Inscrições abertas para projeto de extensão Expressão Vocal e Consciência Negra

26/11/2012 11:44

Estão abertas até o dia 3 de dezembro as inscrições para o projeto de extensão “Expressão vocal e consciência negra”, que oferecerá aulas de expressão vocal para o canto integrada à consciência corporal, à consciência negra e à educação musical. O curso é gratuito e aberto para a comunidade interna e externa. As inscrições devem ser feitas pelo email vocalconsciencianegra@gmail.com. As aulas começam ainda este ano e acontecem todas as sextas-feiras, nas salas do Curso de Artes Cênicas no CCE. Serão dois horários: das 16h às 18h as aulas serão na sala 405 e das 19h30min às 21h30min serão na sala 401.

O projeto Expressão Vocal e Consciência Negra visa pesquisar a expressividade vocal, o canto e as sonoridades de músicas negras, com objetivos de resgate, construção de repertório, valorização da história e das culturas afrobrasileira, africana e diásporas, visando à integração humana. As ações deste projeto pretendem estimular a integração e o enriquecimento das relações étnicas na comunidade universitária, por via da promoção da igualdade racial no espaço acadêmico, pelo campo da arte. O objetivo geral é o de desenvolver a consciência negra através do canto. Os objetivos específicos são:

– Proporcionar dentro do campus universitário um espaço para a integração dos estudantes afrodescendentes;
– Propiciar aulas de canto, gratuitamente, à comunidade interna (os estudantes UFSC) e à comunidade externa;
– Propiciar um espaço de pesquisa das origens e das vertentes da cultura negra;
– Valorizar a expressividade vocal de origens afro-brasileiras, africanas e diásporas;
– Pesquisar e resgatar músicas e sonoridades afro-brasileiras, africanas e diásporas;
– Estudar e difundir a história destes povos através de sua produções musicais, levando apúblico através de apresentações musicais.

As aulas de canto e consciência negra serão ministradas pela idealizadora, criadora e argumentadora do projeto Roberta Cristina Araujo de Lima, nome artístico Roberta Lira. Cantora, professora de expressão vocal e de musicalização e estudante do Curso de Artes Cênicas da UFSC; também atua como bolsista do Projeto “Teatro Comunitário da UFSC”. A ministrante é é membro da comissão fundadora da Comissão do Coletivo Kurima – Estudantes Negras da UFSC, que incentivou, colaborou e fortaleceu a necessidade da implantação deste projeto na Universidade Federal de Santa Catarina, que conta com o apoio do mesmo nesta atividade. Este projeto de Extensão “Expressão vocal e consciência negra” está vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo na Arte, do Curso de Artes Cenicas da UFSC, coordenado pela Dra.profªJanaína Trasel Martins.

Mais informações:
– vocalconsciencianegra@gmail.com e