Primeiro TEDxUFSC acontece dia 23 de novembro

19/11/2012 12:20

Evento terá transmissão pela internet

Destinado a pessoas que gostam de compartilhar ideias e refletir, no dia 23 de novembro, a partir das 18h, acontece o primeiro TEDxUFSC, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria. O tema do encontro é “A coisa certa ou qualquer coisa?!”. “Vamos refletir sobre conceitos que são certos ou pensamos estar certos. Mas o que é certo?”, conta um dos organizadores do projeto na Universidade, o analista da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC/UFSC), Guilherme Arthur Geronimo.

O TEDx na UFSC faz parte de um plano maior. Segundo Guilherme, em abril deste ano, centenas de organizadores de TEDx se encontraram em Doha, no Qatar, e definiram uma meta: instituir um evento TEDx em cada universidade do mundo até abril de 2013. “É por este motivo que estamos fazendo este pré-evento. Como é o primeiro na UFSC, será apenas um aquecimento para o Big One, no fim do ano que vem”, afirma. As informações sobre o evento estão veiculadas no site www.tedx.ufsc.br e também na página do Facebook (facebook.com/tedxufsc).

Para organizar o TEDx na UFSC, os analistas da SeTIC Guilherme Arthur Geronimo, Crineu Tres e a designer formada pela UFSC, Ana Flávia Maestri, contam com a ajuda de organizadores do TEDxFloripa e com a comunidade do TEDxInBrazil. O evento acontecerá paralelamente à SEPEX, embora não esteja vinculado a ela.

Confira a programação:

18h – Credenciamento
19h – Bloco 1: Eu
20h – Bloco 2: Nós
21h – Bloco 3: Eles

Serão exibidos TED Talks gravados, selecionados pela organização para promover a troca de ideias, com coffee break entre os blocos. O evento será transmitido ao vivo pelo site.

O TED

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a “Ideias que Merecem Ser Espalhadas”. Surgiu em 1984 como conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Mais de 700 palestras estão disponíveis gratuitamente no site (www.ted.com) e já foram acessadas por milhões de pessoas do mundo todo. A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design – os principais e primeiros campos criativos e de pesquisa que foram escolhidos para representar possíveis melhorias para o futuro. Atualmente, a discussão cresce para diversos campos, como educação, ciências, negócios, artes e questões globais. O que vale para eles é o poder de transformar e melhorar o futuro, não importando formações.

O TEDx

No espírito de ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa TEDx – eventos locais, organizados de forma independente, comunitária e sem fins lucrativos e que reúnem pessoas para dividir experiências no estilo TED. O TEDx é a combinação de palestras ao vivo, vídeos de TEDTalks e performances artísticas que despertam conversas e conexões profundas.

Mais informações:

Guilherme Arthur – guilherme.geronimo@ufsc.br.

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom / UFSC
isadoracastanhel@gmail.com