Estudo de riscos cardiovasculares em adolescentes é realizado em sete municípios de Santa Catarina

05/09/2013 11:06

O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), pesquisa nacional financiada pelo Ministério da Saúde e CNPq, está acontecendo desde o início do mês de agosto em escolas públicas e particulares de Santa Catarina. O ERICA é o estudo mais completo sobre as condições de saúde e nutrição dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade já realizado no Brasil. Além de realizar diagnóstico da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, resistência à insulina, hipertensão, dislipidemias, síndrome metabólica), a pesquisa irá traçar um perfil dos fatores de risco biológicos, socioeconômicos, comportamentais e ambientais para o desenvolvimento da obesidade e doenças cardiovasculares nos adolescentes brasileiros.

Além da realização de exames de sangue para diagnóstico de diabetes, resistência à insulina e dislipidemias, outro diferencial do ERICA é coleta de dados de consumo alimentar (recordatório alimentar de 24 horas) e de atividade física, principais fatores associados com o aumento da prevalência da obesidade e doenças correlatas.

O ERICA SC é coordenado pelos professores Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos e Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade do Departamento de Nutrição da UFSC. Atuarão no Estado três equipes compostas por um supervisor de escola, responsável pelo contato com as escolas e sensibilização dos alunos, um supervisor de campo, responsável pelo acompanhamento da coleta de dados no campo, e cinco examinadores, responsáveis pela coleta de dados.

No estado de Santa Catarina foram sorteadas de forma aleatória 38 escolas públicas e particulares, distribuídas em sete municípios para participação na pesquisa (Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville). Na região da Grande Florianópolis 15 escolas já aderiram à pesquisa, são elas: Colégio Adventista de Florianópolis, Colégio Catarinense, Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, Colégio Elcana, Colégio Estimoarte, Colégio Tendência, Escola Engenho, Centro Educacional Municipal Antônio Francisco Machado, Centro Educacional Municipal Governador Vilson Kleinubing, Escola Básica Municipal Altino Corsino da Silva Flores, Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, Escola Estadual Básica Professor Benonivio João Martins, Escola Estadual Básica Intendente José Fernandes e Instituto Estadual de Educação.

Desde o início de setembro o foco da sensibilização para a adesão à pesquisa tem sido as escolas da rede estadual de ensino. Considerando a relevância e abrangência do estudo, os coordenadores do projeto pedem a colaboração e adesão de todos os diretores destas escolas para viabilizar a realização do ERICA. Destacam a atenção para a importância da participação dos adolescentes, em função dos benefícios imediatos e potenciais que o ERICA possibilita (tais como, diagnósticos nutricionais, avaliação física e exame de sangue).

Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além disso, em contrapartida, as escolas que participarem da pesquisa receberão os resultados consolidados das turmas avaliadas e cada escolar avaliado receberá os resultados de seus exames individualmente.

Para mas informações visite a homepage da pesquisa: www.erica.ufrj.br

Para informações em Santa Catarina:Professor Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos (f.vasconcelos@ufsc.br), professor Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade (erasmotrindade@gmail.com)

Departamento de Nutrição/Coordenadores Estaduais do ERICA

Telefone:  (48) 37219784 e 3226-5119.

E-mail: projetoericasc@gmail.com

Tags: Erasmo Benício Santos de Moraes TrindadeFrancisco de Assis Guedes de Vasconcelosnutriçãoprojeto Ericasanta catarinaUFSC