácio especial à nova edição. Os autores alertam que o nível de conhecimento matemático exigido à compreensão do livro é o de um curso de Cálculo, presente, por exemplo, na graduação e pós- graduação das Ciências Agrárias e Biológicas. Conforme conceitua o livro, a Estatística é uma ciência que se preocupa com o planejamento de uma pesquisa, envolvendo desde a forma da coleta das observações em experimentos ou levantamentos, até a maneira como é feita a organização, a descrição e o resumo dos dados. Nesta terceira edição, houve uma revisão geral dos conteúdos, além da elaboração de um novo capítulo. A obra é igualmente útil para profissionais do mercado. Dalton e Paulo compartilham ainda a experiência do tempo em que foram pesquisadores da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (hoje Epagri) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa).

A Série Didática, considerada carro – chefe da EdUFSC -, é direcionada principalmente aos alunos de graduação das universidades brasileiras. Vem merecendo uma atenção especial da política editorial da Universidade desde a fundação da editora, na década de 1980. “E não será diferente agora”, avisa o diretor executivo Fábio Lopes.

Mais informações: (48) 3721-9408 / 3721-9686 / editora@editora.ufsc.br / www.editora.ufsc.br.

Diretor executivo – Fábio Lopes – flopes@cce.ufsc.br / (48) 9933-8887.

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com