Divulga UFSC – 16/9/2013 – Edição 238

16/09/2013 13:27

16/9/2013 – Edição 238

Sepex 2013: inscrições para estandes e minicursos terminam dia 18 de setembro

A 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) será realizada de 23 a 26 de outubro, acompanhando o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência, saúde e esporte”. As inscrições para estandes e minicursos devem ser feitas até 18 de setembro, no site inscricoes1.sepex.ufsc.br. Continue a leitura.

Pós-Graduação em Antropologia Social seleciona bolsista para pesquisa e docência

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), nos termos do Edital da Capes-29/2010, seleciona um(a) bolsista no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc), para exercer atividades de pesquisa e docência na área de Antropologia atendendo os objetivos gerais do Edital 3/2013/PPGAS. Inscrições serão recebidas de 12 a 25 de setembro de 2013, o processo seletivo será no dia 27 de setembro, e o resultado será divulgado dia 30 de setembro. Informações e inscrições: (48) 3721-4131.

Seleção de bolsistas para o PET-Conexões de Saberes

O PET-Conexões de Saberes da UFSC abre processo de seleção de bolsistas entre 16 e 18 de setembro com até quatro vagas ofertadas a estudantes matriculados em qualquer curso de graduação presencial do Campus de Florianópolis da UFSC. Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter concluído a primeira fase do curso e necessitar de pelo menos quatro fases para sua conclusão; ter origem popular (item avaliado conforme a renda familiar, local de moradia e escolaridade dos pais, local de moradia do estudante e tipo de instituição – pública ou privada – onde cursou o ensino fundamental e médio); ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do PET; não possuir outro tipo de bolsa; não ter mais do que 01 (uma) reprovação até o momento de ingresso no PET; e não ter concluído curso de nível superior. Formulário de inscrição e edital disponibilizados em petcs.paginas.ufsc.br.

‘Jornalismo em Debate’ abordará casos de violência contra crianças e adolescentes na mídia

A edição de setembro do programa “Jornalismo em Debate” discute a cobertura da mídia em casos de violência envolvendo crianças e adolescentes no Brasil. O programa vai ao ar, ao vivo, nesta segunda-feira, 16 de setembro, a partir das 16h, pela Rádio Ponto UFSC (radio.ufsc.br). O “Jornalismo em Debate” também fica disponível em no site para acesso a qualquer momento e é retransmitido pela Rádio Joinville Cultural FM. Continue a leitura.

Conselho Universitário realiza sessão extraordinária nesta terça

O Conselho Universitário (CUn) reúne em sessão extraordinária no dia 17 de setembro (terça-feira), às 8h30min, na Sala “Professor Ayrton Roberto de Oliveira” (Sala dos Conselhos). A sessão será transmitida ao vivo. Confira a ordem do dia.

UFSC divulga editais para professor substituto e visitante

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) publicou dois editais de processo seletivo simplificado, um para professor substituto e outro para professor visitante. O período de inscrição é de 16 a 20 de setembro. No Edital n.º 247/DDP/2013 são seis vagas para professor substituto em departamentos de ensino dos centros de Ciências Biológicas, da Saúde, Educação, Ciências Físicas e Matemáticas e Centro Tecnológico. O edital para professor visitante tem três vagas para docentes no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Mais informações no Edital n.º 248/DDP/2013.

Pós em Agroecossistemas recebe inscrições para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA/UFSC) abre inscrições para Mestrado Acadêmico e Doutorado, no período de 16 de setembro a 25 de outubro de 2013, para ingresso em março de 2014. Informações de bolsas para estrangeiros: Mestrado / Doutorado. Mais informações: pga.ufsc.br ou (48) 3721-5341 ou 3721-4740.

Sinter divulga oportunidades internacionais

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) tem como objetivo divulgar à comunidade universitária as oportunidades de intercâmbio internacional, informando sobre cursos e eventos em instituições estrangeiras conveniadas ou não com a UFSC. Continue a leitura.

Guia de introdução aos fungos do semiárido brasileiro é lançado por professores da UFSC

Os professores da UFSC, Maria Alice Neves e Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos, lançaram o “Guide to the Common Fungi of the Semiarid Region of Brazil”, com a colaboração dos coordenadores Aristóteles Góes Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e Iuri Goulart Baseia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O público-alvo desse livro inclui estudantes e biólogos profissionais que tenham interesse na região do semiárido, micólogos amadores e profissionais, e qualquer pessoa que tenha interesse em história natural. O guia já está disponível na Biblioteca Universitária (BU) e pode ser adquirido por meio do site tecceditora.com. Continue a leitura.

Pesquisa da UFSC constata hipertensão arterial entre os Kaingang

Visando conhecer mais sobre a saúde dos Kaingang, a quinta etnia indígena mais numerosa do Brasil, Deise Bresan, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC, sob orientação do professor Maurício Soares Leite, realizou uma pesquisa sobre hipertensão arterial entre as pessoas desta etnia, da Aldeia Pinhalzinho, Terra Indígena Xapecó, localizada nos municípios de Entre Rios e Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina. A pesquisa constatou quase metade da população com hipertensão arterial. Continue a leitura.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook
Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina