Divulga UFSC – 26/6/2013 – Edição 201

26/06/2013 15:08

26/6/2013 – Edição 201

Projeto pedagógico para cursos da UFSC no Médio Vale do Itajaí

A comissão responsável pela criação dos cursos e elaboração dos projetos pedagógicos curriculares a serem implantados no campus da UFSC no Médio Vale do Itajaí está na fase de finalização de trabalhos. As cinco graduações que devem ser oferecidas são Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e as licenciaturas em Química e Matemática. O projeto final será submetido à Câmara de Graduação até a segunda semana de julho. “Essas propostas estão baseadas em um eixo prioritário que integra desenvolvimento regional, inovação, educação e interação social”, explica o professor Rogerio Luiz de Souza, pró-reitor adjunto de Graduação e presidente da comissão. Continue a leitura.

1º Sarau em homenagem a Vinicius de Moraes nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 26, às 17h30min, no Auditório Henrique Fontes, CCE, será realizado um Sarau em homenagem ao poeta e compositor Vinicius de Moraes. O evento faz parte da avaliação final da disciplina História da Música Popular Brasileira I, ministrada pelo professor Cláudio Celso Alano da Cruz do curso de Letras Português. No Sarau haverá recitação de poemas e interpretação de músicas. Em semestres anteriores, foram homenageados artistas como Chico Buarque e Tom Jobim. A entrada é gratuita.

Médico do HU participa de publicação sobre Neurologia

Será lançado no dia 27 de junho, o Tratado de Neurologia, publicação oficial da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), que traz a contribuição de diferentes especialistas brasileiros neste campo. O livro é editado por Joaquim Pereira Brasil Neto, diretor científico da ABN, e Osvaldo M. Takayanagui, professor da Universidade de São Paulo. O lançamento será durante o 9º Congresso Paulista de Neurologia, que ocorre na cidade de Guarujá (SP). Um dos autores é o médico do Hospital Universitário (HU) da UFSC, Luiz Paulo de Queiroz, que assina o capítulo 13 do Tratado, Epidemiologia da Cefaleia no Mundo e no Brasil. Informações: guilherme@cantodotrabalho.com

Ciclo de literatura debate Jorge Luis Borges e Alejo Carpentier

Nos dias 27 e 28 de junho, será realizado o “1º Ciclo de Palestras: os mestres da literatura latino-americana”, com debates sobre as obras de Jorge Luis Borges e Alejo Carpentier. Os dois eventos serão no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Central. As inscrições são gratuitas. As palestras são ministradas por acadêmicos convidados, sobre os principais mestres da literatura latino-americana e seus principais romances. Leia mais sobre o projeto, fruto de uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas Universitárias (SiBi/UFSC) e o Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Confira a programação até julho. Informações: portalbu.ufsc.br/ciclodepalestras ou (48) 3721-9310.

Capacitação para professores de escolas públicas de Santa Catarina

A continuação da primeira etapa do “Seminário de Capacitação para Professores das Escolas Públicas de Santa Catarina” ocorre no dia 27 de junho, quinta-feira, das 14h às 18h, no Auditório do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC). O objetivo do Seminário é a discussão das Diretrizes Nacionais e as questões relevantes para a prática docente no contexto da Educação escolarizada. Também visa à capacitação de professores, oferecendo jornadas e cursos de formação em temáticas específicas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira. Continue a leitura.

Seminário de pesquisas sobre cooperativas populares e planejamento participativo

O Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD/UFSC) realiza no dia 27 de junho, quinta-feira, o 7º Seminário de Pesquisas, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento científico sobre a temática estudada pelo Núcleo, que envolve gestão, desenvolvimento territorial sustentável e economia social. O evento será realizado às 19h, na sala de aula do 3º andar, Bloco F, Centro Socioeconômico (CSE). O seminário é aberto à comunidade acadêmica e não requer inscrições. Não haverá emissão de certificados. Continue a leitura.

Sessão dupla no Projeto Cinema Mundo

Dia 27 de junho, o Projeto Cinema Mundo tem sessão dupla. Na sessão especial, às 12h30, será exibido o filme Minha vida em cor-de-rosa (Ma vie en rose, 1997), do diretor belga Alain Berliner, com comentários de Felipe Fernandes, pós-doutor em Estudos de Gênero. Às 18h30 é a vez de Tomboy (Tomboy, 2011), da jovem diretora e roteirista francesa Céline Sciamma. O debatedor será Cristiano Mello de Oliveira, doutorando em Literatura pela UFSC. O Projeto Cinema Mundo é uma parceria entre o Curso de Cinema, a Biblioteca Universitária e o Instituto de Gêneros da UFSC. Confira a programação: cinemamundo.cce.ufsc.br/ ou facebook.com/cinemamundo.

Compositor Alberto Andrés Heller participa do Círculo de Leitura

A 68ª edição do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcada para esta quinta-feira, dia 27, terá como convidado o compositor, pianista, escritor e professor Alberto Andrés Heller. Autor dos livros Fenomenologia da expressão musical (2006) e John Cage e a poética do silêncio (2011), ambos lançados pela Editora Letras Contemporâneas, Alberto tem 12 CDs gravados e é um dos mais expressivos músicos eruditos atuais, com atuação no Brasil e no exterior. O encontro será na Sala Harry Laus, da Biblioteca Universitária da UFSC, a partir das 18h30min. Leia mais.

Palestra gratuita “O que as empresas esperam de um profissional nos dias de hoje?”

A Associação Catarinense de Engenharia Sanitária e Ambiental (Acesa) e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC promovem palestra nesta quinta-feira, 27 de junho, com o engenheiro mecânico Renato Botter Maio, sobre o tema “O que as empresas esperam de um profissional nos dias de hoje?”. Especializado em Personal, Professional e Executive Coaching, Renato pretende auxiliar nos resultados profissionais do colaborador ao melhorar a comunicação e fazer-se entender dentro da empresa. A palestra inicia às 19h, na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), que fica na Rua Capitão Euclides de Castro, 360, Coqueiros, Florianópolis. A entrada é gratuita, mas é preciso confirmar a participação através do e-mail: contato@acesa.org.br até o dia 26. Informações: acesa.org.br.

Intercâmbio com Iowa

No dia 28 de junho, a UFSC receberá a visita do doutor Downing A. Thomas, diretor de Relações Internacionais da University of Iowa, Estados Unidos, com a qual a UFSC acaba de firmar convênio. Thomas atua em um projeto intitulado Cluster Hire Initiative, que pretende envolver a UFSC em pesquisas nas diversas áreas. Pesquisadores interessados no projeto deverão entrar em contato com a Secretaria de Relações Internacionais pelo e-mail sinter@contato.ufsc.br, com cópia para downing-thomas@uiowa.edu, para agendar uma reunião no dia 28.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina