Semana UFSC – De 22 a 27 de abril de 2013

21/04/2013 11:02

Semana UFSC

 De 22 a 27 de abril de 2013

AVISOS

16º Congresso Brasileiro de Folclore

As inscrições estão abertas para o 16º Congresso Brasileiro de Folclore, que será realizado de 14 a 18 de outubro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, Udesc e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Mais informações: xvicongressobrasileirodefolclore.wordpress.com.

Inscrições para o FAM 2013 prorrogadas até 23 de abril

Até o dia 23 de abril, cineastas podem se inscrever para a 17ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2013), que será realizado de 14 a 21 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações, regulamento e ficha de inscrição: www.panvision.com.br.

Prae oferece vagas para grupos de meditação destinados a graduandos

O Serviço de Psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFSC abre vagas para os primeiros grupos de meditação deste semestre. Mais informações: (48) 3721-6468, psicologia.prae@reitoria.ufsc.br ou na sala da Psicologia da Prae.

Abertas inscrições para o 3º Ciclo de Debates Periódico UFSC

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de abril e devem preencher o formulário: bit.ly/15irgyg. Os debates acontecerão no dia 6 de maio no Auditório Elke Hering da BU.

Abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudo na University of La Verne/EUA para estudantes da UFSC

O programa de bolsas parciais de estudo na University of La Verne/Estados Unidos tem como objetivo oferecer ao aluno a oportunidade de aprofundar conhecimentos em administração de empresas e suas áreas de interesse, em conjunto ao desenvolvimento do idioma inglês. São elegíveis aos programas de bolsas os alunos regularmente matriculados a partir da 5ª fase. Os alunos podem solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas até o dia 5 de maio por meio do endereço eletrônico profricardopitellibritto@gmail.com ou tabata.crocci@ibs-sp.com.br.

Inscrições abertas para o Simpósio sobre Educação a Distância

A UFSC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC) irão realizar nos dias 22 e 23 de maio o Simpósio sobre Educação a Distância (EaDSimp 2013), no Centro de Cultura e Eventos. Terá como tema a institucionalização da educação a distância nas instituições públicas de ensino superior. As inscrições são individuais e gratuitas, e podem ser feitas até o dia 20 de maio em bit.ly/Z0wIBY.

Grupo de estudos do PET-Direito discute marxismo

O PET-Direito da UFSC está promovendo o Grupo de Estudos 2013 com o tema “Direito e Marxismo”. As reuniões são realizadas quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 15h30min, na Sala 109 do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Os encontros são gratuitos e abertos à comunidade. Mais informações: petdireito.ufsc.br/grupo-de-estudos-2013 ou petdirufsc@gmail.com.

Inscrições abertas para Oficinas Reuni

Estão abertas as inscrições para Oficinas Reuni, ministradas por bolsistas Reuni de pós-graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSC. Não é necessário fazer inscrições, nem obrigatório comparecer em todas as oficinas. Mais informações: marcia.tiemy@gmail.com ou (48) 3721-8307.

Inscrições abertas para o minicurso “Uma introdução ao MatLab”

O PET Matemática promove o minicurso “Uma introdução ao MatLab” nos dias 7, 8 e 14 de maio, das 20h20min às 22h, e no dia 16 de maio, das 18h30min às 20h10min, na Sala CCM2 do CFM. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio do programa, apenas noções de lógica de programação e conceitos matemáticos. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio no PET Matemática. O valor é de R$ 20 para estudantes de Matemática e R$30 para os demais cursos, mais um quilo de alimento não perecível. Informações: 3721-4595 ou grupo@pet.mtm.ufsc.br.

Minicurso Revisão Textual

Em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), estão abertas as inscrições para o Minicurso Revisão Textual, que será oferecido em três encontros nas terças-feiras, 7, 14 e 21 de maio, das 14h às 16h30min, na Sala 244 do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Mais informações: oigigi@oi.com.br.

Aberto o edital para o Programa Escala Estudantil 2013

O programa, que está ofertando 15 vagas, visa promover o intercâmbio científico e cultural entre a UFSC e instituições estrangeiras parceiras da Associação de Universidades Grupo Montevideo (Augm). As incrições estão abertas até o dia 17 de maio através do site www.sinter.ufsc.br. Mais informações: bit.ly/17GK09W.

Submissão de trabalhos para Revista do Necat

A Revista do Núcleo de Estudos em Economia Catarinense do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC (Necat), está promovendo uma chamada à submissão de trabalhos para a terceira edição até o dia 31 de maio, através do e-mail necat.usfc@gmail.com. Mais informações: necat.ufsc.br/revista-normas.

UFSC abre inscrições para duas vagas de professor visitante

A UFSC publicou o Edital 43/DDP/SEGESP/2013 referente à abertura de inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor visitante por tempo determinado para atender a necessidade temporária nos termos da Lei n° 8.745/93 e suas alterações. Há uma vaga para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Ppgfil) e uma vaga Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Ppgjor). As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 e 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, na secretaria dos respectivos Programas de Pós-Graduação.

Capes divulga edital para doutorado pleno na Universidade de Dundee

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 15 de abril o edital n°20/2013, referente ao Programa de Doutorado Pleno na Universidade de Dundee. As atividades têm previsão de início para outubro de 2013. Mais informações: dundee@capes.gov.br.

Atendimento nutricional gratuito

O Ambulatório de Nutrição (Nutrir) é um projeto de extensão que presta atendimentos à comunidade. Realizam avaliação antropométrica, avaliação do consumo alimentar, orientações para prática de exercício, planejamento de dieta voltado ao objetivo individual, orientações para diabetes, hipertensão, obesidade, gestante, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na primeira consulta, os pacientes devem levar seus exames médicos mais recentes. O atendimento acontece somente nas sextas-feiras de manhã, na ala da Unidade Metabólica, no 4º andar do HU (corredor da UTI). As consultas são marcadas através de nutriatendimentos@gmail.com.

Inscrições gratuitas para 2ª Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC

A 2ª Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC está com as inscrições abertas até 31 de maio. Com o tema “42 anos Formando Profissionais de Excelência”, o evento será realizado entre os dias 17 e 21 de junho, no Departamento de Química da Universidade. A programação científica, o cronograma e as inscrições estão disponíveis em www.spgquimica.ufsc.br.

Seleção de professores para a Technische Universität Dresden (TU Dresden) na Alemanha

A TU Dresden está selecionando 10 professores, de preferência estrangeiros, para fazer parte do seu quadro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio. Mais informações: bit.ly/XIjuZJ.

Universidade da Flórida oferece a alunos estrangeiros intensivo de inglês

A University of West Florida (www.uwf.edu) oferece curso intensivo de Inglês para estudantes estrangeiros. Mais informações: bit.ly/Z2raIc.

12º Concurso Nacional de Monografias – Drogas e Direitos Humanos

Estão abertas as inscrições para o 12º Concurso Nacional de Monografias. O concurso pretende gerar reflexões e estudos sobre o tema “Drogas e Direitos Humanos”. As inscrições vão até 10 de maio. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição disponível nos sites do Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Obid), da Senad e do CIEE – onde também consta o regulamento -, e anexá-la à monografia. Entregar os trabalhos à Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (Esplanada dos Ministérios – Bloco “T” – Anexo II – Sala 205 – CEP 70.064-900- Brasília – DF), até o dia 10 de maio.

UFSC disponibiliza atendimento psicológico gratuito para estrangeiros

A Clínica Intercultural, projeto de extensão do Curso de Psicologia da UFSC, oferece atendimento psicológico especializado para estrangeiros com vulnerabilidade psíquica. O serviço é gratuito e destina-se aos estudantes de graduação da UFSC e à comunidade externa. O atendimento é realizado em francês, inglês e espanhol e é oferecido no Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), 2º andar, do Prédio D. Antes de serem recebidos, os pacientes devem passar por um processo de triagem e avaliação de urgência de caso. Os atendimentos devem ser agendados pelo e-mail psicologia.intercultural@gmail.com.

Abertas as inscrições para monitoria do 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (Apcg)

As inscrições devem ser feitas no site www.congresso.apcg.com.br. Todos os monitores receberão certificados.

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 22 de abril

  • Seminário internacional debate cooperação científica entre universidades

De 22 a 24 de abril, no Auditório Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), será realizado o seminário internacional “Cooperação Científica Brasil-Québec: territórios e fronteiras como lugares de trocas, de diálogos de inovação e criação”. O evento visa aprofundar as experiências de cooperação entre a UFSC e a Université du Quebec à Montreal (UQÀM) e elencar possibilidades de pesquisas conjuntas em diversas áreas do conhecimento. Mais informações: www.brasilquebec2013.com.

  • Conferência “Métodos para Análise da Produtividade e Impacto Científico: estudo de caso da UFSC”

A conferência será ministrada pelo professor Rafael Aleixandre Benavent, da Universidad de Valencia (Espanha) e terá como debatedora a professora Carina Friedrich Dorneles. Será às 14h, no Auditório do CFH. Mais informações: www.psiclin.ufsc.br ou 3721-8609.

  • Painel de Conjuntura Econômica

O evento tratará de temas atuais do cenário internacional, nacional e regional, abordando os acontecimentos mais recentes e relevantes para o entendimento da dinâmica econômica atual. A partir deste Painel serão registradas as presenças dos alunos do Departamento de Economia e Relações Internacionais que contabilizarão 2 horas de Atividades Complementares por evento, sendo que os certificados serão disponibilizados no final do semestre. Acontecerá no Auditório do CSE, às 18h30min. Mais informações: bit.ly/10knDH8.

Terça-feira, 23 de abril

  • Exibição e debate do filme “Paraísos Artificiais”

O cine/debate, que integra a programação de recepção aos calouros, acontecerá em duas sessões no Aditório da reitoria: uma às 9h30min e outra às 19h. Os debatedores serão o professor da UFSC, Tadeu Lopes e a doutoranda Jane Moraes. A entrada é gratuita e aberta a todos.

  • Debate sobre Religião e Estado

Apresentação da palestra Liberdade religiosa e aborto: uma questão controversa nas democracias contemporâneas, pelo professor Delamar José Volpato Dutra, do Departamento de Filosofia da UFSC, seguida da palestra: Estado, religião e casamento entre pessoas do mesmo sexo, pela professora Miriam Grossi, do Departamento de Antropologia da UFSC. Em seguida haverá um debate. Será no Miniauditório do CFH, às 19h.

Quarta-feira, 24 de abril

  • Sinter promove palestra do Consulado do Japão sobre bolsas de estudo

A Secretaria de Relações Internacionais promove uma palestra com Cláudio Ushiwata, do Consulado do Japão em Curitiba, sobre bolsas de estudos oferecidas pelo governo japonês para estudantes de graduação e pós-graduação (pesquisa, mestrado e doutorado). A palestra será às 14h, no Auditório da Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) do Centro Tecnológico (CTC). É aberta à comunidade e não é necessário efetuar inscrições. Mais informações: bit.ly/14e7VyC, 3721-8220 ou sinter@contato.ufsc.br.

  • UFSC sedia primeiro encontro de pós-graduação em Física e Astronomia

Entre os dias 24 e 26, a UFSC sedia o 1º Encontro de Pós-Graduação em Física e Astronomia, no Auditório da Reitoria. O evento tem como objetivo promover o contato científico de pesquisadores e estudantes de Física das instituições universitárias brasileiras, além de países da América do Sul. É a primeira vez que Santa Catarina sedia um encontro sobre o tema. As inscrições são gratuitas. Mais informações: bit.ly/ZQGk53.

  • “Filosofia Pop II” promove diálogo sobre questões contemporâneas

O encontro deseja promover um diálogo entre estudantes, professores e interessados em torno de questões filosóficas e contemporâneas, ampliando o exercício do pensamento através da formação, mídia, tecnologia e cultura popular. Acontece entre os dias 24 e 26 no Auditório do CFH. Mais informações: on.fb.me/11nnhMm.

Quinta-feira, 25 de abril

  • Exibição do filme “Histórias Cruzadas

Projeto Cinema Mundo exibe Histórias Cruzadas (The Help, Tate Taylor, 2011). A sessão acontece às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central. Joana Vieira Borges, doutora em História pela UFSC e professora na instituição, é a debatedora. A entrada é franca.

  • Palestra com a professora da Université de Lille II

Convidada pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Instituto de Estudos de Gênero da UFSC, a professora Marie-Hélène Boucier ministrará palestra na Sala Carolina Bori do Departamento de Psicologia do CFH, às 18h30min.

  • Palestra da Université du Québec à Montréal sobre oportunidades de intercâmbio

A Université du Quebec à Montreal (UQÀM), do Canadá, promove uma palestra sobre oportunidades de intercâmbio, destinada aos alunos de graduação e pós-graduação e professores, com vistas a aprofundar a cooperação acadêmica com a UFSC. A palestra será às 10h no Auditório Teixeirão do Centro Tecnológico (CTC).

Sexta-feira, 26 de abril

  • Grupo de Estudos de Astronomia promove palestra sobre origens da matemática

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) promove palestras gratuitas às sextas-feiras, às 21h, no Anfiteatro do Planetário da UFSC. São apresentadas também, com início às 20h, as notícias de astronomia que foram destaques na semana. Adolfo Stotz Neto é o ministrante desta semana.

