TV UFSC exibe série sobre grandes pensadores brasileiros

02/08/2013 16:51
Florestan Fernandes na série Grandes Pensadores

Florestan Fernandes

Acompanhe neste domingo, às 21h, a série “Realidade Brasileira – grandes pensadores”, que documenta as obras e práticas sociais dos principais pensadores brasileiros que marcaram o século XX. O primeiro episódio fala sobre Florestan Fernandes, um dos mais influentes sociólogos do país. Florestan teve mais de 50 obras publicadas, transformando o pensamento social no país e estabelecendo um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico, e um novo padrão de atuação intelectual.

A ditadura Militar no Brasil terminou na década de 1980, mas continuou fazendo vítimas. O filme “Um tiro na Asa” retrata o homem pós-ditadura consumidor lúdico das barbáries impostas pela rede de comunicação, pela morte da leitura, pela ausência de pensamento e, sobretudo, pela reverência aos dogmas tecnológicos. O curta-metragem faz parte da “Trilogia da Dor”, composta também por “Alva Paixão” e “Roda dos Expostos”, da cineasta Maria Emília de Souza. O vídeo foi produzido em 2005, com cenas em Florianópolis, Palhoça e São José, e foi inspirado no texto “Lenda de Ícaro” de Dennis Radünz. Com classificação indicativa de 14 anos, o filme será exibido às 22h10 no domingo.

TV UFSC exibe Um tiro na asa

Um tiro na asa

O programa “Conexão Roberto Dávila”, que faz parte da programação da TV Brasil, recebe a cravista e organista, além de grande intérprete de música sacra barroca, Elisa Freixo. “O órgão tem um som interminável. A partir do momento em que o músico aperta a tecla, o som é eterno e pode soar por um mês. Em quinze minutos que eu toquei um órgão, falei: ´esse é meu instrumento, essa é minha vida´. Esgotei todas as possibilidades de estudo no Brasil e, aos 23 anos, fui para a Europa”, diz a concertista, que hoje vive em Tiradentes, Minas Gerais. A entrevista vai ao ar às 23h45.

Brasileirão Série C

O Guarani se encontra na terceira colocação do Grupo B, com 12 pontos, e volta a campo no próximo sábado contra o Betim pela sétima rodada da Série C. O jogo será no estádio Arena do Calçado, em Minas Gerais. Em outro duelo, Brasiliense e Treze se enfrentam no domingo no estádio Presidente Vargas, na Paraíba. Com transmissão da TV Brasil, as partidas da série C do Campeonato Brasileiro de Futebol estão marcadas para às 19h. Você pode acompanhar ao vivo a movimentação dos bastidores a partir das 18h30 em ambos os jogos.

A fraternidade é vermelha

Valentine (Irène Jacob) está dirigindo seu carro de volta para casa quando atropela algo em seu caminho. Ao descer do veículo, encontra uma cadelinha ferida, com o endereço de seu dono na coleira. Assim ela passa a conhecer a pessoa que iria alterar o curso de sua vida: um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant) , que termina seus dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Por trás deste estranho comportamento, está o enigma de um homem cujo motivo vital é tomar posse da intimidade daquelas pessoas e acompanhar passo a passo o desenrolar de seus destinos.

Terceiro filme da série Trilogia das Cores, baseada nas três cores da bandeira francesa, e nas três palavras do lema da Revolução Francesa – liberdade, igualdade e fraternidade, o longa foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor diretor e melhor roteiro original, além de melhor fotografia. Produzido em 1994 pelo cineasta Krzysztof Kieslowski, o drama francês será exibido na programação da TV Brasil às 22h30, no sábado.

Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.

Por Dayane Ros/estagiária de Jornalismo/TV UFSC
Foto destaque: Arquivo Brasil de Fato 

Tags: filmepensadoresTV UFSC