Seminário Internacional Fazendo Gênero inicia nesta segunda-feira na UFSC

16/09/2013 09:06

fazendo gêneroA décima edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 será realizado de 16 a 20 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis e terá como tema “Desafios atuais dos Feminismos”. O evento receberá cerca de cinco mil participantes vinculados a diferentes instituições nacionais e estrangeiras, além de várias gerações que atuam na academia e nos movimentos.

O Fazendo Gênero 10 congrega pesquisadoras e pesquisadores do Instituto de Estudos de Gênero e objetiva dar sequência à série de encontros que se realizam tradicionalmente na UFSC desde 1994, tendo já se consolidado como importante espaço de discussões no campo dos estudos feministas e de gênero, com dimensão internacional a partir de 2000.

A programação contará com oficinas, minicursos, conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, lançamento de livros, exposição de pôsteres, mostra audiovisual e de fotografias. O encontro sediará também varias reuniões de grupos, núcleos e redes de pesquisa nacionais e internacionais.

Os cinco mil participantes poderão debater as principais questões dos feminismos atuais, que incluem temas como baixa participação das mulheres nas instâncias de poder político; as desigualdades de gênero no âmbito do trabalho e da distribuição de renda; as dificuldades enfrentadas nas lutas pelo direito ao aborto; violências domésticas e institucionais de gênero; a grave situação das mulheres, principalmente as de baixa renda, nos contextos pós-coloniais e transmodernos; iniquidades em saúde; as contramarchas nas lutas pelos direitos LGBT e contra os efeitos de subordinação das interseções de gênero, classe, gerações, raça/etnia e deficiência, entre outros.

Esta edição inclui três conferências: Sara Beatriz Guardia, escritora, fundadora e diretora do Centro de Estudios La Mujer em la Historia de America Latina e professora da Universidade de San Martin de Porres, em Lima, no Peru, abordará o tema “Exclusion y Genero en los Procesos de Independencia de los Paises Latino-americanos”. Sarah Schulman, escritora e ativista norte-americana, professora de Humanidades na City University of New York, falará sobre o tema “Amigos diante da Família, Sociedade diante do Governo”. Rekha Pande, que coordena o Centre for Women’s Studies da Universidade de Hyderabad, na Índia, e leciona no Departamento de História, proferirá sua conferência sobre o tema “Desafios do Feminismo na Índia e Ásia do Sul”.

Mais uma vez o evento pretende trazer uma grande contribuição para os estudos feministas e de gênero, e para os movimentos sociais e políticos a eles relacionados. O Fazendo Gênero 10 é promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas e pelo Centro de Comunicação e Expressão, bem como por outros Centros da UFSC, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Serviço:

O quê: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 – Desafios atuais dos Feminismos.

Quando: de 16 a 20 de setembro.

Onde: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Site: www.fazendogenero.ufsc.br/10.

Facebook: www.facebook.com/FazendoGenero10.

E-mail: imprensafazendogenero@gmail.com.

Outras informações: (48) 3721-6440 ou  fazendogenero@contato.ufsc.br.

Universidade Já:

Tags: CCECFHFazendo Gênero 10UFSC