  • Mapa Estratégico da Educação Superior lança software de gestão integrada

A equipe do projeto Mapa Estratégico da Educação Superior (Mees) lança o Sistema Informacional de Gestão Integrada da Educação Superior (Sigmees). O software é uma plataforma web que apoia a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nas instituições de ensino superior brasileiras. O lançamento será nas salas Pitangueira e Aroeira do Centro de Cultura e Eventos, a partir das 10h. O evento é aberto, não é necessária inscrição prévia e a participação dá direito a certificado de duas horas. Mais informações: www.sigmees.com.br.

Sábado, 27 de abril

  • Palestra “O conceito da Estrutura em Psicanálise”

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC promove a palestra “O conceito da Estrutura em Psicanálise”, com a professora , da Universidade Federal do Ceará. O evento será às 10h, na Sala Carolina Bori, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Mais informações: ppgp@contato.ufsc.br.

  • Para sugestão de eventos, entre em contato através do e-mail semanaufsc.agecom@contato.ufsc.br.

 

AGENDA CULTURAL
  • Exibição e debate do filme “Paraísos Artificiais”

O cine/debate acontecerá em duas sessões no dia 23 de abril no Aditório da reitoria: uma às 9h30min e outra às 19h. Os debatedores serão o professor da UFSC, Tadeu Lopes e a doutoranda Jane Moraes. A entrada é gratuita.

  • “Filosofia Pop II”

Programação – Auditório do CFH:

24, quarta: 19h – Marcia Tiburi. A filosofia e seus conteúdos desprezados: fundamentos de uma filosofia Pop.

25, quinta: 15h – Roberto Wu. Lugares e indeterminação na obra musical. 16h30min – Alexandre Meyer Luz. Oss: a filosofia visita o Dojo. 18h30min – Claudia Drucker. “Toda mulher gosta de apanhar”: A ética amorosa de Nelson Rodrigues. 19h45min – Maria de Lourdes Borges. Sobre o terrorismo jurídico.

26, sexta: 15h – Celso Braida. A atual constituição de si por meio da retocável imagem da perfeição técnica. 16h30min – Alberto Heller. Clássicos e Pops: a quem (ainda) interessa estabelecer fronteiras? 18h30min – Marcos Lopes. Sobre ‘índios’, dândis e vampiros: Legião Urbana e Engenheiros do Hawai como filosofia (com intervenção acústica-elétrica).

  • Exibição do filme “Histórias Cruzadas

O projeto Cinema Mundo exibe Histórias Cruzadas (The Help, Tate Taylor, 2011). A sessão acontecerá no dia 25 de abril, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central. Joana Vieira Borges, doutora em História pela UFSC e professora nessa instituição, é a convidada desta ocasião. A entrada é franca.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Maio

  • 4º Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (Eneac) e Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. O Eneac e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral ocorrem simultaneamente e estão voltados para o público acadêmico que desenvolve pesquisa sobre o ambiente construído. O 4º Eneac ocorrerá de 1º a 3 de maio no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e está sendo organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Mais informações: www.eneac2013.ufsc.br ou eneac2013@gmail.com.
  • 6º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. O evento será realizado de 15 a 17 de maio no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições de ouvintes podem ser feitas de 15 de abril a 15 de maio (vagas limitadas) e são gratuitas. Informações: 3721-8611 ou em escravidaoeliberdade.blogspot.com.br.
  • Encontro Mundial de Economia Política. A Oitava Reunião Anual da Associação Mundial de Economia Política (WAPE – World Association for Political Economy) acontece de 24 a 26 de maio no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento é organizado pelo Iela-UFSC. Mais informações: www.encontrowape.blogspot.comou iela@iela.ufsc.br ou 3271-6483.
  • Simulação de Organização Internacional para Ensino Médio (Siem). A terceira Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio ocorrerá na UFSC no dia 4. Mais informações: ufscsiem.wordpress.com/siem-2013/ ou siem@cse.ufsc.br.
  • 5º Congresso Nacional da Sociedade Kant Brasileira. De 6 a 10 de maio no Centro de Culura e Eventos da UFSC e no CFH. Mais informações: vcongressonacionaldaskb.blogspot.com.br ou com o professor Alessandro Pinzani: 3721-8635 e alepinzani@hotmail.com.
  • 1º Simpósio brasileiro sobre aplicação de Wetlands construídos no tratamento de águas. O Simpósio organizado pelo Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (Gesad), do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, será realizado entre os dias 9 e 11, no Auditório da Reitoria. Inscrições até 2 de maio e mais informações em www.1swbrasil.com.br.
  • Seminário “Mapeando Controvérsias Contemporâneas: Humanos e Não-Humanos na Antropologia”. Serão discutidas questões contemporâneas da Teoria Antropológica, socializando as atividades desenvolvidas no projeto de pós-doutorado “O Texto da Rede: a produção etnográfica a partir de uma perspectiva sociotécnica”. O simpósio acontece dia 13, às 18h, no auditório do CFH.
  • 8º fórum da Associação Mundial de Economia Política.O evento tem como tema “Desigualdade e capitalismo mundial: Análise, política e ação”, e terá a presença de pesquisadores marxistas de mais de 40 países. A reunião é aberta à comunidade acadêmica e terá o inglês como língua oficial. Acontece de 24 a 26 de maio, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos e no Centro Socioeconômico (CSE). Mais informações: encontrowape.blogspot.com.br, iela@iela.ufsc.br e (48) 3271-6483.
  • 16º Encontro Ibero americano de governo eletrônico e inclusão digital e 2º Congreso iberoamericano de investigadores y docentes de derecho e informática (Ciiddi). As inscrições podem ser feitas antecipadamente enviando e-mail para: egov.ufsc@gmail.com, indicando no assunto: “Inscrição no 16° Encontro” ou “Inscrição no 2º Congresso” e no corpo do e-mail: nome completo, CPF ou passaporte (para certificado), e-mail, cidade de origem e se apresentará artigo. Acontece de 2 a 4 de maio no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. Mais informações: bit.ly/ZYuzCq.
  • Oficinas Reuni ensinam como elaborar resenhas, fichamentos e resumos. Graduandos dos cursos de Ciências Humanas da UFSC com dúvidas sobre trabalhos científicos podem se inscrever nas oficinas de Leitura e Produção Textual. O próximo encontro acontece no dia 6, das 14h às 18h, na Sala de Usos Múltiplos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e está com inscrições abertas. Depois dessa oficina, será oferecida monitoria individual sobre os objetos de interesse dos participantes, na sala de Estudos do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dich), ao lado da Sala 322, também no CFH, no dia 7, das 10h às 12h. Mais informações: www.oficinasdich.blogspot.com.br ou 8408-4058.
  • UFSC promove 1ª Semana de Artes Cênicas. A 1ª Semana de Artes Cênicas será realizada de 6 a 10 de maio, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), sempre das 18h30min às 22h. Com a participação de professores e alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC e convidados de outros cursos e instituições, o evento tem por objetivo discutir aspectos relevantes do teatro, destacando também questões interdisciplinares que envolvam outras artes, na proposta de criar um diálogo entre pesquisadores e aproximar suas linhas de pesquisa. Haverá certificados para palestrantes e ouvintes.
  • Palestra Terapias Complementares e Doenças Crônico Não Transmissíveis. O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência a Dislipidemia (Nipead) convida a comunidade para a palestra que acontece no dia 8 de maio, às 10h, no Auditório do HU.

Junho

  • 17ª edição do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul). O FAM2013 será de 14 a 21 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
  • UFSC sedia evento internacional Coleções Literárias: Textos/Imagens. Entre os dias 5 e 7, a UFSC será a sede do congresso internacional “Coleções Literárias: Textos/Imagens”. As inscrições como ouvintes vão até o dia 4 de junho. A programação será no Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Mais informações: colecoesliterarias.blogspot.com.br.
  • Semana de Direitos Humanos da UFSC. A quarta edição da Semana de Direitos acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho. Os trabalhos produzidos para apresentação devem se encaixar na temática do evento, Construção da Paz e Segurança Internacional, ou em uma das linhas de pesquisa do Observatório de Direitos Humanos. Podem se inscrever até o dia 28 de abril, professores, alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, do Brasil ou exterior. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 2 de maio em www.direitoshumanos.ufsc.br. Mais informações: bit.ly/11YwqfH.
  • 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (Apcg). Com o tema “A Crítica Genética na América do Sul: pesquisas e perspectivas”, o seminário reúne geneticistas e pesquisadores de acervos para confrontarem suas pesquisas. Além de simpósios, professores convidados ministrarão conferências e minicursos para que tanto alunos quanto professores possam aproveitar as especificidades desses estudiosos e conhecer mais profundadamente seu trabalho. Acontece entre os dias 18 e 21 na UFSC. Mais informações: www.congresso.apcg.com.br.
Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br

 

Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Contatos com a produção deste informativo: Agência de Comunicação (Agecom). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
www.agecom.ufsc.br / agecom@agecom.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601 / 3721-9233
Para sugerir eventos, envie e-mail para semanaufsc.agecom@contato.ufsc.br.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook

Para receber ou deixar de receber este informativo, clique aqui.

 

Tags: semana UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina