Semana UFSC – De 10 a 14 de dezembro de 2012

07/12/2012 16:15

 

Semana UFSC

Produção da Agência de Comunicação (Agecom) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.semana.ufsc.br | De 10 a 14 de dezembro de 2012

 

AVISOS

Inscrições para o Programa de Apadrinhamento

O Programa de Apadrinhamento tem o objetivo de orientar e auxiliar os estudantes internacionais em como proceder nos primeiros momentos em Florianópolis e na UFSC, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de estar em contato com estudantes de universidades do exterior e de culturas do mundo inteiro. O padrinho não arca com nenhum tipo de custo, tendo como função auxiliar o intercambista no repasse de informações sobre a universidade e fazer com que ele não se sinta deslocado dos demais estudantes. Informações: (48) 3721-8739 ou sinter.ufsc.br.

Inscrições abertas para bolsas de intercâmbio

Estão abertas as inscrições para as bolsas de intercâmbio Brasil-França do programa Brafitec 2013/2014. O programa é voltado para estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção, de Materiais e da Mobilidade que podem se inscrever até o dia 14 de dezembro. O programa Brafitec é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI). Confira o edital.

Inscrições para o Procultura e Probolsa até 10 de dezembro

Professores e técnicos administrativos que coordenam projetos de cultura dentro da UFSC podem se inscrever no Programa de Apoio a Ações de Cultura (Procultura) e/ou no Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Arte e Cultura (Probolsa) até o dia 10 de dezembro. Os programas oferecem diferentes categorias de suporte financeiro para os projetos. Informações: secult.ufsc.br ou 3721-8304.

Recesso de final de ano e horário de verão

O Gabinete da Reitoria, através do Memorando Circular n° 14/GR /2012, informa que o recesso de final de ano acontecerá em duas etapas, sendo a primeira de 24 a 28 de dezembro de 2012 e a segunda de 31 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013, de modo que haja o revezamento dos servidores em duas equipes de trabalho, conforme o Ofício Circular 17 (1). O Memorando também informa que o horário de verão compreenderá o período de 26 de dezembro de 2012 a 15 de fevereiro de 2013, sendo que de segundas a quintas-feiras o expediente será das 13h às 19h e nas sextas-feiras das 7h às 13h.

Inscrições para Pró-Mobilidade Internacional

O Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional – Pró-Mobilidade Internacional (Capes/AULP), do qual a UFSC é filiada, está com inscrições abertas até o dia 28 de dezembro para seleção de projetos pelo Programa Pró-Mobilidade Internacional. O objetivo é incentivar a mobilidade docente e discente internacional entre os países e as instituições participantes da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Informações: www.capes.gov.br.

Biblioteca Universitária não abrirá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro

A Biblioteca Universitária (BU) da UFSC informa que nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, datas do vestibular 2013 da UFSC, não haverá expediente na Biblioteca Central, pois será local de aplicação das provas. Informações: portalbu.ufsc.br.

Inscrição para o Prêmio Andifes de Jornalismo

Estão abertas, até 28 de dezembro, as inscrições para participar da 13ª edição do Prêmio Andifes de Jornalismo. Este ano serão aceitos trabalhos publicados em sites jornalísticos. São válidas as reportagens ou séries de reportagens publicadas entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2011. Informações: www.andifes.org.br.

Mutirão de Natal

Alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos podem ser doados até o dia 19 de dezembro, nos postos de coleta localizados no Hall da Reitoria e da Biblioteca Universitária. Os itens coletados serão destinados ao Lar Recanto do Carinho e a famílias carentes do bairro Serrinha.

DIA A DIA

Segunda-feira, 10 de dezembro

  • Transparência na Aplicação dos Recursos Públicos

O evento é promovido pelos estudantes do 7º semestre do curso de Administração da UFSC e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para as ações desenvolvidas pelo Observatório Social de Florianópolis, que desde 2009 trabalha na fiscalização dos processos licitatórios municipais. O evento terá a presença do professor Orion Augusto Platt Neto, especialista na gestão de orçamentos públicos, e do presidente do Observatório Social, Leandro Melim Passoni. Dia 10 de dezembro, às 18h30, no auditório do Centro Socio-Econômico (CSE). Informações: www.osflorianopolis.com.br.

  • V Seminário de Pesquisas em Andamento

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC promove a quinta edição de seu Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA). Durante o evento acontecerão palestras, minicursos e mesas de comunicação. De 10 a 14 de dezembro. Informações: pesquisasemandamentopget.wordpress.com.

  • Abertura da TECNO ARQ

A TECNO ARQ é uma exposição de projetos e maquetes dos acadêmicos do curso de Arquitetura da UFSC que acontecerá do dia 10 a 20 de dezembro. Na abertura da exposição será realizada, por meio de voto secreto entre os participantes, a classificação de três trabalhos finalistas que participarão da SEPEX 2013. Dia 10 de dezembro, às 18h, no hall do prédio da Arquitetura da UFSC. Informações: www.labsisco.ufsc.br ou 3721 4955.

  • HU comemora Transplante de Fígado

A Coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Universitário (HU) comemora o primeiro ano de Transplante de Fígado. Dia 10 de dezembro, às 16 horas, no Auditório de Técnica Operatória do HU. Informações: 3721-9163.

Terça-feira, 11 de dezembro

  • Seminário do Grupo de Astrofísica

O seminário é promovido pelo Grupo de Astrofísica e conta com a presença de Enrique Gallegos para debater o tema Teoria de campos e supersimetria para astrônomos. Dia 11 de dezembro, às 17h30min, na Sala A do Bloco G1 do Departamento de Física. Informações: astro.ufsc.br/seminarios.

Quarta-feira, 12 de dezembro

  • III Seminário de Estágios do Curso de História

O Departamento de Metodologia de Ensino e a Coordenadoria de Estágios do Departamento de História promovem nos dias 12 e 13 de dezembro o III Seminário de Estágios do Curso de História com o tema Ensino de História e Formação de Professores: Experiências, Práticas e Produção de Saberes na Escola. A conferência de abertura, Demandas formativas do professor de História: o necessário diálogo entre ensino e pesquisa, será com a professora Flávia Eloisa Caimi, da Universidade de Passo Fundo, no dia 12 de dezembro, às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Informações: IIIseminariodehistoriadaufsc@gmail.com.

  • 9º Workshop EGC +12 – Tendências da Engenharia e Gestão do Conhecimento

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Dia 12 de dezembro no Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo. Informações: www.egc.ufsc.br/9workshop.

Quinta-feira, 13 de dezembro

  • 8º ConSeSC e 7ª Esec

O 8º Congresso Catarinense de Secretariado (ConSeSC) e a 7ª Mostra Científica de Secretariado (Esec) têm como temática Secretariado: Profissão e Sustentabilidade. Dia 13 e 14 de dezembro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Informações: www.sinsesc.com.br.

  • III Encontro Universitário de Saúde da Família da UFSC (EnUSF)

O encontro é organizado pelo Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC e tem como objetivo compartilhar as contribuições da Residência em Saúde da Família na formação para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dias 13 e 14 de dezembro no Centro de Ciências da Saúde. Informações: portalccs.ufsc.br.

  • Eleições para novos membros da CPPD

A eleição dos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFSC, mandato 2013-2014, acontecerá no dia 13 de dezembro. Informações: cppd.ufsc.br.

Sexta-feira, 14 de dezembro

  • Apresentação de TCC

A graduanda Bruna Vaz apresenta seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Uso dos miniSTRs Non-CODIS 01 na prática forense: Estudo populacional de Santa Catarina. Na banca examinadora estarão presentes Andrea Rita Marrero (orientadora, UFSC), Sandra Regina Rachadel Torres (co-orientadora, UFSC), Clineu Julien Sexi Uehara (IGP-SC), Ilíada Rainha de Souza (UFSC) e Marcelo Malaghini (Instituto de Criminalística – PR). Dia 14 de dezembro, às 9h, no Auditório Fritz Plaumann. Informações: lapoge.ufsc.br.

 

CULTURA E LAZER

Exibição do filme Infâmia

O drama, dirigido por William Wyler, integra o projeto Cinema Mundo e terá Maise Caroline Zucco, doutoranda em História, como convidada para o debate que acontece logo após a exibição. Dia 13 de dezembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.

Exibição do filme José e Pilar

O filme mostra a relação entre José Saramago e sua companheira Pilar Del Rio e a exibição conta com a presença do diretor Miguel Gonçalves Mendes. Dia 10 de dezembro, às 18h30min, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Exibição do filme Vale a pena sonhar

Filme sobre Apolônio de Carvalho que teria completado 100 anos em fevereiro do ano passado. Haverá debate com a presença da diretora Stela Grisotti. Dia 11 de dezembro, às 18h30min, na Sala 10 do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Mostra Eisenstein

O curso de Cinema da UFSC promove a Mostra Eisenstein que exibe obras do cineasta Sergei Eisenstein. No dia 10 de dezembro será exibido o filme Alexandre Nevsky, no dia 11 o filme A greve, no dia 12 O encouraçado Potenkim, no dia 13 Outubro e no dia 14, último dia da mostra, será exibido o filme O velho e o novo com trilha sonora feita ao vivo pela Orquestra Eletroacústica da UFSC. A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura da Secult. As sessões terão início sempre às 18h30min no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão. Informação: www.cinema.ufsc.br ou (48) 3721-6543.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Dezembro

  • Confraternização de Natal do SINTUFSC. Para participar da festa, os filiados ao SINTUFSC devem retirar seus ingressos no setor de atendimento entre 12 de novembro e 17 de dezembro, confirmando nome do cônjuge e dependentes de até 21 anos. Dia 21 de dezembro, às 18h30min na sede do SINTUFSC. Informações: www.sintufsc.ufsc.br.

Janeiro

  • Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio no Estado do Santa Catarina. O curso é uma realização do Departamento de Matemática da UFSC, em parceira com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo destinado aos professores de matemática do ensino médio da rede pública e privada. O curso será oferecido no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, no Departamento de Matemática da UFSC. Informações: mtm.ufsc.br/ensinomedio.

Março

  • III Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD) da UFSC, o Colóquio é uma oportunidade na qual os pesquisadores poderão apresentar seus estudos, debater e participar do avanço do conhecimento nestes temas. Entre os dias 20 e 23 de março de 2013. Informações: www.coloquioepistemologia.com.br.

Abril

  • IX Jornadas Bolivarianas. As Jornadas são o evento anual do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC e na sua nona edição terá como tema Megaeventos Esportivos – Impactos, Consequências e Legados para o Continente Latino-Americano. De 9 a 12 de abril de 2013 na UFSC. Informações: 3721-4938 ou www.iela.ufsc.br.

Junho

  • XI Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG). Com o tema A Crítica Genética na América do Sul: Pesquisas e Perspectivas, o Congresso será realizado no período de 18 a 21 de junho de 2013, na UFSC. Informações: www.apcg.com.br.
Confira o clipping de notícias da UFSC na Mídia www.clipping.ufsc.br

 

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br

 

Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Contatos com a produção deste informativo: Agência de Comunicação (Agecom). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
www.agecom.ufsc.br / agecom@agecom.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601 / 3721-9233

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Twitter
Facebook

Para receber ou deixar de receber este informativo, clique aqui.

 

Tags: semana UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina