Semana UFSC – De 17 a 22 de junho de 2013

16/06/2013 19:46

Semana UFSC

De 17 a 22 de junho de 2013

 

AVISOS

Inscrições abertas para envio de trabalhos em congresso sobre biotecnologia de algas

Os resumos dos trabalhos para a quarta edição do Congresso Latino Americano de Biotecnologia de Algas e quarto Workshop Rede Nacional de Biotecnologia de Algas, devem ser enviados até 1° de agosto. Os eventos serão realizados entre os dias 18 e 22 de novembro. Maiores informações pelo bit.ly/10C1VZQ ou claba@contato.ufsc.br.

Inscrições para os Prêmios Santander Universidades 2013

Até 17 de setembro, alunos de graduação e pós-graduação, professores pesquisadores de Instituições de Ensino Superior podem inscrever seus projetos na nona edição dos Prêmios Santander Universidades. Detalhes das premiações, regulamentos e inscrições podem ser encontrados no santander.com.br/universidades.

Inscrições abertas para bolsas do Programa USAC-UFSC

A Sinter e a University Studies Abroad Consortium (USAC) tornam público o Edital para concessão de bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação e servidores da UFSC. As inscrições estão abertas até 17 de junho. As informações e o formulário de inscrição estão no edital.

Inscrições para Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

As inscrições vão até o dia 28 de junho. Mais informações no edital ou mpsm@ccs.ufsc.br.

Inscrições para bolsas de extensão na área da saúde e áreas afins

As bolsas de extensão serão para o período de 1° de julho a 31 de março de 2014. As inscrições vão até dia 19 de junho.Mais informações no edital ou proex.ufsc.br.

Inscrições para doutorado em Agroecossistemas

As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de julho, com ingresso em agosto deste ano. Informações no edital .

Inscrições abertas para sopranos no Coral e Madrigal da UFSC

As interessadas devem agendar entrevistas pelo coraldaufsc@dac.ufsc.br ou miriamoritz@dac.ufsc.br. A inscrição é gratuita e aberta à comunidade. Os candidatos para o Coral devem possuir experiência em coro ou canto, já os interessados nas vagas para o Madrigal devem possuir experiência com técnica vocal. Mais informações: dac.ufsc.br.

Inscrições abertas para o 3° Curso de Inverno em Ecologia

O curso aocntece nos dias 24 e 26 de julho e é voltado para alunos e ex-alunos de ciências biológicas e áreas afins. As inscrições para as 50 vagas são gratuitas. Mais informações: cursoecologiaposeco@gmail.com.

 

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 17 de junho

  • 17ª edição do FAM -Florianópolis Audiovisual Mercosul

O FAM 2013 acontece até dia 21, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita. Programação completa e mais informações: audiovisualmercosul.com.br.

  • 2° Semana da Pós-Graduação em Química

O evento será realizado de 17 a 21, no Departamento de Química, com o tema “42 anos Formando Profissionais de Excelência”. A programação está disponível em spgquimica.ufsc.br.

  • Mesa-redonda “Literaturas argentina e uruguaia: aproximações e diferenças”

O evento acontece às 9h, na sala Drummond do CCE. Aberto ao público e gratuito. Mais informações: divulgaonetti@gmail.com ou onetti.cce.ufsc.br.

  • Roda de Conversa: Ser Estudante na UFSC

O primeiro encontro será às 16h30min, na Sala de Capacitação do HU. A roda de conversa é promovida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde do Estudante (Gpese) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Mais informações: (48) 3721-6468.

  • Exposição fotográfica: “Um Olhar Biológico”

O evento acontece entre os dias 17 e 21, no Hall da Reitoria. A exposição é produzida por alunos do curso de Ciências Biológicas da UFSC. Mais informações:(48) 3721-4737.

  • III Seminário de Ontologia

O evento acontece entre os dias 17 e 21, no auditório e miniauditório do CFH. Como parte integrante do evento nos dias 19 e 20 será realizado o minicurso “O ser-aí mítico: interpretação e crítica” ministrado pelo professor Marco Antônio Valentim/UFPR. As inscrições devem ser feitas pelo seminariodeontologia2013@gmail.com Mais informações: (48) 84849662 ou seminariodeontologia2013@gmail.com.

Terça-feira, 18 de junho

  • 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética

O Seminário com o tema “A Crítica Genética na América do Sul: pesquisas e perspectivas”, acontece entre os dias 18 e 21 na UFSC. Mais informações:congresso.apcg.com.br.

  • Debate sobre Política Nacional de Ações Afirmativas

A discussão será sobre o tema “Política Nacional de Ações Afirmativas: a Lei 12.711/2012”. O evento será realizado às 15h, na Sala dos Conselhos, da Reitoria. Mais informações: prograd.ufsc.br.

Quarta-feira, 19 de junho

  • Debate sobre o Fundo da Infância e da Adolescência

O debate é promovido pelo Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Família (NECAD) e será realizado às 18h30min, na sala 201, do Prédio de Pós-Graduação do CSE. Mais informações: (48) 3721-6642; (48) 9608-2455 ou bit.ly/11RkJJB.

  • Solenidade de posse do Diretório Central dos Estudantes: Gestão Novos Rumos 2013/2014

O evento acontece às 19h30min, no Auditório da Reitoria. Mais informações: (48) 3338-2032; (48) 9947-3356 ou no evento no Facebook.

  • I Ciclo de literatura latino americana : “Cem Anos de Solidão”

O encontro será às 14h, no Auditório Elke Hering da BU. A discussão desta semana é sobre o livro “Cem Anos de Solidão”, do autor colombiano Gabriel García Márquez. As inscrições. são gratuitas. Mais informações: (48) 3721-9310 ou bit.ly/18H6Dy5.

