Semana de Arte do DAC: confira a programação desta terça-feira

04/12/2012 11:16

Oficina de violão – foto Kadu Reis/ DAC/UFSC

Continua na UFSC a Semana de Arte do DAC, que vai até 7 de dezembro, e tem como objetivo apresentar à comunidade boa parte do resultado de projetos culturais realizados pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC. Durante o ano, o DAC realiza diversos projetos culturais permanentes em Teatro, Música, Cinema e Artes Visuais, incluindo cursos e oficinas Livres de Arte. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

A coordenação desses trabalhos é realizada por profissionais do DAC, alguns com a atuação de artistas-instrutores da comunidade. As atividades são abertas aos integrantes da Universidade e ao público em geral, geralmente abrindo inscrições no início de cada semestre.  O fim do ano é um momento em que muitas dessas atividades chegam ao fim e tem seus trabalhos concluídos. A realização da Semana de Arte do DAC é uma oportunidade de dividir com a comunidade parte dos trabalhos realizados pelos projetos culturais permanentes. Todos estão convidados para assistir às apresentações culturais. Uma oportunidade para conhecer um pouco do trabalho artístico realizado pelo DAC; uma oportunidade de fruição da Arte e de reflexão sobre a sua importância na formação e na vida das pessoas.

Programação de terça-feira, 4/12

Don Quixote de las Dunas – 10h (Teatro da UFSC): O teatro de bonecos conta  a história de uma comunidade da Ilha próxima às dunas e ao mar, diante da chegada de

Teatro de Bonecos Don Quixote de Las Dunas

um Turista que, não conhecendo a comunidade, pensa em se instalar para explorar o meio, vai jogando lixo no mar, assustando os peixes. Saindo de um livro, que Vovô Felício está lendo para sua neta, o personagem Don Quixote surge para salvar a Ilha junto com os moradores e o próprio Turista. Produção: Núcleo Teatro de Bonecos da Oficina Permanente de Teatro/DAC. Texto: Antonieta Mercês, Sonoplastia: Sérgio Bessa, Iluminação: Luciano Bueno. Concepção e montagem: Ivana Fossari, Coordenação da OPT: Carmen Fossari. Duração: 40 min. Classificação: Livre.

Olhares – 15h (Teatro da UFSC): A mostra de documentários “Olhares” apresenta trabalhos de curtíssima duração realizados pelos alunos da Oficina de Formação do Olhar para Realização de Documentários, ministrada pela Rosana Cacciatore. Nas oficinas foram apresentadas obras de diferentes cinematografias,  realizadas análise e reflexões teóricas sobre diferentes modos de fazer documentários e noções básicas de roteiro, captação e edição para que ao final os participantes estivessem aptos a produzir pequenas narrativas em imagens em movimento

Grupo de Violões – 20h (Teatro da UFSC): apresentação de alunos da Oficina de Violão do DAC, sob a orientação do ministrante violonista Kleber Alexandre. Três alunos executarão peças para violão solo de Carcassi, Tarrega e Villa Lobos. Na sequência, arranjos para quarteto de violões de músicas populares: Beatles, Paul Simon e Caetano Veloso.

Grupo de Canto Iniciante e Coral da UFSC – 20h (Teatro da UFSC): apresentação de algumas músicas do grupo iniciante coordenado por Miriam Moritz, sob regência de estagiário de música. O Coral da UFSC apresentará um repertório variado com músicas brasileiras, incluindo algumas canções de Natal. O Coral foi criado em 1963 com o objetivo de promover e difundir o canto coral e contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Também tem por objetivo levar conhecimento teórico e prático aos seus coralistas, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. A trajetória do grupo é referência estadual. Coordenação da regente Miriam Moritz.

Exposição da Oficina de Cerâmica Artística – 9h às 18h (Igrejinha): Trabalhos dos alunos da oficina ministrada por Betânia Silveira, turma iniciante e avançada, em que a oficina foi um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção por modelagem manual. Estimulando o desenvolvimento das poéticas dos participantes, o curso buscou a compreensão da técnica como ferramenta que facilita a concretização das ideias.

Exposição da Oficina de Pintura – 8h às 20h (Hall da Reitoria): Mostra alguns trabalhos de alunos da oficina de Pintura e Técnicas Mistas ministrada pela Meg Roussenq, da turma iniciante e avançada, onde cada participante buscou trabalhar a investigação do olhar voltado para a pesquisa da própria produção. A construção dos trabalhos passa pelas diferentes formas de expressão em que desenho, pintura, escritura, fotografia, presentificam o auto retrato acéfalo.

Exposição da Oficina de Fotografia – 8h às 20h (Hall da Reitoria): Trabalhos resultantes de ensaios temáticos desenvolvidos pelos alunos da oficina de “Introdução à fotografia”, ministrada peça Rosana Cacciatore. Nas oficinas foram abordados aspectos históricos, estéticos e técnicos da fotografia.

SERVIÇO:

O QUÊ: Semana de Arte do DAC, com várias apresentações artísticas na UFSC.

QUANDO: Até 7de dezembro de 2012.

ONDE: Teatro da UFSC (teatro, música e cinema), Igrejinha e Hall da Reitoria (exposições de arte).

MAIS: A grade completa da programação, com dias, horários e locais das atrações, está disponível em www.dac.ufsc.br

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-9348 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

Bruna Andrade/acadêmica de Jornalismo/ estagiária no DAC/ SECULT/UFSC.

Tags: DACSemana de ArteUFSC