UFSC participa de fóruns da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu

12/07/2013 16:07

O secretário de Relações Internacionais (Sinter), professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e a professora Myriam Eugênia Ramalho Prata Barbejat, chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, estiveram em Montevidéu, no Uruguai, representando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos fóruns da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

A professora Myriam, representante da UFSC e coordenadora do Núcleo Disciplinar de Engenharia Mecânica e Produção e Coordenadora do Núcleo, participou da 5ª Reunião de Coordenadores dos Comitês Acadêmicos e Núcleos Disciplinares da AUGM, nos dias 1º e 2 de julho.

O professor Pinheiro, delegado assessor da UFSC junto à AUGM, integrou a Reunião de Delegados Assessores em 3 de julho. No dia 2 de julho à tarde, houve a reunião conjunta dos delegados assessores com a 5ª Reunião de Coordenadores dos Comitês Acadêmicos e Núcleos Disciplinares.

Nas duas reuniões, destacou-se a importância de cursos a distância, educação continuada e programas conjuntos de pós-graduação, como o Mestrado Interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidad de La República (UDELAR), organizado pelo Núcleo Disciplinar de Engenharia Mecânica e Produção.

Apesar do potencial de colaboração e vantagens mútuas nos Núcleos Disciplinares, constatou-se uma baixa participação das universidades da AUGM. Apenas 50% das universidades membro participam de comitês, e 35% delas têm participação ativa.

Entre os assuntos tratados pelos delegados assessores, estavam:

1. Mobilidade discente, em que a UFSC se comprometeu em encaminhar e receber em torno de 15 alunos nos semestres 2014.1 e 2014.2 para universidades da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, bem como para as Jornadas de Jovens Investigadores da AUGM, que ocorrerão na Universidad Nacional del Nordeste, em Corrientes, Argentina, de 15 a 17 de outubro de 2013, e para as quais a UFSC está em processo de seleção de 40 trabalhos.
  2. Avaliação dos comitês acadêmicos, com a proposta aprovada de reativar o Núcleo Agroalimentar, para o qual a UFSC deverá indicar um nome.
  3. A UFSC sediará o próximo Fórum de Reforma Universitária e a próxima reunião do Conselho de Reitores da AUGM, em abril de 2014.

Fonte: Sinter

Tags: AUGMDepartamento de Engenharia de Produção e SistemasSinterUFSC