UFSC » Notícias da UFSC » Vestibular UFSC 2014: inscrições para 6.511 vagas em cinco campi encerram nesta quarta

Vestibular UFSC 2014: inscrições para 6.511 vagas em cinco campi encerram nesta quarta
EMail
Publicado em 23/10/2013 às 15:25

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), divulgou no dia 25 de setembro o Edital 04/Coperve/2013 referente ao concurso Vestibular 2014, para a ocupação das vagas dos seus cursos presenciais de graduação. Serão oferecidas 6.511 vagas em 91 cursos e habilitações, nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau. Este campus é a novidade deste ano e oferece cinco cursos, totalizando 500 vagas: bacharelado em Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, e as licenciaturas em Matemática e Química.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.vestibular2014.ufsc.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 105, exceto para os cursos de Licenciatura e para o curso de Pedagogia, cuja taxa é de R$ 52,50. No Requerimento de Inscrição, o candidato que desejar utilizar os 30% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, 2010, 2011, 2012 ou 2013 e/ou concorrer às vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC) deverá fazer a sua opção no ato da inscrição. http://noticias.ufsc.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

De acordo com a nova resolução normativa do Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), finalizada no dia 17 de setembro, ficam reservadas 35% das vagas, distribuídas em modalidades de cotas, aumentando em 5% em relação ao Vestibular UFSC do ano passado. Os candidatos da Política de Ações Afirmativas também concorrerão às vagas da classificação geral.

O Vestibular UFSC/2014 será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2013, com início, impreterivelmente, às 14h, e duração de quatro horas, em 23 cidades do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem por realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). As provas versarão sobre conteúdos previstos nos programas das disciplinas, disponíveis no site www.vestibular2014.ufsc.br.

Todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida terão disponibilizada a Confirmação Prévia da Inscrição – contendo os dados informados na inscrição – a partir de 28 de outubro -, no site www.vestibular2014.ufsc.br, link “Confirmação Prévia da Inscrição”. Se for detectada alguma informação incorreta nos dados, o estudante deverá encaminhar solicitação de correção (contendo número de inscrição, informação a ser corrigida e assinatura) pelo fax (48) 3721-9952, até o dia 6 de novembro.

Provas

Política de Ações Afirmativas (PAA) 

Os estudantes que desejarem concorrer às vagas destinadas ao PAA/UFSC deverão fazer a sua opção no ato da inscrição. Estes candidatos também concorrerão às vagas da classificação geral. Os cursos e as respectivas quantidades de vagas referentes ao Concurso Vestibular UFSC/2014 constam no Quadro Geral de Vagas, o qual se encontra anexo ao Edital. As vagas oferecidas no Concurso Vestibular UFSC/2014 serão preenchidas, em cada curso e turno, observando-se a Política de Ações Afirmativas (PAA), conforme disposto na Resolução 22/CUn/2012 e Resolução 33/CUn/2013, de 17 setembro de 2013, na qual se estabelece que:

I – 25% das vagas de cada curso/turno serão destinadas para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (Lei 12.711/2012), e serão assim subdivididas:

I.1 – 12.5% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, das quais:

a) 16% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;

b) 84% são destinadas aos demais candidatos.

I.2 – 12.5% para candidatos com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, das quais:

a) 16% são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;

b) 84% são destinadas aos demais candidatos.

II – 10% das vagas de cada curso/turno serão destinadas para candidatos autodeclarados negros que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

4.4.1 - Caso o percentual de vagas estabelecido no inciso II não venha a ser preenchido por candidatos oriundos de escola pública, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por candidatos autodeclarados negros, oriundos de outro percurso escolar.

III – 13 (treze) vagas suplementares serão destinadas a candidatos autodeclarados indígenas.

Leia sobre: Vestibular 2014: Conselho Universitário define política de ações afirmativas

Confira matéria produzida pela TV UFSC:

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Há dois anos a UFSC adota o Enem com peso de 30% na nota final do vestibular. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, 2010, 2011, 2012 – aquele em que obteve melhor desempenho – e/ou o número de sua inscrição no Enem de 2013, caso esteja inscrito, no Vestibular UFSC 2014 deverá fazer a opção no Requerimento de Inscrição. A nota do Enem somente será utilizada se a nota final resultante da aplicação da fórmula for superior à Nota do Vestibular (NV); caso contrário ela será desconsiderada.

Libras

O candidato deverá optar por uma primeira língua, escolhendo entre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os que optarem por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira como primeira língua deverá escolher por uma segunda língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano ou Libras. Já o candidato que optar por Libras como primeira língua terá toda a sua prova apresentada em Libras, exceto a segunda língua. Neste caso, a segunda língua será Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a qual será apresentada somente na forma impressa. Os estudantes que optarem por Libras como primeira ou segunda língua, somente poderão realizar as provas em uma das seguintes cidades: Florianópolis, Joinville, Curitibanos, Araranguá, Blumenau ou Chapecó.

Saiba mais:

Apresentação do Vestibular UFSC/2014 [PDF] 

Perguntas e Respostas – Conheça a Política de Ações Afirmativas da UFSC [PDF]

PORTARIA Nº 567/PROGRAD/UFSC – Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da MATRÍCULA inicial dos candidatos classificados no Vestibular UFSC/2014. [PDF] 

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9200 ou pelo e-mail 

 Margareth Rossi/Jornalista da Agecom/UFSC

Facebook Twitter
  • 1960 - 2010 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000
  • Última atualização do site foi em 19 de December 2014 - 20:38:41
SeTIC
Páginas UFSC