Semana UFSC – De 15 a 19 de outubro de 2012

12/10/2012 08:24

Semana UFSC

Veja os eventos que acontecem na UFSC na semana de 15 a 19 de outubro de 2012

AVISOS

Inscrições de simpósios temáticos para o Seminário Internacional Fazendo Gênero 10

Até o dia 15 de outubro estão abertas as inscrições de simpósios temáticos para o Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Com o tema Desafios Atuais dos Feminismos, o Seminário será realizado em Florianópolis entre 16 e 20 de setembro de 2013. Informações: www.fazendogenero.ufsc.br.

Inscrições para mestrado em Relações Internacionais

Os interessados em participar do processo de seleção do Mestrado em Relações Internacionais devem se inscrever até 15 de outubro. Informações: ppgri.ufsc.br.

Inscrições para o mestrado profissional em Administração Universitária

A coordenação do Mestrado Profissional em Administração Universitária da UFSC divulgou o Edital do Processo Seletivo, com inscrições abertas até o dia 19 de outubro. O curso oferece 30 vagas para ingresso em março de 2013. Informações: 3721-6525 ou ppgau.ufsc.br.

Colégio de Aplicação da UFSC lança Edital de Sorteio para novos alunos

O Colégio de Aplicação da UFSC lançou o edital de sorteio para novos alunos para o ano letivo de 2013. As inscrições vão de 15 de outubro a 16 de novembro de 2012 pelo site www.ca.ufsc.br. Durante o período de inscrições, o Colégio de Aplicação disponibilizará equipamentos para aqueles que não dispõem de acesso à internet, nos horários de 7h30min às 18h. O sorteio será realizado no dia 4 de dezembro e os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro no site e na portaria do Colégio. Informações: 3721-9527.

Inscrições abertas para ser fiscal do Vestibular 2013

A Coperve abriu as inscrições para selecionar colaboradores para atuar na fiscalização do Vestibular UFSC 2013. Podem se inscrever servidores docentes, técnico-administrativo, aluno de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e aluno de Graduação, desde que atendam aos requisitos do edital. As inscrições vão até o dia 28 de outubro e as provas do vestibular vão ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2012. Informações: 3721-9200 e coperve.ufsc.br.

Doação para o Projeto Além da Pele

O projeto é mantido pelos alunos de Administração Empresarial da UDESC e tem como objetivo melhorar as condições de atendimento na ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Os alunos estão recebendo doações que serão usadas na compra de equipamentos e outros itens necessários, como macas, kits para refeição e cadeiras para acompanhante. As doações devem ser feitas até o dia 21 de outubro. Informações: www.projetoalemdapele.com.br ou captacao@projetoalemdapele.com.br.

Prêmio Startup Universitária 2012

As inscrições para participar do Prêmio Startup Universitária 2012 vão até o dia 21 de outubro. O prêmio tem como objetivo mobilizar os estudantes em uma competição que destaque projetos empreendedores de jovens. Informações: www.startupuniversitaria.com.br.

DIA A DIA

Segunda-feira, 15 de outubro

  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

A semana apresenta programação com oficinas, exibição de filmes, visitas a laboratórios, painéis, palestras e seminários. O objetivo é mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. A temática desse ano é Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza. De 15 a 19 de outubro, no campus da UFSC. Informações: semanact.mct.gov.br.

  • 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

O evento integrará o 3º Seminário de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPE), IFC Sombrio, 2º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI), IFSC Criciúma, 2ª Semana Acadêmica da UFSC Araranguá, e o 3º Salão de Iniciação à Pesquisa, Extensão e Inovação (SIPEI), IFSC Araranguá. Dias 15 e 16 de outubro, no IFSC Campus Criciúma. Informações: (48) 3462-500 ou www.criciuma.ifsc.edu.br

  • SECCOM 2012

O SECCOM 2012 contará com a presença das empresas Microsoft, Amazon e Nokia para discutir o temaCloud Computing. Também estão programadas palestras, apresentações de laboratórios de pesquisa, minicursos e painéis. Entre 15 e 19 de outubro. Informações: seccom.pet.inf.ufsc.br ou pet@inf.ufsc.br.

