Exibição comentada do filme musical ‘Fama’ encerra as atividades deste ano do Cinema, Chá & Cultura

08/11/2013 10:34

A exibição do filme musical “Fama” (Fame) em sua versão original de 1980, dirigida por Alan Parker, no dia 12 de novembro, às 19h, na Fundação Badesc, encerra as atividades do projeto Cinema, Chá & Cultura, no ano de 2013. Haverá também o sorteio de uma bolsa de estudos para o curso intensivo de inglês, que será realizado no período de 20 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014, na Cultura Inglesa de Florianópolis.

Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, o Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Maria Teresa Collares (UFSC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de promover conversas sobre literatura, teatro e cinema. A atividade é gratuita e a sessão começa às 19h, com os participantes se servindo de chá, preparado ao modo inglês e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis, e acompanhado de uma breve fala do mediador. Em seguida exibe-se o filme legendado e, ao final, temos a palavra do mediador e conversas sobre o filme.

O filme que se transformou em peça musical e série televisiva, além de ter ganhado um remake em 2009, acompanha a vida de cinco jovens (interpretado por atores estreantes) durante o ensino médio na Escola de Artes Dramáticas de Nova York, dançando exaustivamente, celebrando todo e qualquer aperfeiçoamento em seus talentos, enfrentando a dura realidade, amando e vivendo. Ao invés de fama, a escola garante apenas sete aulas por dia e um almoço razoável. Trata-se de um filme ao mesmo tempo alegre e reflexivo que marcou a história dos anos 80. Com o estilo energético do diretor Alan Parker, “Fama” foi indicado a seis prêmios Oscar®, incluindo Melhor Roteiro, e arrebatou os troféus de trilha sonora e canção original – levou ainda o Globo de Ouro nessa categoria.

A mediação do mês de maio é da professora do IFSC e uma das organizadoras do evento, Maria Teresa Collares, doutora em Letras Inglês pela UFSC, com tese que trata de representações da história e questões de identidade no cinema e televisão. Dedica-se principalmente às áreas de estudos de cinema, estudos culturais e literatura, com particular interesse em questões da pós-modernidade.

Informações

Fundação Badesc: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – (48) 3224-8846 – fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa de Florianópolis: Rua Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – (48) 3224-2696 – recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

Tags: Chá & CulturaCultura InglesaFundação Badescprojeto CinemaUFSC