UFSC » Notícias da UFSC » Aplicativo na web simula grade de horários para matrículas da graduação da UFSC

Aplicativo na web simula grade de horários para matrículas da graduação da UFSC
EMail
Publicado em 12/07/2013 às 16:53

O engenheiro eletricista Ramiro Polla criou o MatrUFSC, simulador do sistema de matrículas de graduação da Universidade. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Com o objetivo de auxiliar os alunos da UFSC a organizarem suas grades de horários, o engenheiro eletricista Ramiro Polla, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, criou o web aplicativo MatrUFSC, simulador do sistema de matrículas de graduação da Universidade. Pelo site, é possível escolher as matérias desejadas e gerar as melhores combinações, já que o sistema alerta quando há choque de horários. O usuário também pode adicionar atividades extracurriculares que não constam no banco de dados e realizar ajustes de maneira fácil.

Apesar dos horários das disciplinas serem obtidos diretamente do Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR), o site avisa: “Não se esqueça de fazer sua matrícula no CAGR. Este aplicativo não tem nenhum vínculo com a UFSC”. 

O diretor do Departamento de Administração Escolar (DAE), Luiz Carlos Podestá, reforça a importância de realizar a matrícula no CAGR. “É preciso ter cuidado com este tipo de informação para que ninguém se confunda”, alerta.

O aplicativo começou a ser desenvolvido em julho de 2011 e foi disponibilizado para uso em novembro do mesmo ano, auxiliando nas matrículas para o primeiro período de 2012. Segundo o desenvolvedor, o MatrUFSC reduz consideravelmente o tempo necessário para planejamento da grade de horários, em especial para matérias com muitas turmas em horários diferentes, como ocorre nos primeiros períodos de alguns cursos de Engenharia. O estudante da terceira fase de Engenharia Química, José Luiz de Andrade, afirma que usou o sistema apenas algumas vezes, mas aprova: “ele apresenta de forma muito visual as possibilidades de plano para o semestre”.

Apesar dos horários das disciplinas serem obtidos diretamente do Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR), o site avisa: “Não se esqueça de fazer sua matrícula no CAGR. Este aplicativo não tem nenhum vínculo com a UFSC”

No período de matrícula do último semestre, de 25 de fevereiro a 6 de março, cerca de sete mil pessoas acessaram o site e aproximadamente cinco mil horários foram gravados. Após ser planejadas, as tabelas podem ser salvas e acessadas novamente a qualquer momento, por meio de um código identificador ou arquivo salvo na memória do computador.

O projeto fez tanto sucesso que foi adaptado por um estudante para a Universidade de São Paulo (USP). Logo nos primeiros dias de funcionamento, o MatrUSP obteve milhares de acesso.

Mais informações: facebook.com/MatrUFSC / / (48) 8415-7805.

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Facebook Twitter
  • 1960 - 2010 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000
  • Última atualização do site foi em 30 de outubro 2014 - 16:35:26
SeTIC
Páginas UFSC