Pesquisadores da UFSC vencem II Prêmio Valorização da Biodiversidade

13/12/2012 16:45

A pesquisadora Kátia Cristina Cruz Capel e o professor João Ricardo Vieira Iganci, da Universidade Federal de Santa Catarina, foram dois dos vencedores da segunda edição do Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A entrega dos prêmios ocorreu nesta terça-feira, 11 de dezembro.

Presentes na cerimônia, Paulo Bertuol, Alberto Lindner, Bárbara Segal Ramos, Kátia Cristina Cruz Capel (UFSC) e Caroline Seibert (FAPESC), comemoram o prêmio para o trabalho “Corallith Beds at the Edge of the Tropical South Atlantic”

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Kátia Cristina Cruz Capel (currículo lattes) foi vencedora na Categoria Roberto Miguel Klein, Classe Aluno de Pós-Graduação. Juntamente com os professores Alberto Lindner e Bárbara Segal Ramos, Kátia desenvolveu o trabalho premiado “Corallith Beds at the Edge of the Tropical South Atlantic”.

O professor João Ricardo Vieira Iganci (currículo lattes), do campus da UFC Curitibanos, ganhou na Categoria Roberto Miguel Klein, Classe Professor ou Pesquisador. Seu trabalho tem como título “Campos de Cima da Serra: os campos de altitude subtropicais do Brasil revelam um inesperado nível de endemismos em plantas”.

Na categoria Jornalismo, a vencedora foi a reportagem “Conservação das florestas”, inscrita por Bruna Dutra, jornalista da Band. Uma das experiências mostradas é o trabalho desenvolvido pela bióloga Samantha Filippon, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC. Samantha pesquisa o uso e manejo sustentável do caraguatá (bromelia antiacantha) no planalto norte catarinense. O outro trabalho apresentado é de uma associação que mudou a realidade do município de Atalanta, que foi considerado um dos mais degradados na região do alto vale do Itajaí e que hoje é reconhecido como capital ecológica de SC. Assista a reportagem.

Outra contemplada do II Prêmio Valorização da Biodiversidade foi Veluma Ialú Molinari de Bastiani, da Unichapecó, com o trabalho “Crossodactylus Schmidti Gallardo, 1961 (Anura: Hylodidae) in Santa Catarina State, Southern Brazil: a new record and comments on its conservation status”.

Fonte:  Fapesc

Tags: FapescUFSC