Pesquisadores da UFSC avaliam gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar

18/03/2013 13:42

Uma equipe de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e em Nutrição (PPGN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de avaliar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo em vista a importante contribuição desse Programa para a segurança alimentar e nutricional (SAN) da rede pública e filantrópica de ensino do país. Tal pesquisa iniciou em agosto de 2010 e conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A professora e coordenadora da pesquisa, Maria Cristina Marino Calvo, é a líder do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde (Nepas), que desenvolve prioritariamente estudos avaliativos aplicados à gestão pública em saúde. Integram a pesquisa os professores doutores Francisco de Assis Guedes Vasconcelos, Josimari Telino de Lacerda, Sérgio Fernando Torres de Freitas e Bethsáida de Abreu Soares Schmitz; a doutoranda do PPGSC Cristine Garcia Gabriel, cuja tese compreende o desenvolvimento e aplicação do modelo avaliativo da pesquisa e; a graduanda em Nutrição e bolsista do projeto Roberta Melchioretto Ostermann.

Cristine Gabriel realizou a coleta de dados nos dez maiores municípios de Santa Catarina (Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça) e nas capitais dos outros dois estados da Região Sul do país (Curitiba/Paraná e Porto Alegre/Rio Grande do Sul), que foram visitados pela pesquisadora ao longo de 2012.

Um dos compromissos assumidos na pesquisa foi a discussão dos resultados com os municípios participantes, que aconteceu em um seminário realizado no dia 14 de março de 2013 em Florianópolis. Compareceram ao evento gestores do PNAE de 11 municípios participantes, incluindo Secretários Municipais de Educação, Coordenadores de Ensino e Nutricionistas responsáveis pelo PNAE. Segundo a acadêmica Cristine Gabriel, esse foi um “momento extremamente enriquecedor e proveitoso para todos os envolvidos, que puderam trocar experiências e rever muitas das ações desenvolvidas localmente”.

O prosseguimento da pesquisa pretende desenvolver um instrumento de autoaplicação para municípios avaliarem periodicamente a execução do PNAE, identificando as fragilidades e as fortalezas da gestão na implementação das ações.

Mais informações:

Profa. Dra. Maria Cristina Marino Calvo
Departamento de Saúde Pública (UFSC) – Coordenação da pesquisa
Contato: mcmcalvo@ccs.ufsc.br

Cristine Garcia Gabriel
Doutoranda em Saúde Coletiva– Departamento de Saúde Pública (UFSC)
Contato: projetopnae@gmail.com e cris_ntr@hotmail.com

Tags: PNAEpós-graduação em nutriçãoPós-Graduação em Saúde ColetivaUFSC