Divulga UFSC – 14/10/2013 – Edição 258

14/10/2013 15:01

14/10/2013 – Edição 258

MEC reconhece função acadêmica do NDI e Colégio de Aplicação

Dezessete colégios de aplicação de universidades federais de todo o Brasil comemoraram a publicação recente da Portaria nº 959/2013 do Ministério da Educação (MEC), que estabelece diretrizes e normas gerais para o funcionamento dessas instituições. Entre as unidades contempladas estão o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. O reconhecimento veio após meses de negociações entre governo federal, associações, conselhos e instituições de ensino que se posicionaram contrários à possível municipalização das unidades de educação infantil nas universidades. Continue a leitura.

Democratização das Comunicações é tema do ‘Jornalismo em Debate’

A edição de outubro do programa “Jornalismo em Debate” discute democratização das comunicações no Brasil. O programa vai ao ar, ao vivo, nesta segunda-feira, 14 de outubro, a partir das 16h, pela Rádio Ponto UFSC – radio.ufsc.br ou pela frequência 106.1 FM. O “Jornalismo em debate” também é retransmitido pela Rádio Joinville Cultural FM. Continue a leitura.

Sarau de Primavera na Igrejinha

O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC realizam nesta segunda-feira, dia 14, o Sarau de Primavera, na Igrejinha da Universidade, às 18h30min, exibindo um repertório de diferentes formações instrumentais e vocais. O evento tem como objetivo a troca de experiências entre músicos e convidados. Os grupos com formação de orquestra e do Madrigal irão apresentar duas músicas cada um; os demais serão duos, trios e quartetos de música popular e erudita. Continue a leitura.

Jornada Catarinense debate alimentação e saúde

A Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos é realizada, anualmente, na UFSC pelos estudantes do quinto ano do Curso de Medicina. A 47ª edição abordará o tema “Alimentação e Saúde” e ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS). As inscrições devem ser feitas na Lanchonete do CCS. Continue a leitura.

Ciclo de palestras em Geociências inicia nesta segunda-feira

O III Ciclo de Palestras em Geociências acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro no auditório do CFH. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site ciclodepalestrasemgeociencias.blogspot.com.br. O evento contará com mais 30 palestras com professores de outras universidades, profissionais da Defesa Civil, bombeiros e do Ministério das Cidades. Entre os temas em discussão estão: defesa civil, desastres naturais, oceanografia, distribuição urbana entre outros. Informações: mauriciotfm@gmail.com.

Processo seletivo para professor substituto no CED

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor para o Departamento de Metodologia de Ensino/MEN/CED, no período de 14/10 a 18/10/2013. Requisito: Graduação em Letras – Alemão. Confira o Edital 264/DDP/2013.

Seleção de tutores

Estão abertas até o dia 15/10 as inscrições para seleção de tutores para o Curso de Especialização em Atenção Básica. As vagas de tutoria são para médicos e enfermeiros. Confira o edital.

Professor Canadense ministra palestra sobre games no CCE

Os Programas de Pós-Graduação em Inglês e em Estudos da Tradução, conjuntamente com o Projeto Games na UFSC, promovem a palestra “Game Storytelling and Cultural Voice”, com o professor Tamer Thabet, da Brock University, Canadá, PhD em Teoria Literária e Games pela Universidade da Antuérpia, Bélgica. O evento será no dia 15 de outubro, às 15 horas, no Auditório do CCE. Informações: (48) 3721 9455, gamesnaufsc.ufsc.br.

Conselho Universitário realiza sessão extraordinária nesta terça-feira

O Conselho Universitário (CUn) se reúne em sessão extraordinária na terça-feira, 15 de outubro, às 8h30min, na Sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira. (Sala dos Conselhos). A sessão será transmitida ao vivo. Continue a leitura.

Prédio da Reitoria ganha iluminação especial pela prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês do rosa. A cor vem iluminando o prédio da Reitoria desde o início da semana passada, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama, doença que está entre as maiores causas de morte de mulheres no Brasil, mas que também mata homens. Em 2011, 13.225 pessoas foram vítimas do câncer de mama no país. Continue a leitura.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook