Divulga UFSC – 23/11/2012 – Edição 115

23/11/2012 12:16

Divulga UFSC 115

11ª Sepex: Programação cultural desta sexta-feira

Programação cultural da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC desta sexta-feira tem ciranda popular, dança do ventre, seresta e grupo de dança folclórica. A Sepex é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. A visita aos estandes pode ser feita até amanhã, da 24.  Hoje, 23, das 9h às 19h, e no sábado, das 9h às 13h. Leia mais. Acompanhe também a programação especial da TV UFSC em www.youtube.com/tvufsc.

11ª Sepex: minicursos ainda têm vagas

Alguns minicursos programados para esta sexta-feira e sábado ainda estão recebendo inscrições. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site ou presencialmente, com nome completo e CPF para emissão do certificado após a conclusão da atividade. Confira a lista completa de minicursos: inscricoes1.sepex.ufsc.br/.

Inscrições para transferências e retornos de alunos de graduação

O Departamento de Administração Escolar da UFSC divulgou o edital de processo seletivo para Transferências e Retornos para vagas em cursos de graduação presenciais e educação a distância (EaD). As inscrições podem ser feitas de 19 a 28 de novembro de 2012, junto às Secretarias das Coordenadorias de Cursos.  São 2.603 vagas para graduação presencial e 516 para cursos a distância. A distribuição é feita de acordo com três formas de ingresso:- transferência interna (mudança de turno, de habilitação do mesmo curso e troca de curso, troca de pólo/EaD ou modalidade/EaD/Presencial – presencial/EaD ), retorno de aluno-abandono da UFSC;-transferência externa;- retorno graduado (graduados na UFSC ou em outras instituições de ensino superior).Informações: (48) 3721-6553.

“Quem faz 100 anos ou +” apresenta Dickens e Nelson Rodrigues

Programação de hoje, 23, do “Quem faz 100 anos ou +” promove as palestras sobre Luiz Gonzaga, às 9h e outra sobre Charles Dickens, às 14h, ambas no Auditório da Reitoria. À noite, haverá a apresentação da peça “A Falecida” de Nelson Rodrigues, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 20h. Confira a programação completa do evento aqui.

Equipe da UFSC disputa campeonato de Baja SAE

A UFSC é uma das instituições que competirá com dois carros, nomeados carinhosamente pela equipe de Jaguar e Puma, da décima edição do Baja SAE Brasil Regional Sul, que  acontece entre hoje, 23, e domingo, 25,  , na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Em torno de 20 equipes apresentarão os seus protótipos de carros off-road, projetados por estudantes de engenharia. Informações: www.saebrasil.org.br/, www.baja.ufsc.br/.

Ciência e linguagem em debate hoje no Templo Ecumênico

O seminário “Ciência e Linguagem – os limites do conhecimento” será ministrado por Airton Deppmann, professor e pesquisador da USP e pesquisador do CERN/LHC (a “máquina do fim do mundo”, responsável pelas pesquisas do bóson de Higgs ” partícula de Deus”), às 18h30min, no Templo Ecumênico da UFSC.Deppmann integrou a equipe do  trabalhou do LHC ( Grande Colisor de Hádrons) do CERN.

A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, no Teatro da UFSC

Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta um novo espetáculo: Hamlet, de Willian Shakespeare, na versão primeiro in-quarto (1603), que nunca foi encenada no Brasil, tradução do professor do CCE José R. OShea, com apoio de pesquisa da Associação Nippo Catarinense. A produção é do Grupo Pesquisa Teatro Novo DAC/Secult/UFSC) com direção de Carmen Fossari. Local: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont. Dias 23, 24 e 25/11 às 20h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência no DAC/Teatro da UFSC. Havendo lugares livres, novos ingressos serão liberados na hora do espetáculo. Veja mais em www.dac.ufsc.br.

TEDxUFSC terá transmissão via internet

Acontece hoje, 23, a partir das 18h, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria, o primeiro TEDxUFSC, O tema do encontro é “A coisa certa ou qualquer coisa?!”. “Vamos refletir sobre conceitos que são certos ou pensamos estar certos. Mas o que é certo?”, conta um dos organizadores do projeto na Universidade, o analista da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC/UFSC), Guilherme Arthur Geronimo. No evento serão exibidos TED Talks gravados, selecionados pela organização para promover a troca de ideias, com coffee break entre os blocos. A programação será transmitida ao vivo.

Obras no Campus Joinville

Esta semana teve início a montagem da estrutura de concreto pré-fabricado do primeiro edifício do Campus Joinville. O Bloco 1 comportará salas de aula, laboratórios de ensino e auditório com área total de 10.000m². A finalização desta etapa está prevista para janeiro/2013. A empresa Proaço Indústria Metalúrgica Ltda é a responsável pela montagem da estrutura.

UFSC participa de evento no México

O secretário-adjunto de Relações Internacionais da UFSC, André Ramos, acaba de chegar do México onde representou a reitora Roselane Neckel no XII Colóquio de Gestão Universitária, realizado na cidade de Veracruz. O evento – que reuniu mais de 260 pessoas – aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro e teve como tema “Gestão da Internacionalização, da Vinculação e da Cultura na Educação Superior”. Ramos ministrou uma conferência sobre a internacionalização da UFSC no painel “Gestão da Internacionalização”.

Tags: Divulga UFSC