  • Curso Fragmentação florestal e geoprocessamento

Os doutores Luiz Fernando Vianna e Sarita Borges de Fáveri ministram o curso Fragmentação florestal e geoprocessamento. De 15 a 26 de outubro. Informações: eventospetbio@gmail.com.

Terça-feira, 16 de outubro

  • Ciclo Leituras Contemporâneas com Bernardo Kucinski

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, o ciclo Leituras Contemporâneas com Bernardo Kucinski é um conjunto de conferências abertas ao grande público, gratuitas e voltadas à discussão e reflexão. A primeira delas aborda A crise financeira mundial. Dia 16 de outubro, às 10 horas, no Auditório Henrique da Silva Fontes do Centro de Comunicação e Expressão. Informações: posjor.ufsc.br.

Quarta-feira, 17 de outubro

  • Curso “A teoria marxista do jornalismo” – Adelmo Genro, sua atualidade e seus limites

O curso, ministrado por Elaine Tavares, integra o II Circuito de Cursos Livres e Gratuitos promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Dias 17 e 18 de outubro, das 8h às 12h, no Auditório da Economia do Centro Sócio Econômico (CSE). Informações: 3721-6483 ou www.iela.ufsc.br.

  • VII Conferência de Crítica Jurídica

A conferência apresenta os seguintes eixos temáticos: Pluralismo Jurídico e Novo Constitucionalismo na América; Crítica Jurídica na América Latina; Pedagogia Crítica do Direito; Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais; Trabalho, Capital e Direito; Direitos Humanos e Cidadania; Interculturalidade e Decolonialidade; Recursos Naturais e Territórios; Criminologia Crítica na América Latina; Direito e Marxismo e Direito e anarquismo. Dias 17, 18 e 19 de outubro, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). Informações: www.criticajuridica.ufsc.br.

  • Pós-Graduação em Antropologia promove ciclo de palestras

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC promove um ciclo de palestras com Jean Segata, apresentando O Duplo-Cego da Antropologia, e Rita de Cácia Oenning, que aborda o tema Entre Jaguares e Avatares: performances de crianças indígenas na cidade de São Gabriel/Rio Negro. Dia 17, às 16h30, na sala 111 do Departamento de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Informações: 3721-9714, antropos@cfh.ufsc.br ou www.antropologia.ufsc.br.

  • Apresentação dos estudos Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis

O Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, juntamente com a ONG Floripa Amanhã, promove a apresentação que conta com a palestra do oceanógrafo Alexandre Mazzer. Dia 17 de outubro, às 18h30, no Auditório de Arquitetura da UFSC.

  • 10° CertForum

O 10º CertForum é um evento gratuito com apresentações de artigos acadêmicos sobre pesquisa científica ou tecnológica relacionados com a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A UFSC participará da mesa de abertura do segundo dia do evento. Dias 17 e 18 no Centrosul. Informações: certforum.iti.gov.br.

  • 22º Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC)

O 22º SIC faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo MCT do Governo Federal. De 17 a 19 de outubro. Informações: www.sic.ufsc.br.

Quinta-feira, 18 de outubro

  • Debate O Estado Laico

O Núcleo de Estudos de História da América Latina (Nehal) promove o debate O Estado Laico com a advogada Elza Galdino. Dia 18 de outubro, às 18h30, na sala 10 do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Informações: rampinelli@globo.com.

Sexta-feira, 19 de outubro

  • Sarau Boca de Cena

Sarau Boca de Cena integra música, poesia, teatro, dança, artes plásticas e visuais. É um projeto de extensão que leva artistas da UFSC e da comunidade para se apresentar para alunos da escola pública, incentivando as produções artísticas na escola. Dia 19 de outubro, às 15h, na Escola Estadual Getúlio Vargas. Informações: sites.google.com/site/saraubocadcena.

