Sinter informa agenda de visitas internacionais à UFSC em outubro e novembro

23/10/2013 15:30

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) informa a agenda das visitas de instituições estrangeiras que serão recebidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no final de outubro e em novembro de 2013, como parte de sua política de internacionalização.

22 de outubro

– Visita de representante da Instituição Internacional Columbus e secretário de Relações Internacionais da Galway Mayo Institute of Technology, da Irlanda, Larry Elwood.

Programação:

11 horas – Reunião com o secretário de Relações Internacionais, chefias de departamentos e coordenações de curso das áreas das engenharias, Fisica, Matemática e Ciências da Computação. Local: Sinter.

28 e 29 de outubro

– Visita do reitor da University of Prince Edward Island, do Canadá, Alaa Abd-El-Azis, e do cônsul geral do Canadá, Stéphane Larrie.

Programação:

28 – 10h30min (dia não letivo) – Reunião com a reitora e assinatura de acordo de cooperação entre a University of Prince Edward Island e a UFSC. Local: Gabinete da Reitoria.

29/10 – 10 horas – Reunião com o coordenador de convênios internacionais e professores das áreas de Maricultura, Veterinária e Engenharia de Alimentos.

1º de novembro

– Visita do vice-reitor de Políticas Internacionais da  Katholieke University Leuven, da Bélgica, Danny Pieters, e do presidente da Associação de Pesquisa da University of Antwerp, Jean-Pierre Timmermans.

Programação:

10h30min – Reunião com o secretário de Relações Internacionais  e diretores do Centro Tecnológico (CTC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Local: Sala de reuniões do Gabinete da Reitoria.

14 horas – Palestra das universidades destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação e à comunidade universitária em geral. Representará a KU Leuven, Danny Pieters, vice-reitor de Políticas Internacionais, que apresentará a Universidade e um panorama de como o direito da União Europeia coordena os diversos sistemas nacionais de segurança social em favor dos trabalhadores que se deslocam de um estado-membro para outro. Representará a Antwerp, Jean-Pierre Timmermans, presidente da Associação Universitária de Pesquisa, que apresentará a Universidade e a Associação. Local: Sala dos Conselhos (térreo do prédio da Reitoria).

7 de novembro

– Visita do diretor e professor da Faculdade de Agricultura da Dalhousie University, do Canadá.

Programação:

10 horas – Visita a laboratórios, departamentos e direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

14 horas – Reunião dos visitantes, aberta à comunidade universitária. Local: Sala de reuniões do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas (CCA).

Visita do professor de estudos lusofônicos, do Departamento de Espanhol, Português e Estudos Latino-Americanos da University of Nottingham, do Reino Unido, Mark Sabine.

Programação:

14 horas – Reunião com secretário de Relações Internacionais. Local: Sinter.

16 horas – Encontro com estudantes da University of Nottingham na UFSC. Local: Sinter.

18 a 22 de novembro

– Visita da diretora de Serviços Sociais e dos responsáveis pelos departamentos de Alimentação, Alojamento e Cooperação com América Latina e Ásia, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, Dácia Correia, Jacinto David Monteiro, José Cossa e Etelvina Mostinha Razão.

Programação:

Os visitantes serão recebidos pela Sinter e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A programação está em construção.

28 de novembro

– Visita do ministro das Pescas de Moçambique, Victor Manuel Borges, e delegação.

Programação:

9 horas – Reunião com a reitora e assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério das Pescas de Moçambique, Instituto Politécnico de Gaza e UFSC. Local: Gabinete da Reitoria.

10 horas – Visita aos laboratórios do Departamento de Aquicultura do CCA.

16 horas – Palestra “Oportunidades de desenvolvimento e investimentos na aquicultura de Moçambique”, do ministro das Pescas de Moçambique, aberta à comunidade universitária. Local:  Sala dos Conselhos (térreo do prédio da Reitoria).

19 horas – Encontro com estudantes moçambicanos na UFSC. Local: Sinter.

As programações poderão sofrer alterações.

As visitas de instituições internacionais à UFSC são organizadas pela Sinter.  Clique aqui para conhecer os procedimentos.

Mais informações com Fernanda Leal pelo e-mail sinter@contato.ufsc.br ou pelo telefone: (48) 3721-8220.

Tags: agendaSinterUFSCvisitas internacionais