Divulga Ciência – Edição 02 – Outubro de 2013

31/10/2013 16:18

Edição 02 – Outubro de 2013 

Pesquisa no Parque Nacional de São Joaquim avaliará efeito das mudanças climáticas 

Começa a ser instalada no Parque Nacional de São Joaquim a infraestrutura de uma pesquisa científica que tem por objetivo avaliar como as mudanças climáticas irão afetar a fauna e a flora da região. Trata-se do projeto “Biodiversidade do Parque Nacional de São Joaquim”. Além de formar um banco de dados on-line com fotos e sons da biodiversidade, o projeto pode trazer avanços para a ciência, com a descoberta de novas espécies. Leia o relato de uma expedição ao Parque.

Projeto busca viabilizar a comunicação de deficientes auditivos pelo telefone

Tornar possível que portadores de deficiência auditiva se comuniquem por telefone: é esse o desafio do projeto direcionado ao desenvolvimento do Sistema de Acessibilidade para Pessoa Deficiente Auditiva – o SAPDA. O desafio aproximou a empresa AGM Telecom do Laboratório de Pesquisas em Processamento Digital de Sinais, ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. Leia mais.

Tese sobre competições esportivas mundiais LGBTs recebe Prêmio Capes

A tese de doutorado “Circulando entre práticas esportivas e sexuais: etnografia em competições esportivas mundiais LGBTs”, defendida pelo estudante Wagner Xavier de Camargo, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), recebeu o Prêmio Capes 2013 como melhor pesquisa na categoria Interdisciplinar.Continue a leitura.

‘A festa da jaguatirica’ recupera 45 anos de música e cultura dos kamaiurá

As músicas gravadas, em 1969, pelo antropólogo Rafael José de Menezes Bastos estão sendo reaprendidas hoje pelas crianças da aldeia dos kamaiurá, no Alto Xingu, Mato Grosso. Obra pioneira e divisor de águas na etnomusicologia, o pesquisador escreveu o clássico “A festa da jaguatirica – Uma partitura crítico-interpretativa”. A obra reúne 45 anos de pesquisa e inaugura a Coleção Brasil Plural da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Leia entrevista com o autor.

Professores da UFSC criam blog para divulgar descobertas científicas

Descobertas científicas realizadas por pesquisadores ao redor do mundo poderão ser encontradas no blog “Cientistas descobriram que…”, um espaço virtual pensado há seis meses e lançado no mês de setembro, que deve sua criação aos professores Andréa Gonçalves Trentin, Giordano Wosgrau Calloni e Ricardo Castilho Garcez, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Continue a leitura.

CNPq lança plataforma voltada à popularização da ciência

A ferramenta fica na própria página do CNPq e está disponível para navegação, consultas, leitura e pesquisa dos usuários. Continue a leitura.

Prêmio Fapeu de Divulgação Científica abre inscrições

O objetivo é estimular, divulgar e prestigiar textos escritos por estudantes de graduação da UFSC sobre projetos ou grupos de pesquisa apoiados pela Fapeu. Inscrições até 7 de fevereiro. Leia mais.

Revista In-Traduções publica edição sobre games

Publicação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC.Leia mais.

Pesquisa da UFSC investiga o comércio de alimentos de rua de Florianópolis

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) Rayza Cortese pesquisou o comércio de alimentos de rua em Florianópolis, o perfil dos vendedores e qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Continue a leitura.

Mestre pela UFSC recebe Prêmio Adelmo Genro Filho de pesquisa em Jornalismo

Dissertação de Joana Brandão Tavares analisa a circulação da informação dos cibermeios de autoria de povos indígenas. Continue a leitura.

Sobre
O Divulga Ciência é um boletim mensal produzido pela equipe da Agecom, com o objetivo de informar as mais recentes notícias sobre a produção científica vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina. Para enviar sua sugestão de pauta, por favor escreva para o e-mail . Outras notícias sobre Jornalismo Científico publicadas no portal da UFSC estão reunidas neste link.

  Contatos com a produção deste informativo:

/ +55 (48) 3721-9601 / 3721-9233

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Twitter

Facebook