CULTURA E LAZER

Lançamento do livro O fantástico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes

O lançamento integra a Feira de Livros da UFSC e conta com a presença de Gelci José Coelho (Peninha) como convidado para comentar a obra. A feira funciona de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro e oferece descontos de até 70% nos livros. O lançamento do livro de Franklin Cascaes será no dia 17 de outubro, às 16h30, na praça da cidadania (em frente à reitoria da UFSC). Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.

Exibição do filme Nosferatu, uma sinfonia do horror

A exibição faz parte do projeto Cinema Mundo e terá Cláudia Regina Nichnig como convidada para debater a obra Nosferatu, uma sinfonia de horror, de Friedrich Wilhelm. Dia 18 de outubro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.

PRÓXIMOS EVENTOS
Outubro

  • II Jornada Histórica PET. Tema História, mídia e sociedade de controle: a luta pela democratização da informação. Dias 22, 23 e 24 de outubro. Informações:www.pethistoriaufsc.wordpress.com.
  • 8º Seminário de Cidades Fortificadas. O evento é uma iniciativa da UFSC e do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla. Pesquisadores e mantenedores de fortes e fortalezas discutirão temas como captação de recursos, educação patrimonial, turismo cultural, pesquisas, divulgação, arqueologia e preservação. De 22 a 26 de outubro, no Forte de Copacabana (RJ). Informações: www.8seminariocidadesfortificadas.blogspot.com.br.
  • X Semana de Aquicultura da UFSC. Mini-cursos, oficinas, palestras, apresentação de pesquisas e discussões voltadas à problemática do cotidiano do produtor. De 22 a 26 de outubro no Centro de Ciências Agrárias e na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Epagri). Informações: www.semaqui.com.br.
  • Encontro Festivo da Terceira Idade. No evento haverá a participação do grupo As Cenéticas, do grupo Gente da Terra, da poetisa Osmarina Maria de Souza e do grupo Seresta, além de bingo, teatro e sorteio de brindes. A contribuição, no valor de R$ 5,00, será destinada a compra de equipamentos como cadeira de rodas e andadores. Dia 24 de outubro, das 14h às 18h, no Paula Ramos Esporte Clube. Informações: 3721-2987 ouwww.amagufsc.org.br.
  • Homenagem ao NETI. A Assembléia Legislativa de Santa Catarina fará Ato Solene em Homenagem aos 30 Anos do Núcleo de Estudos da Terceira idade (NETI). Dia 24 de outubro, às 19 horas, no Auditório da Assembléia Deputada Antonieta de Barros. Informações: neti.ufsc.br.
  • Lançamento do livro Pensar em não ver: escritos sobre a arte do visívelA obra de Jacques Derrida será lançada dia 24 de outubro, às 16h30, na praça da cidadania (em frente ao prédio da reitoria da UFSC). O lançamento integra a Feira de Livros da UFSC que oferece descontos de até 70% nos livros, funcionando de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro. Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.
  • Círculo de Leitura homenageia Harry Laus. A Professora Zahidé Muzart e o artista plástico João Otávio Neves são os convidados que introduzirão a conversa sobre Harry Laus. O encontro será transmitido ao vivo pelo Laboratório de Ensino a Distância da UFSC no endereço: tvled.egc.ufsc.br/aovivo. Dia 25 de outubro, às18h30, na Sala de Projeção Harry Laus da Biblioteca Central. Informações: portalbu.ufsc.br/circulo-de-leitura.
  • Enade 2012. O período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é de 25 de outubro a 25 de novembro. As provas serão realizadas dia 25 de novembro. O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Informações: enadeies.inep.gov.br.
  • 4ª edição do Ufsctock. Entre 25 e 28 de outubro. Apresentações gratuitas de bandas, artes visuais, audiovisuais, entre outras. Informações: ufsctock.com/artesintegradas.
  • Confraternização do dia do servidor público. Os convites para a festa devem ser retirados até o dia 22 de outubro pelos filiados ao Sintufsc. No dia do evento é obrigatório apresentar o convite e documento com foto. Os filiados poderão trazer dependentes de até 21 anos. Dia 27 de outubro, às 18h30, na sede do Sintufsc. Informações: 3721-9220.
  • Fórum Youth to Business. A 3ª edição do Fórum Youth to Business (Y2B) tem como temática Paixão, Talento e Carreira: Qual é o seu Dream Job?. O evento conta com a participação de empresas como Google e Petrobras. Dia 27 de outubro, às 13h30, no Auditório do Centro de Cultura e Eventos. Informações:y2bflorianopolis.akamido.com.
  • Sessão informativa sobre Ciência sem Fronteiras para o Reino Unido. O British Council, em parceria com a Universities UK, instituição responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido, promoverá uma sessão informativa para alunos da UFSC. Nesta sessão os estudantes interessados em realizar intercâmbio no Reino Unido através das bolsas do Ciência sem Fronteiras poderão tirar dúvidas diretamente com representantes do British Council e das universidades britânicas. Dia 30 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Tecnológico.

