Livro “Mata Atlântica: o bioma onde eu moro” está disponível para download

26/02/2013 09:08

Publicado o livro ilustrado “Mata Atlântica: o bioma onde eu moro”, disponível em www.mata-atlantica.educacaocerebral.org e www.bookess.com/read/15367-mata-atlantica-o-bioma-onde-eu-moro/, recurso educativo complementar ao jogo homônimo. Enquanto o jogo multimouse propicia experiência colaborativa entre seus jogadores, o livro permite aprofundar o estudo das informações científicas.

Segundo o professor Emílio Takase, do Laboratório de Educação Cerebral do Centro Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, o livro se destaca pela consistência do conteúdo abordado, tanto nos textos, quanto nas imagens, sem abrir mão de linguagem atraente e adequada ao público infantojuvenil (estudantes do Ensino Fundamental).

Takase diz que a tecnologia educacional “Mata Atlântica: o bioma onde eu moro” contribui para o conhecimento e a sensibilização sobre a fauna e os ecossistemas encontrados em Santa Catarina. “Considerando o quadro crítico do Bioma Mata Atlântica em nosso país, as ações educativas relacionadas a este tema são prioritárias, já que este é o bioma brasileiro em maior risco”, acrescenta.

Ele explica que o jogo é baseado no conceito de edutenimento (educar e divertir) e na tecnologia multimouse, permitindo que dois mouses sejam conectados ao computador para que uma dupla de jogadores possa interagir de forma autônoma e simultânea. A obra foi produzida com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) via edital de publicação.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-8245 e (48) 9111-8601.

“UFSC Entrevista” traz a bióloga e co-autora do projeto, Cristina Santos, que fala sobre a elaboração do material e sua aceitação pelo público”. Confira a entrevista, dividida em três partes:

Primeira parte:

Segunda parte:

Terceira parte: