Pára! Pára! Pára! Vá com calma. Só para avisar que os proximos três links são atalhos para os conteudos desta página. Espero que seja útil. Tenha um bom dia! Atalho para o Menu da Página Atalho para o Conteúdo da Página Atalho para o menu direito Ministério da Educação
UFSC » Notícias da UFSC » Inaugurações do Prédio II da Reitoria e Clínica Escola de Fonoaudiologia marcam a celebração do primeiro ano da atual gestão da UFSC

Inaugurações do Prédio II da Reitoria e Clínica Escola de Fonoaudiologia marcam a celebração do primeiro ano da atual gestão da UFSC
EMail
Publicado em 10/05/2013 às 20:17

Cerimônia de celebração do primeiro ano da atual gestão da UFSC – foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A solenidade em comemoração ao primeiro ano de gestão e inauguração do Prédio II da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Clínica Escola de Fonoaudiologia aconteceu na tarde desta sexta-feira, 10 de maio.

Na ocasião estiveram presentes a reitora e a vice-reitora da UFSC, Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Sérgio Fernando Torres de Freitas, a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia Maria Isabel D’ávila Freitas, os pró-reitores da UFSC, diretores e vice-diretores dos  Centros de ensino, professores, técnico-administrativos, alunos da Universidade e outras autoridades como representantes do MEC e o ex-reitor Diomário de Queiroz.

O Relatório da Gestão, do que foi feito no período de maio de 2012 a maio de 2013 e  com as propostas do que será feito até 2016, foi entregue aos presentes na solenidade.

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo na Agecom/ UFSC

Fotos: Henrique Almeida/ Agecom/UFSC

Inauguração da Clínica Escola de Fonoaudiologia – foto Henrique Almeida/ Agecom/UFSC

Prédio II da Reitoria e Clínica Escola de Fonoaudiologia

Obrigatória para o Curso de Graduação em Fonoaudiologia, a Clínica era uma das prioridades da atual gestão e vai ocupar todo o segundo andar do Prédio II. “Os alunos e professores precisavam desse espaço para as suas atividades. A Clínica trará benefícios tanto para a comunidade, que contará com mais uma opção de atendimento, quanto para os estudantes, que poderão sair mais bem preparados da Universidade. Era essencial tirar esse projeto do papel”, destacou a reitora Roselane Neckel.

Para montar a Clínica, outros investimentos serão realizados, de maneira a equipar devidamente o espaço recém-adquirido e adaptado. O Curso de Fonoaudiologia, criado em 2009 como parte do projeto Reuni, forma sua primeira turma este ano. Sua coordenadora, professora Maria Rita Pimenta Rolim, explica que o curso tem como política as inovações pedagógicas e o combate à diminuição das desigualdades sociais no país, considerando que é o único curso da área da Saúde, na UFSC, oferecido no período noturno.

A Clínica Escola será utilizada para a realização de atividades relacionadas a, pelo menos, nove disciplinas. A expectativa é atender até 390 pacientes por mês em áreas como Motricidade Orofacial e 512 na de Linguagem. Atualmente, o Curso de Fonoaudiologia tem 320 alunos regularmente matriculados.

Novo edifício

Inauguração do Prédio II da Reitoria – foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O Prédio II da Reitoria foi adquirido em dezembro de 2012. Localizado na Avenida Desembargador Vitor Lima, 222, em frente à entrada do estacionamento do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro Socioeconomico (CSE), a edificação tem cerca de 8 mil metros quadrados. Além da Clínica de Fonoaudiologia, o espaço vai abrigar as pró-reitorias de Administração (Proad), de Planejamento e Orçamento (Proplan), o Departamento de Administração Escolar (DAE), a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e a Procuradoria da AGU/UFSC.

“Tanto os servidores quanto o público contarão com melhores instalações, que irão impactar as condições de trabalho bem como o atendimento à comunidade universitária”, explica Beatriz Paiva, pró-reitora de Planejamento e Orçamento. Com a mudança de diversos setores da Administração Central, será possível ainda destinar devidamente e ampliar o espaço de atendimento ao público tanto na Biblioteca quanto no Restaurante Universitário, além de reorganizar os espaços de trabalho de diversas unidades administrativas da UFSC.

A compra do Prédio II foi possível com o aporte de recursos extraordinários não executados no orçamento do MEC negociados pelas reitoras e pela Proplan junto ao Sesu/MEC. A aquisição aconteceu após o devido processo legal, que contou com a avaliação da Caixa Econômica Federal e a análise jurídica da Procuradoria Federal, aprovando a transação de R$ 33 milhões, conforme disponibilidade orçamentária. O investimento foi realizado com base na Lei 8.666/93, em especial em seu artigo 24, que faculta a dispensa de licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cuja exclusividade e outros requisitos são atestados, conforme exigências legais.

Investimentos

A infraestrutura da Universidade tem sido uma das principais preocupações da Administração Central. Em dezembro de 2012, foram viabilizadas a conclusão dos projetos e as licitações de cinco prédios que irão atender às demandas do CCE, CFH, CFM e CCB. Em março de 2013, começou a construção do novo prédio do Centro de Comunicação e Expressão. Até a metade deste ano, devem ser iniciadas as obras no Centro de Filosofia e Ciências Humanas e no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Ao longo dos próximos anos, a previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 140 milhões em obras da Universidade. Para acompanhar as construções concluídas ou em execução, basta acessar o site http://domp.ufsc.br/. Nele se encontram informações como custo, área, localização e fotos de cada obra.

Texto: blogdagestao.ufsc.br

Veja a reportagem do programa Universidade Já/TV UFSC:

http://www.youtube.com/watch?v=2FFoeRrp9lQ&

Informações:

Maria Isabel D’ávila de Freitas –

Gabinete da Reitoria –

 

Facebook Twitter
  • 1960 - 2010 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000
  • Última atualização do site foi em 20 de abril 2014 - 17:11:27
SeTIC
Páginas UFSC