UFSC inaugura equipamentos de laboratório referência nacional em Engenharia Biomecânica

07/08/2013 08:53

Novas instalações e equipamentos do Laboratório de Engenharia Biomecânica (LEBm) do Hospital Universitário (HU/UFSC) serão inaugurados nesta quarta-feira, 7 de agosto, às 15h, no Auditório Central do HU. O LEBm é um centro de referência em ensino, pesquisa, desenvolvimento e testes pré-clínicos de implantes cirúrgicos com foco na avaliação da segurança e eficácia destes produtos médicos por meio de testes mecânicos quasi-estáticos e de fadiga, ensaios tribológicos e químicos.

No evento estarão presentes autoridades e representantes da Secretaria e do Departamento de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, e da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fundado em 2005, a partir de uma ação conjunta dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Cirurgia da UFSC, o LEBm desempenhou importante papel na consolidação da infraestrutura nacional instalada para a avaliação experimental e desenvolvimento de implantes ortopédicos. Em 2011, foi designado Laboratório Oficial da Anvisa para fornecer suporte técnico-científico para esta agência nas demandas envolvendo implantes cirúrgicos e instrumentais. Atualmente o Laboratório inclui em seu escopo de atividades, além de implantes ortopédicos, próteses endovasculares e stents, implantes de silicone para contorno corpóreo e tubos endotraqueais.

O LEBm é formado por médicos ortopedistas do HU e pesquisadores do Departamento de Cirurgia e dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da UFSC. Sob uma perspectiva de transferência tecnológica da área da engenharia para a da saúde, as linhas de pesquisa do Laboratório refletem a crescente necessidade de melhoria das técnicas de cirurgia ortopédica e da qualidade dos produtos implantáveis nacionais.

Mais informações: (48) 3721-8159 / www.lebm.ufsc.br.

Tags: Hospital UniversitárioInauguração Laboratório de engenharia BiomecânicaUFSC