Pesquisa mostra que idosos do município de Antônio Carlos têm alimentação saudável

10/09/2013 11:47

Janaina da S. Dal Moro pesquisou alimentação de idosos em Antonio Carlos / SC

Pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação de Nutrição (PPGN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a dissertação de mestrado de Janaína da Silva Dal Moro, orientada pela professora Aline Rodrigues Barbosa, estudou a hipertensão arterial sistêmica associada com frequência do consumo de grupo de alimentos em idosos do município de Antônio Carlos, Santa Catarina.

O estudo foi realizado por meio de entrevistas domiciliares.  Foram entrevistados 477 idosos de ambos os sexos, com idade 60 a 100 anos. O consumo alimentar foi verificado por meio de questionário de frequência alimentar. Os resultados mostraram que a maioria dos idosos era do sexo feminino, moravam com companheiro e eram alfabetizados. Quanto ao consumo alimentar, verificou-se prevalência de consumo (quatro vezes ou mais/semana) de refrigerantes, doces, balas, açúcar e mel, menor para os idosos hipertensos quando comparados aos idosos não hipertensos. O consumo (quatro vezes ou mais/semana) de carnes salgadas, produtos industrializados, embutidos, carne de porco e ovos foi baixo, tendo sido verificada alta prevalência de consumo do grupo de frutas, verduras e legumes e grupo do leite, em toda população investigada, independente de apresentar hipertensão ou não. Como variáveis de ajuste foram utilizadas idade, sexo, arranjo familiar e alfabetização. Concluindo que os idosos hipertensos apresentaram prevalência de consumo menor de alimentos com altos teores de açúcar. Independente de ter hipertensão ou não, os idosos do município investigado apresentaram prevalência de consumo elevada de alimentos considerados saudáveis.

Informações: janadalmoro@hotmail.com.

Tags: alimentação saudávelAline Rodrigues BarbosaAntonio CarloshipertensãoidososJanaína da Silva Dal MoromunicipioPPGNsanta catarinaUFSC