Semana UFSC – De 1º a 5 de abril de 2013

02/04/2013 08:55

Semana UFSC

 De 1º a 5 de abril de 2013

AVISOS

Abertas as inscrições para os cursos de idiomas de 2013/1 do projeto PET Idiomas

Os cursos oferecidos são Francês I, Inglês I, Italiano I e Português para Estrangeiros I. Todos os cursos são gratuitos e terão duração de um semestre. Faça sua inscrição nos dias 1º e 2 de abril, na sala 221 do CCE, das 10h às 12h e das 13h30min às 20h.

Processo Seletivo de Estágio WEG 2013

Termina em 1º de abril o prazo para inscrição inscrição no processo de seleção para o Programa de Estágio do 2º semestre de 2013 e para o Banco de Engenheiros (recém-formados). O estágio é direcionado para os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, de Controle de Automação, de Produção Elétrica, Produção Mecânica e Química. Cadastre seu currículo em www.weg.net/estagio.

VII Congresso Internacional Roa Bastos: Estéticas Migrantes

O CCE vai sediar, de 2 a 5 de abril, a sétima edição do Congresso Internacional Roa Bastos. As conferências e mesas de debate são gratuitas e abertas ao público. A programação completa do evento está disponível no endereço roabastos2013.blogspot.com.br. Contato: 9944-9003.

Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul)

As inscrições vão até o dia 16 de abril. O FAM 2013 ocorrerá entre os dias 14 e 21/6, na UFSC. Mais informações, regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis em www.panvision.com.br.

Processo seletivo para programa de capacitação de estudantes de engenharia

As inscrições para o Processo Seletivo do NEO Empresarial encerram no dia 3. Estão sendo selecionados graduandos dos cursos de Engenharia Mecânica, Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Eletrônica, de Controle e Automação ou Produção Elétrica, cursando entre o 2° e o 4° semestre. Os interessados devem fazer sua inscrição em www.neo.ufsc.br.

Processo Seletivo PET – Metrologia e Automação

Terminam no dia 7/4 as inscrições para o processo seletivo 2013.1 do grupo PET – Metrologia e Automação. O grupo busca graduandos dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, de Controle e Automação, de Produção Elétrica, de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica. Para participar, os candidatos devem ter disponibilidade de 20 horas-aula semanais, devem estar cursando de 2ª a 4ª fase e possuir IAA maior do que 7,0. As inscrições são realizadas através do site www.petma.ufsc.br.

Questionário Individual para os Técnico-Administrativos em Educação da UFSC

O documento fornecerá importantes informações que contribuirão para o diagnóstico da UFSC e que irão compor o Relatório Final, que subsidiará algumas das próximas discussões e decisões que serão tomadas na Universidade. O questionário estará disponível até dia 6/4 e é respondido pelo link reorganiza.sistemas.ufsc.br. Informações: reorganiza@contato.ufsc.br e nos ramais 4986 e 4556.

Seleção de pacientes para pesquisa de clareamento dental

Doutoranda de Dentística na UFSC, Luana Dutra de Carvalho, está selecionando pacientes sem restaurações ou tratamento de canal em dentes anteriores para uma triagem e pesquisa que envolve clareamento dental. Triagem na clínica da pós-graduação da UFSC no CCS em frente ao setor de radiologia, dia 1º de abril das 14h às 15h (atendimento por ordem de chegada).

Abertas as inscrições para a XXI Jornada de Jovens Investigadores

Estão abertas até 21 de junho as inscrições para apresentação de trabalhos na XXI Jornada de Jovens Investigadores, que acontecerá na Universidad Nacional del Nordeste, na Argentina, de 14 a 16/10. O tema do evento será “Ciencia para el desarrollo de los puebos” e poderão se inscrever alunos de quaisquer campos do conhecimento. A UFSC disponibilizará ônibus, auxílio alimentação e estadia para até 40 alunos que tiverem os seus trabalhos aceitos. Mais informações: jornadasaugm@gmail.com.

Inscrições para representantes dos STAE no CUn, Conselho de Curadores e CIS/PCCTAE

Estão abertas as inscrições para a candidatura dos servidores técnico-administrativos em Educação ao Conselho Universitário (CUn), ao Conselho de Curadores e à Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Cargos e Carreiras (PCCTAE) da UFSC. Inscrições na Secretaria Geral dos Órgãos Deliberativos Centrais, no térreo da Reitoria até as 17h do dia 2. As eleições ocorrem em 11/4.

Capes prorroga as inscrições para o programa de Jovens Talentos para a Ciência

As inscrições para o Programa foram prorrogadas até o dia 3 de abril devido às dificuldades das universidades em inscreverem os alunos. O programa oferece bolsas de estudos com duração de 12 meses, no valor de R$ 400 e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, acessível pelas coordenadorias dos cursos de graduação da UFSC. A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos gerais no dia 5 de maio. Maiores informações em www.mec.gov.br ou www.capes.gov.br. Contatos: 3721-6481 ou diretamente com as coordenadorias dos cursos.

Prêmio Científico para Doutorandos e Recém-Doutores

O “Prêmio Científico Casa da América Latina / Santander Totta” visa distinguir a melhor dissertação de Doutorado de um aluno oriundo de Portugal ou da América Latina que, independentemente da sua nacionalidade, tenha concluído o 3º ciclo numa Universidade portuguesa ou latino-americana, nos seguintes temas: (I) a “Categoria de Ciências Sociais e Humanas”; (2) a “Categoria de Tecnologias e Ciências Naturais”; (III) a “Categoria de Ciências Econômicas e Empresariais”. O valor do prêmio é de €5.000, acesse o regulamento em migre.me/dSFAh.

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 1º de abril

  • “Roda da Re Volta” abre o ciclo de eventos de 2013 do Projeto Capoeira da Ilha

A “Roda da Re Volta” abre, às 19h, no Ginásio de alumínio do CDS, o ciclo de eventos do Projeto de Extensão Capoeira da Ilha 2013. Informações: Projeto de Extensão Capoeira da Ilha, NEPECES, Sala 310, Bloco C do CED ou no projetocapoeiradailha@gmail.com.

  • Aula inaugural do Núcleo de Estudos da Terceira Idade

Aula inaugural do NETI, às 14h, no auditório da Reitoria. A cientista social e professora de Antropologia do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, Elaine Lima de Silva, fará uma palestra sobre Percursos do Envelhecimento. Mais informações: neti@reitoria.ufsc.br.

Terça-feira, 2 de abril

  • Mostra de Dança da Semana de Arte Popular

Mostra de Dança da SAPO, no Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da UFSC, às 14h.

Quarta-feira, 3 de abril

  • Exposição sobre os 40 anos do curso de graduação em biblioteconomia da UFSC

    Inauguração às 9h.

  • Nipead promove palestra sobre nutrição e diabetes

    O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência a Dislipidemia (Nipead), do Hospital Universitário, promove, às 9h, no Auditório do HU, a palestra “Nutrição e Diabetes”. Contato: j.gazzola@ufsc.br.

  • Aula Magna com o professor Dr. Luís Roberto Barroso

    Aula Magna, organizada pelo Centro Acadêmico de Direito da UFSC, com o tema “O STF, casos difíceis e os grandes temas do Direito Constitucional Contemporâneo”, às 9h, no Auditório do Fórum do Norte da Ilha, na Av. Des. Vitor Lima, Carvoeira.

Quinta-feira, 4 de abril

  • Painel de discussão “Os processos dos fazeres da informação e comunicação na UFSC”

    Às 16h no Auditório da Reitoria em comemoração aos 40 anos do curso de graduação em biblioteconomia da UFSC.

  • Aula aberta de Samba de Gafieira

    Atividade promovida pelo projeto “Dança Poesia em Movimento” no Laboratório de Dança no bloco B do CDS das 12h às 13h. Contato: azevedokca@gmail.com (Alexandre) ou vlatorres@hotmail.com (Vera Torres)

Sexta-feira, 5 de abril

  • Oficina de Dança: Ritmos Africanos

    Atividade promovida pelo Projeto Dança Poesia em Movimento, no Laboratório de Dança no bloco B do CDS das 12h às 13h20min. Contato: tidesmacamo@yahoo.com.br ou vlatorres@hotmail.com.

  • Mesa temática: Diversidade Étnico-cultural e experiências de interculturalidade na universidade

    No Auditório da reitoria, às 14h30min.

  • Abertura das atividades de 2013 no planetário da UFSC

    Reabertura das atividades do planetário com a palestra “Recortes de Astronomia” da Equipe GEA, às 21h, no Anfiteatro do Planetário. Palestra gratuita e aberta ao público. Serão apresentadas também, às 20h, notícias de astronomia que foram destaque na semana.

 

CULTURA E LAZER

I Semana de Arte Popular UFSC/Udesc

A Semana será realizada de 2 a 7 de abril por diferentes grupos de estudantes de ambas as universidades e organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSC. Contará com apresentações de cinema, teatro, dança, música, batalha de breaking, sarau, exposições de artes visuais e oficinas. Mais informações em www.semanadeartepopular2013.wordpress.com ou 3721-8242.

Feira do Livro da Editora UFSC

A tradicional Feira do Livro da Editora da UFSC vai até 2 de abril no Centro de Convivência no Campus da Trindade, em Florianópolis. A feira oferece descontos de até 70% nos títulos próprios, incluindo as obras cobradas nos vestibulares.

Exibição do filme “Blade Runner, o Caçador de Andróides”

Exibição dia 5/4, no Auditório da Reitoria, às 12h30min pelo projeto “12:30 no cinema”.