Novembro

  • Exibição do filme Frankenstein. O filme dirigido por James Whale será discutido pela professora Gizelle Kaminski Corso e integra o projeto Cinema Mundo. Dia 1º de novembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.
  • I Seminário Catarinense em Defesa do SUS. Dias 5 e 6 de novembro no Auditório da Reitoria da UFSC.
  • I Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Políticas Públicas. Tema Direitos Fundamentais e Políticas Públicas: desafios intersetoriais no contexto brasileiro. Serão realizadas conferências e exposição de trabalhos acadêmicos. Entre 5 e 7 de novembro, em Balneário Camboriú. Informações:www.avantis.edu.br/jornada.
  • V Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística. Entre 07 e 09 de novembro na UFSC. Informações: www.sinpel.pbworks.com.
  • Exibição do filme A Ilha das Almas PerdidasO projeto Cinema Mundo promove a exibição do terror A Ilha das Almas Perdidas. Aglair Bernardo, professora do Curso de Cinema UFSC, discutirá a obra logo após a exibição. Dia 8 de novembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações:portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.
  • Militância e Academia nas Publicações Feministas. O evento propõe o diálogo e o intercâmbio entre publicações feministas acadêmicas e militantes no Brasil, a reflexão no campo de estudos de gênero, a troca de experiências, o fortalecimento das redes existentes, o incremento de novas publicações, o debate sobre políticas editoriais e a ampliação do campo dos estudos de gênero. Dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Informações: refe.paginas.ufsc.br/evento-20-anos-ref.
  • Simpósio Arqueologia, Memória e História IndígenaEntre 07 e 09 de novembro. Informações:leia.ufsc.br/simposio
  • VII Workshop de Editoração Científica. Tema A Internacionalização dos periódicos científicos. Juntamente com o Workshop estão previstos: I SCOPE (Seminário do COPE – Committee On Publication Ethics), VI SSEP (Seminário Satélite para Editores Plenos) e III ENB (Encontro Nacional de Bibliotecários). De 11 a 14 de novembro no Costão do Santinho. Informações: www.abecbrasil.org.br.
  • 16ª edição do Farmapolis. Estão programados cursos, seminários, discussões, oficinas e conferências, além de exposição de trabalhos científicos com relatos de experiências. De 7 a 11 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: farmapolis.org.br.
  • Curso O Esporte, as Práticas Corporais e a saúde na perspectiva da libertação e emancipação popular latino-americanaPaulo Capela, Cristiane Ker de Melo e Edgar Matiello ministram o curso que integra o II Circuito de Cursos Livres e Gratuitos, promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Dias 19 (das 8h às 12h e das 14h às 17h) e 20 de novembro (das 8h às 12h), no Auditório da Economia do Centro Sócio Econômico (CSE). Informações: 3721-6483 ou www.iela.ufsc.br.
  • I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática. O evento pretende discutir a relação entre a literatura e os meios digitais, dando ênfase ao processamento informático de linguagens. De 20 a 22 de novembro no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Informações:simposiodeliteratura@gmail.com ou www.simposioliteraturainformatica.ufsc.br.
  • Tribunal Simulado do Código Ambiental Catarinense. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco, o evento tem como principal objetivo proporcionar a análise técnica-jurídica a respeito da constitucionalidade da Lei Estadual nº 14.675/09, chegando ao julgamento simulado da ADI nº 4252. Dias 20 e 21 de novembro. Informações: www.gpda.ufsc.br.