Quinta-feira, 20 de junho

  • Minicurso “Criminologia Crítica e Controle Penal no Brasil Contemporâneo”

O evento acontece nos dias 20 e 21, no Auditório do CCJ. As inscrições são gratuitas. Mais informações: bit.ly/10fycek.

  • Seminário “Aspectos Jurídicos e Sociais Atuais da Gestão de Resíduos Sólidos”

O evento acontece às 10h, no CCJ. O Seminário é realizado pelo Grupo de Pesquisas em Direito Ambiental na Sociedade de Risco- GPDA . Mais informações e inscrições pelo gpda.ambiental@gmail.com.br.

  • Seminário Licenciatura Quilombola

O evento acontece às 19h, no Auditório do Centro de Educação. O Seminário é organizado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interéticas- Nuer. Mais informações: (48) 37212420 ou nuer.ufsc.br.

Sábado, 22 de junho

  • Simpósio Cirurgia Bariátrica

O evento acontece a partir das 8h, no Auditório do CCS. As inscrições já foram encerradas. Mais informações: (48) 3721-6479 ou petntr@gmail.com.

  • 10° Encontro de Veículos Antigos da UFSC

Acontece também o 6° Encontro de Motonetas de Florianópolis e 10° Fusca Floripa. Os eventos serão nos dias 22 e 23, de 9h às 17h no campus Florianópolis. Inscrições no local. Mais informações (48) 9983-3592 e (48) 9607-3344.

  • Para sugestão de eventos, entre em contato através do e-mail semanaufsc.agecom@contato.ufsc.br.

 

AGENDA CULTURAL
  • Cinema.

17° edição do FAM- Florianópolis Audiovisual Mercosul. Exibição de curtas, documentários e longas. Até o dia 21 de junho, no Centro de Cultura e Eventos. A entrada é gratuita e aberta ao público. Programação completa em: audiovisualmercosul.com.br.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Junho

  • Festa Junina do Sintufsc. O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), convida a todos os seus filiados e dependentes para participarem da Festa junina que irá ocorrer no dia 29 de junho, na sede do sindicato, a partir das 17h. Para participar, é preciso retirar os convites no setor de atendimento do sindicato, até 25 de junho. É necessário a apresentação do convite e documento com foto, no dia do evento.
  • UFSC recebe visita de membro da University of Iowa, dos Estados Unidos. O diretor de relações internacionais, Dr. Downing A. Thomas, visita a UFSC no dia 28 de junho. Mais informações: sinter@contato.ufsc.br.
  • Oficina: “Considerações Sobre o Ensino de Literatura” O evento acontece no dia 25 de junho, às 18h, na sala Machado de Assis, 4° andar do CCE. Mais informações: duarte_litertura@yahoo.com.br.

Julho

  • Sexto Workshop de Jovens Investigadores em Ciência, Tecnologia e Sociedade O evento é destinado a estudantes de doutorado e recém-doutores e será realizado entre os dias 2 e 6 de julho, no Auditório do Centro de Ciências da Educação. Mais informações (48) 88231449 ou bit.ly/10vPvWF.
  • I Congresso Brasileiro de Ensino da Educação Física para a Saúde O evento acontece nos dias 4 e 5, no Auditório da Reitoria. Mais informações (48)3271-8519; nupaf.cds@contato.ufsc.br ou cobenefs.org.
  • Submissão de artigos para a 3° Conferência Forges. O tema do evento deste ano é “Política e Gestão da Educação Superior nos País e Regiões de Língua Portuguesa”. Os artigos devem ser enviados até dia 30 de julho para o email forges2013@aforges.org. O evento acontece nos dias 4,5 e 6 de dezembro, na Universidade Federal de Pernambuco/Recife. Mais informações: bit.ly/17MqWcp. 

Agosto 

  • 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O evento será realizado de 4 a 7 de agosto, na UFSC, com o tema “Sociedade, Saúde e Esporte”. Com palestras, oficinas, vivências em escolas do sistema de ensino público de Florianópolis, entre outras atividades, o SEURS pretende fomentar a discussão entre os jovens extensionistas das universidades púbicas do Sul do País. Mais informações em proex.ufsc.br.
  • 10º Encontro Catarinense de Saúde Mental (Ecsm) e 1º Encontro Nacional de Humanizaçăo, Arte e Saúde (Ienhas). O Ecsm terá convidados nacionais e internacionais que estarão presentes em debates, rodas de conversa, palestras, minicursos e oficinas. Haverá abertura para apresentações de trabalhos e apresentações culturais e artísticas. O Ienhas junta profissionais, acadêmicos, artistas e outros envolvidos com a arte para discutir o tema “Re-unir : Movimento para superar a fragmentação do saber e do fazer”. Ocorrem de 25 a 27, no Centro de Cultura e Eventos. Mais informaçõe ecsm2013.org ou saudemental@contato.ufsc.br.

 

Setembro 

  • 3º Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho. Será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Interessados em apresentar trabalhos, pesquisas desenvolvidas ou experiências vivenciadas podem enviar os resumos até 15 de julho, exclusivamente pelo e-mail assediomoralscientifica@gmail.com. As normas para a submissão dos resumos estão no site bit.ly/1aqHHpW.
  • Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 – “Desafios Atuais dos Feminismos”. Será realizado entre os dias 16 a 20, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Mais informações bit.ly/115yFKP.

 

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook

Para receber este informativo em seu e-mail, clique aqui.

Tags: semana UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina