Divulga UFSC – 28/11/2012 – Edição 117

28/11/2012 12:03

Divulga UFSC 117

Inscrições abertas para novos membros da CPPD

Abertas até o próximo dia 30 as inscrições para a eleição dos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFSC, mandato 2013-2014. As eleições serão realizadas no dia 13 de dezembro, quinta-feira, e os professores deverão votar nos locais em que estão lotados. Confira o Edital e a Resolução 014CUN2008. Informações em cppd.ufsc.br/.

Linguística e Inglês promovem conferência sobre linguagem e neurociências

Os Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGLg) e de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da UFSC em parceria com o Comitê Internacional Permanente de Linguistas (CIPL) e o Instituto Max Planck de Psicolingüística (Nijmegen, Holanda), estão organizando a conferência “Linguagem e Neurociências”, a ser realizada de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2012, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. A língua do evento é o inglês e a programação pode ser consultada em www.nupffale.ufsc.br/langneuro/.

Reitora discute parcerias internacionais em evento do Grupo Coimbra

A reitora Roselane Neckel participa do IV Seminário Internacional e da V Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Os eventos acontecem dias 28, 29 e 30 de novembro, em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná. Um dos painéis programados será sobre “o ambiente normativo universitário: as IES e os desafios mundiais” Serão discutidas, ainda, as possibilidades de cooperação universitária com a região Andina, América do Norte e Europa.

Planeta Júpiter no Planetário da UFSC

As equipes do Planetário, do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e do Observatório da UFSC convidam a comunidade universitária para participar da observação da ocultação do planeta Júpiter pela Lua. O evento acontecerá no Planetário e Observatório da Universidade nesta quarta-feira, dia 28. Informações: (48) 3721-4133 ou planeta@cfh.ufsc.br.

Inscrições para transferências e retornos terminam hoje

Terminam hoje, 28, as inscrições para o edital de processo seletivo para Transferências e Retornos para vagas em cursos de graduação presenciais e educação a distância (EaD) da UFSC. Candidatos devem procurar as Secretarias das Coordenadorias de Cursos para fazer as inscrições, durante o horário de funcionamento (o edital apresenta os locais e horários de cada secretaria). As aulas iniciam no primeiro período letivo de 2013. Informações: Departamento de Administração Escolar (DAE): (48) 3721-6553.

Lançamento de “Delírio de Damasco” no CCE

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, junto com a Cultura e Barbárie, editora cooperativa de estudantes e ex-estudantes da UFSC, promovem hoje, 28, às 18h30min, na Sala  Drummond (CCE/Bloco B), o lançamento do livro “Delírio de Damasco”, de  Veronica Stigger, No evento, a autora lerá um poema inédito e o livro será apresentado por Flávia Cera. Informações: www.culturaebarbarie.org/lancamentoddd.html.

Encerrado o curso Aposenta-ação

A Coordenadoria de Capacitação de Pessoas encerrou no último dia 26 as atividades do curso Aposenta-ação, ministrado pela professora Dulce Helena Soares e destinado aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC e aos servidores dos órgãos integrantes da unidades SIASS/UFSC. No encerramento, participação da Secretária de Gestão de Pessoas, Neiva Gasparetto Cornélio, da diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, Bernadete Quadro Duarte e da coordenadora de Capacitação de Pessoas, Elizabete Gomes.

Robótica promove aula de demonstração dos novos robôs

O Laboratório de Robótica da UFSC promove nesta quinta-feira, 29 de novembro, aula de demonstração de seus novos robôs e uma discussão aberta sobre novos avanços em robótica. Serão abordados temas em desenvolvimento, bem como os avanços do grupo de pesquisa nas áreas de robótica industrial e automação em uma discussão aberta. O evento inicia às 9h no Inovalab, localizado no Sapiens Park – Canasvieiras – Florianópolis. Confira no canal do YouTube do Laboratório alguns vídeos dos robôs desenvolvidos.

“Ensinar comunicação” será lançado nesta quarta

O livro “Ensinar Comunicação: desafios pedagógicos no ensino de Jornalismo e Publicidade”, organizado pelo professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia Política da UFSC, e por Samuel Lima, professor visitante do Curso de Jornalismo da UFSC, será lançado nesta quarta-feira,  dia 28,  a partir das 17h30min (e até às 20h), na Livraria Livros & Livros, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Além dos organizadores estarão presentes outros autores do livro: Nara Marques Soares, Álvaro Diaz, Gastão Cassel, Lígia Zuculoto e Taís Dassoler.

Ciência sem Fronteiras e outras bolsas na UFSC

A equipe do Nuffic Neso Brazil estará na universidade na segunda-feira, dia 3 de dezembro, nas Salas Goiabeira e Laranjeira – Centro de Eventos e Cultura às 14h, para uma apresentação sobre o ensino superior holandês e as oportunidades de bolsas. Informações: info@nesobrazil.org, (61) 3041-6094. Contato: sinter@contato.ufsc, 3721-8224.

Tags: Divulga UFSC