Ciclo de palestras sobre mestres da literatura latino-americana

A primeira palestra do “I Ciclo de Palestras: os mestres da literatura latino-americana” será no dia 3 de abril, das 13h às 15h, sobre “O romance brasileiro”, com professor Alcmeno Bastos, da UFRJ. Na sequência, das 15h30min às 18h, palestra sobre o romance de Juan Rulfo, “Pedro Páramo”, ministrada pelo professor Cristiano Mello de Oliveira, Doutorando em Literatura da UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link migre.me/dS16B (para a primeira palestra) ou pelo migre.me/dS18G (para a segunda palestra).

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Abril

  • Congresso de Direito da UFSC. A oitava edição do Congresso de Direito da UFSC será de 8 a 10 de abril no auditório Garapuvu no Centro de Eventos da UFSC e é o maior evento jurídico organizado inteiramente por estudantes no Estado. As inscrições são gratuitas. Mais informações em www.congressodireitoufsc.com.br, ou 3721-4600, ou contato@congressodireitoufsc.com.br e www.caxif.ufsc.br
  • Jornadas Bolivarianas 2013. As Jornadas Bolivarianas são encontros anuais dedicados a análises da vida política, econômica e cultural dos países latino-americanos. Em 2013, as Jornadas chegam a sua 9ª edição com o tema “Megaeventos esportivos: impactos, consequências e legados para o continente latino-americano”. O encontro se realizará de 9 a 12 de abril no Auditório da Reitoria da UFSC.
  • Visita do Reitor da Drexel University. No dia 15, às 14h, a reitora e o secretário de Relações Internacionais receberão, no Gabinete da Reitoria, a visita do reitor da Drexel University, Filadélfia – Estados Unidos. Na ocasião, será assinado o convênio entre as Universidades.

Maio

  • IV Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (ENEAC) e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. O ENEAC e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral ocorrem simultaneamente e estão voltados para o público acadêmico que desenvolve pesquisa sobre o ambiente construído, buscando através da ergonomia e da acessibilidade. O IV ENEAC ocorrerá de 1º a 3 de maio no Centro de Cultura e Eventos da UFSC e está sendo organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Inscrições, programação e mais no www.eneac2013.ufsc.br ou ainda: eneac2013@gmail.com.
  • VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. O evento será realizado de 15 a 17 de maio no Centro de Eventos da UFSC. A inscrição de ouvintes pode ser feita de 15/4 a 15/5 (vagas limitadas) e tem o custo de R$ 25. Informações com Henrique Espada Lima (Laboratório de História Social e da Cultura), no 3721-8611 ou em escravidaoeliberdade.blogspot.com.br
  • Encontro Mundial de Economia Política. A Oitava Reunião Anual da Associação Mundial de Economia Política (WAPE – World Association for Political Economy) acontece de 24 a 26 de maio no Centro de Eventos da UFSC. O evento é organizado pelo IELA-UFSC. Mais informações no www.encontrowape.blogspot.comou iela@iela.ufsc.br ou 3271-6483.
  • SIEM – Simulação de Organização Internacional para Ensino Médio. A terceira Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio ocorrerá na UFSC no dia 4 de maio. Mais no ufscsiem.wordpress.com/siem-2013/ ou em siem@cse.ufsc.br.
  • V Congresso Nacional da Sociedade Kant Brasileira. De 6 a 10 de maio no Centro de Eventos da UFSC e no CFH. Mais informações: vcongressonacionaldaskb.blogspot.com.br ou com o professor Alessandro Pinzani: 3721-8635 e alepinzani@hotmail.com.
  • 1º Simpósio brasileiro sobre aplicação de Wetlands construídos no tratamento de águas. O Simpósio sobre tratamento de águas, organizado pelo Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD), do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, será realizado nos dias 9 a 11, no auditório da reitoria. Inscrições (até 2 de maio) e mais informações em www.1swbrasil.com.br.

Junho

  • 17ª edição do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul). O FAM2013 será de 14 a 21 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com o patrocínio da Petrobras e realização da Associação Cultural Panvision.

Setembro

  • Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 – “Desafios Atuais dos Feminismos”. O Fazendo Gênero 10 será realizado no Centro de Eventos da UFSC de 16 a 20 de setembro.
  • III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. De 4 a 9 de setembro, o Departamento de Enfermagem da UFSC, o Serviço de Enfermagem Pediátrica do Hospital Universitário da UFSC e o Hospital Infantil Joana de Gusmão realizam o III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Mais informações: cbepnfloripa@yahoo.com.br.

Outubro

  • XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. De 22 a 26 de outubro acontecerá no Centrosul. Simultaneamente ao XXIII CBP, acontecerá o III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Inscrições, envio de trabalhos e mais informações www.cbparasito.com.br.
  • Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática. No dia 1º acontecerá, no Centro de Eventos da UFSC, a V FERMAT (Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática). Com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC os alunos de matemática que trabalharem no projeto (incluindo os bolsistas) receberão certificados pelas atividades desenvolvidas. Mais informações em www.pet.mtm.ufsc.br.
  • 13ª SEPEX . A 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC será realizada de 20 a 27 de outubro. Informações: 3721-9021/3721-9344/3721-9915 ou www.sepex.ufsc.br.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br
Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook

 

Tags: UFSC