Divulga Ciência – Edição 03 – Novembro de 2013 – Especial Nutrição

29/11/2013 17:25

Divulga Ciência Edição 03 – Novembro 2013 – Especial Nutrição 

O Divulga Ciência do mês de novembro traz dez notas sobre pesquisas e atividades da Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) e Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina. A PPGN iniciou uma atividade que estimula seu corpo discente para que, após a defesa da dissertação ou tese, seja enviada uma nota sobre o tema à Agência de Comunicação (Agecom), que as edita e encaminha à mídia. Essas notas visam difundir os resultados das pesquisas e também torná-los acessíveis aos leigos.

RU da UFSC serve mais refeições diárias entre os restaurantes das universidades públicas federais

O levantamento do perfil dos Restaurantes Universitários do Brasil (RU) integrou as atividades desenvolvidas no RU/UFSC durante o Estágio Supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição do curso de graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC. A pesquisa foi conduzida pelas alunas da 10ª fase Priscila Machado, Roberta Müller e Marina Saldanha, sob orientação da professora do Departamento de Nutrição, Marcela Boro Veiros e supervisão da chefe da Divisão de Nutrição do RU/UFSC, Melina Valério dos SantosContinue a leitura.

Apenas 30% das escolas municipais brasileiras realizam ações educativas sobre alimentação orgânica

Os resultados foram revelados na pesquisa de mestrado da nutricionista Tayse Valdira Vieira. Foram pesquisadas escolas de mais de 90% dos municípios brasileiros em 2012. O objetivo foi verificar se as ações educativas sobre alimentação orgânica estavam ou não sendo realizadas pelos nutricionistas vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Leia mais.

Alto teor de sódio em alimentos diet e light

Foram analisados 3.449 alimentos classificados como diet e light, entre eles caldos, biscoitos, iogurtes e gelatinas. Em média, esses alimentos têm cerca de 40% a mais de sódio do que os convencionais. A pesquisa faz parte de um amplo estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE) e é resultado da dissertação de mestrado defendida pela nutricionista Waleska Nishida junto ao Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN) da UFSC. Continue a leitura.

Lanches de crianças e adolescentes apresentam alto conteúdo de sódio

A pesquisa constatou alto teor de sódio em alimentos industrializados para lanche consumidos por crianças e adolescentes brasileiros. Continue a leitura.

Pesquisa investiga o comércio de alimentos de rua de Florianópolis

A estudante do PPGN Rayza Cortese pesquisou o perfil dos vendedores e qualidade higiênico-sanitária dos alimentos no comércio de rua em Florianópolis. Continue a leitura.

Saúde dos usuários dos Centros de Atenção Básica de Florianópolis é tema de pesquisa

Mais de 80% da população de Florianópolis utiliza os serviços de atenção básica em centros de saúde no município. A nutricionista Carolina Neves Fagundes entrevistou 424 pessoas adultas e idosas hipertensas ou diabéticas. E descobriu: 64% dos idosos são hipertensos e 31% dos diabéticos estão com sobrepeso. A situação é mais preocupante entre os adultos: 90% dos hipertensos e 87% dos diabéticos pesquisados apresentam excesso de peso. Continue a leitura.

Idosos do município de Antonio Carlos têm alimentação saudável

Foram entrevistadas 477 pessoas com idade 60 a 100 anos. A nutricionista Janaína da Silva Dal Moro identificou baixo consumo de carnes salgadas, produtos industrializados, embutidos, carne de porco e ovos. Em contrapartida, foi verificado alto consumo de frutas, verduras, legumes e leite. Leia mais.

Estudo mostra que 5% de alunos do ensino fundamental de Santa Catarina apresentam excesso de gordura abdominal

Pesquisa realizada na UFSC com alunos do ensino fundamental de oito municípios de Santa Catarina encontrou associação entre o sexo masculino e a obesidade central. Entende-se como obesidade central o acúmulo excessivo de gordura localizado na região abdominal, o qual está fortemente associado com o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares. O estudo verificou também que as meninas que consumiam alimentos considerados de risco à saúde, três vezes ou mais por dia, tiveram maiores chances de apresentar obesidade central quando comparado às que consumiam estes alimentos no máximo uma vez ao dia. Leia mais.

Consumo de gordura trans eleva em 25% a chance de um primeiro infarto

Além de não conterem os nutrientes necessários para o organismo, as gorduras trans são difíceis de digerir, aumentam a predisposição à obesidade e ao câncer, podem contribuir para a infertilidade feminina e fazem mal ao coração, podendo elevar em 25% a chance de um primeiro infarto. São facilmente encontradas em alimentos processados como margarinas, biscoitos, chocolates, pães, sorvetes, caldos prontos e alimentos pré-fritos. O alerta é da doutoranda do PPGN/UFSC Ana Carolina Fernandes, durante a palestra promovida pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Extensão e Atendimento à Dislipidemia (Nipead), do Hospital Universitário (HU). Continue a leitura.

Adolescentes de sete municípios de Santa Catarina participam de estudo sobre riscos cardiovasculares

Escolas públicas e particulares de Santa Catarina participam do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), pesquisa nacional financiada pelo Ministério da Saúde e CNPq. Trata-se do estudo mais completo sobre as condições de saúde e nutrição dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade já realizado no Brasil. Continue a leitura.

Sobre
O Divulga Ciência é um boletim mensal produzido pela equipe da Agecom, com o objetivo de informar as mais recentes notícias sobre a produção científica vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Para enviar sua sugestão de pauta, por favor escreva para o e-mail jornalismo.agecom@contato.ufsc.br. Outras notícias sobre Jornalismo Científico publicadas no portal da UFSC estão reunidas neste link.

  Contatos com a produção deste informativo:

jornalismo.agecom@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601 / 3721-9233

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Twitter
Facebook

Tags: Divulga CiêncianutriçãoUFSC