Divulga UFSC – 28/8/2013 – Edição 225

28/08/2013 15:21

28/8/2013 – Edição 225Definido cronograma para Sepex 2013

A 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC será realizada de 23 a 26 de outubro, acompanhando o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência, saúde e esporte”. O cronograma e a temática foram definidos em reunião da comissão organizadora, na última sexta-feira, 23 de agosto. As inscrições para estandes e minicursos devem ser feitas de 2 a 18 de setembro através do site inscricoes1.sepex.ufsc.br. As inscrições de apresentações culturais serão realizadas no mesmo prazo pelo e-mail . Já a inscrição para participar dos minicursos será aberta no dia 5 de outubro e segue até o penúltimo dia de Sepex.

UFSC e Prefeitura Municipal de Florianópolis firmam acordo de cooperação

A UFSC e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) firmaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira, 26 de agosto. O documento, assinado pela reitora Roselane Neckel e pelo prefeito César Souza Jr., possibilitará a cooperação técnica mútua em áreas como tecnologia e inovação, urbanismo, saúde, cultura, educação, comunicação e divulgação científica. O acordo vem sendo discutido desde o início do ano pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFSC. O protocolo prevê que todos os projetos que forem desenvolvidos com parceria entre a UFSC e Prefeitura sejam regidos por documentos específicos, separadamente. Continue a leitura »

PET-Biologia promove 4º Circuito Tela Verde

O PET-Biologia promove o 4º Circuito Tela Verde – Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente –, com o tema “Desafios e Propostas Socioambientais”. O evento será no período de 27 a 30 de agosto, das 15h às 18h30, no Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária (BU). Na sexta-feira, 30 de agosto, às 17h, haverá a palestra “O ataque dos insetos gigantes”, com o professor Benedito Cortês Lopes. Informações: pet_bioufsc@hotmail.com.

“Sistemas de Museus no Brasil” é tema de palestra no MArquE nesta quinta

Formação e discussão sobre temas relativos aos museus. Este é o objetivo do projeto “Museu em Curso”, uma realização da Secretaria de Cultura (SeCult) e do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Oswaldo Rodrigues Cabral. A cada mês, é realizada uma palestra voltada para as diversas áreas da teoria e da prática museológica. A edição do mês de agosto ocorrerá no dia 29, quinta-feira, das 16h às 18h, no Auditório do MArquE. O ministrante será o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, o museólogo Maurício Rafael, que proferirá a palestra “Sistemas de Museus no Brasil”. O evento é gratuito e será fornecido certificado.

Prorrogado prazo para enviar propostas de revitalização da Concha Acústica

A SeCult prorrogou, até 13 de setembro, o prazo das inscrições para o envio de propostas de Revitalização da Concha Acústica da UFSC. Toda a comunidade acadêmica poderá enviar seus projetos para avaliação pelo e-mail revitalizaconcha@contato.ufsc.br. O calendário para a submissão das propostas está disponível neste link. A proposta do projeto é desencadear um processo coletivo e público de intervenção artística em grafite na Concha, incentivar processos de criação e dar visibilidade à produção artística nesta linguagem existente entre os membros da comunidade universitária. Informações: revitalizaconcha@contato.ufsc.brou (48) 3721-2376 e 3721-8304.

Inscrições abertas para monitores no 16º Congresso Brasileiro de Folclore

Estão abertas as inscrições de monitores para atuação no XVI Congresso Brasileiro de Folclore, que terá como tema “Comunidades Tradicionais – Folclore e Sustentabilidade”. Os monitores receberão certificado pela atividade e os que exercerem a função por pelo menos 8 horas estarão isentos do valor da inscrição. O evento será realizado de 14 a 18 de outubro, no Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, em parceria entre o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC) e a Comissão Catarinense de Folclore. Continue a leitura.

Sistema de Bibliotecas da UFSC adota nova versão do aplicativo Pergamum

O Sistema de Bibliotecas da UFSC (SiBi/UFSC), composto por nove setoriais adotou nova versão para o gerenciamento dos seus processos. A Biblioteca Universitária (BU) utiliza o sistema Pergamum, que vem passando por mudanças para se adequar aos avanços e demandas tanto da biblioteconomia quanto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), resultando em novas customizações e aplicações. A nova versão web do software (Pergamum Web) pode ser utilizada por meio de qualquer navegador de internet e intranet, dispensando a instalação individual nos equipamentos. Está em uso na UFSC desde julho deste ano. Continue a leitura. Acesse o Tutorial Pergamum.

Semana de Integração do CFH debate medo e violência

A comunidade acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) promove no período de 2 a 5 de setembro, a 8ª Semana de Integração, com o tema “Você tem medo de quê?”. Além de mesas-redondas, a programação da Semana contará com oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos e eventos culturais. Interessados têm até 29 de agosto para inscrever trabalhos. Continue a leitura.

Sintufsc promove jornada de lutas

O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) promove uma série de atividades que fazem parte da Jornada de Lutas orientada pela Fasubra Sindical para este mês de agosto. Os eventos começam nesta quarta, 28 de agosto, e vão até sexta-feira, dia 30. Confira a programação: Jornada de Lutas do Sintufsc.

Professor José Isaac Pilati participa do Círculo de Leitura de Florianópolis

O professor de Direito Romano, Direito Civil e Tutelas Coletivas da UFSC, José Isaac Pilati, é o convidado da edição de agosto do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcado para as 18h30min desta quinta-feira, 29 de agosto, na Sala Harry Laus, Biblioteca Central da UFSC. Sua recém-lançada tradução da obra “Digesto de Justiniano – Livro segundo: jurisdição”, uma das atrações da 17ª Feira do Livro da EdUFSC, que vai até 12 de setembro, no Centro de Convivência da Universidade, deverá mobilizar parte dos debates no Círculo. Continue a leitura.

Inscrições abertas para 4ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais

Estão abertas as inscrições para a 4ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFSC, que será realizada de 3 a 6 de setembro, com o tema “Brasil Contemporâneo: Estratégias e Políticas Internacionais”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de agosto pelo endereço semanariufsc.wordpress.com. As palestras ocorrerão nos auditórios do Centro Socioeconômico (CSE) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Continue a leitura.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook
Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina