Comissão discute Hospital Universitário e EBSERH

22/08/2013 15:14

Comissão discute HU e EBSERH. Foto: Gabriela Dequech/AI/GR

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instituiu uma comissão para debater a realidade do Hospital Universitário (HU) e discutir temas relacionados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública do Governo Federal criada com a finalidade de gerir os hospitais universitários federais. O primeiro encontro realizou-se  na manhã desta quarta-feira, dia 21, na Biblioteca Universitária, em Florianópolis.

Os trabalhos da comissão, presidida pela vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, seguem até o final do mês de outubro, com reuniões semanais.

O grupo é composto por representantes do Conselho Universitário, do HU, do Centro de Ciências da Saúde e do Fórum Catarinense em Defesa do Sistema Único de Saúde. Integram a comissão, ainda, profissionais da área de Serviço Social e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) ligados à gestão da saúde, além de outros representantes designados pelo Conselho Universitário.

“O objetivo é promover o debate na comunidade universitária, gerar documentos com ponderações sobre a adesão ou sobre a não adesão à EBSERH e levar à apreciação do CUn a síntese dessas discussões”, esclareceu a vice-reitora.

Entre os tópicos a serem abordados pela comissão estão um diagnóstico do HU, o histórico e a estrutura da EBSERH, além da análise de contratos de adesão e posicionamentos favoráveis e contrários à Empresa, incluindo manifestações do Supremo Tribunal Federal e do Ministério Público Federal em Santa Catarina.

Bruna Bertoldi Gonçalves / Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC
bruna.bertoldi@contato.ufsc.br