4ª Conferência Municipal de Cultura inicia nesta segunda-feira

03/06/2013 08:40

Evento promoverá debate de ideias, propostas e perspectivas para a Cultura em Florianópolis. Foto: divulgação

Artistas, produtores culturais, pesquisadores e gestores reúnem-se para discutir ideias, propostas e perspectivas para a Cultura em Florianópolis. A 4ª Conferência Municipal de Cultura, que ocorre de 3 a 5 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, reforça a importância do setor como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável da cidade. O encontro será aberto nesta segunda-feira (3), às 14h30min, pelo prefeito Cesar Souza Júnior e o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso. A programação inclui ainda palestra, às 16h15min, com a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, entre outras atividades.

Aberta à participação pública mediante inscrição, a 4ª Conferência Municipal de Cultura é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF) e tem apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições podem ser feitas no local do evento, na segunda-feira (3), a partir das 13h.

Com o mote “Cultura Agora”, a reunião em Florianópolis prossegue até quarta-feira (5) com debates, intervenções artísticas e culturais, discussão e votação de propostas para o setor, além de eleição de delegados, cumprindo etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. O evento tem como objetivo avançar na gestão cultural e na execução de metas do Plano Municipal de Cultura, alinhadas com as diretrizes nacionais. 

Diálogo e estratégias

A 4ª Conferência Municipal de Cultura propõe um debate com enfoque nacional e local baseado em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.  Entre os temas em pauta estão aspectos de identidade, memória, produção simbólica, cidadania, participação social, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestão, proteção e salvaguarda, além de fortalecimento e formação de fóruns e redes em prol da Cultura.

Durante o encontro será apresentado um histórico das conferências anteriores, com avaliação dos avanços e resultados obtidos desde a primeira mobilização, em 2005, e das perspectivas futuras. A explanação será feita pela diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes, Marta Cesar, que foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, no período 2010-2012. Também serão eleitos os delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura e os representantes da Sociedade Civil para ocupar vacâncias na composição do CMPCF, no período 2013-2014.

Economia Criativa

Secretária do Ministério da Cultura, Claudia Leitão falará sobre economia criativa. Foto: divulgação

Em meio a tantos produtos gerados a partir dos avanços tecnológicos que mudaram significativamente a vida no país, o Brasil está apostando cada vez mais no talento e na capacidade criativa da população como ferramenta para gerar riquezas e promover o desenvolvimento sustentável no século 21.

O potencial dessa economia do intangível será apresentado nesta segunda-feira (3), na palestra da secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, na abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis.  Cláudia Leitão é graduada em Educação Artística – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará e em Direito pela Universidade Federal do Ceará, além de ter doutorado em Sociologia pela Université Paris Descartes. Foi secretária de Cultura do Estado do Ceará entre 2003 e 2006 e, desde 2011, comanda a Secretaria de Economia Criativa do MinC.

De acordo com o Plano de Diretrizes e Metas da Secretaria de Economia Criativa/MinC- 2011/2014, atividades criativas são aquelas em que a dimensão simbólica é determinante para a produção de riqueza cultural, econômica e social. Elas se alimentam de talentos criativos organizados de forma individual ou coletiva, e produzem bens e serviços com característica única e inovadora.

No documento do MinC  são identificados 19 setores criativos: patrimônio material e imaterial, arquivos, museus (campo do patrimônio), artesanato, culturas populares, culturas indígenas, culturas afro-brasileiras (campo das expressões culturais), artes visuais, arte digital, teatro, dança, música e circo (campo das artes de espetáculo), cinema e vídeo, publicações e mídias impressas (campo do audiovisual, literatura, livro e leitura), moda, design e arquitetura (campo das criações culturais e funcionais). Juntos, esses setores contribuíram em 2010 com cerca de R$ 104 bilhões para a economia nacional, o que correspondeu a quase 2,84% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Veja reportagem do programa Universidade Já, da TV UFSC:


Serviço:

O Quê: 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis

(De 3 a 5 de junho)

Quando: abertura na segunda-feira (3) – 14h30

Onde: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina

48) 3721-9569 / 3721-9559

Quanto: gratuito

Inscrições: www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes

cultura.sc/cmpcfloripa/

3 de junho (segunda-feira)

13h – Inscrição e Credenciamento
14h – Apresentação Artística – Orquestra da Udesc
14h30 – Solenidade de Abertura
15h30 – Explanação “Histórico das Conferências Municipais”Marta Cesar / Diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes
16h – Intervenção artística
16h15 – Palestra “Economia Criativa”Claudia Leitão / Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura
17h30 – Apresentação do grupo Kámada (Chile)

 

Mais informações

Dieve Oehme/Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 – ramal 213 ou (48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes
Twitter: @fundacaocascaesp://

Tags: 4ª Conferência Municipal de Cultura de FlorianópolisUFSC