  • 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). A SEPEX reúne trabalhos desenvolvidos na universidade em uma mostra científica aberta ao público, com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Entre 21 e 24 de novembro. Informações:sepex.ufsc.br ou 3721-9915.
  • 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC. O seminário acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, no Auditório da Reitoria da UFSC. A inscrição para a Mostra de Games pode ser feita até 04 de novembro; a inscrição para os demais participantes até 18 de novembro. Informações: www.nupdiscurso.cce.ufsc.br/eventos.
  • Jornada Latino-Americana de direito e meio ambiente. Tema Desafios para a Conservação e uso sustentável da Biodiversidade. O evento é internacional e tem como objetivo proporcionar o debate científico acerca dos principais desafios e perspectivas para a proteção e uso sustentável da biodiversidade através da contribuição de juristas latino-americanos e europeus. Dias 22 e 23 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Informações: www.gpda.ufsc.br.
  • Exibição do filme Crimes na Rua MorgueA sessão integra o projeto Cinema Mundo e terá George França, professor Colégio de Aplicação, como convidado para realizar o debate do filme. Dia 22 de novembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.
  • TEDxUFSC. O TEDx é um programa criado pelo TED, uma conferência anual que acontece nos Estados Unidos, sem fins lucrativos. O TEDx acontece em diversos países, combinando palestras ao vivo, vídeos de TEDTalks e performances artísticas que visam despertar discussões sobre educação, ciências, negócios, artes, tecnologia. Dia 23 de novembro na UFSC. Informações: www.ted.com/tedx.
  • IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Tema Avanços para a identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade. De 26 a 29 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.ixsbee.com.br ou 3721-9460.
  • Curso Teórico-Prático sobre Espectrometria Atômica. O Laboratório de Espectrometria Atômica do Departamento de Química da UFSC organizará, entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro, o Curso Teórico-Prático sobre Espectrometria Atômica. O curso abordará fundamentos e aplicações das técnicas de espectrometria de absorção atômica (AAS) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Informações: www.qmc.ufsc.br/cursoAAS e aas2012@contato.ufsc.br.
  • Exibição do filme O dia em que a Terra parouO projeto Cinema Mundo convida Fernanda Müller para debater, logo depois de exibir, a obra O dia em que a Terra parou. Dia 29 de novembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.
  • Curso “A história da Nação Latino-Americana” – o olhar de Jorge Abelardo RamosWaldir José Rampinelli, professor de História da UFSC, ministra o curso. A oficina é promovida pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e integra o II Circuito de Cursos Livres e Gratuitos. Dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório da Economia do Centro Sócio Econômico (CSE). Informações: 3721-6483 ou www.iela.ufsc.br.

Dezembro

  • Beijing University of Chemical Technology visita UFSC. A UFSC receberá a visita de uma delegação da Beijing University of Chemical Technology (BUCT). A comitiva chinesa deseja apresentar a BUCT e o College of Life Science and Technology, além de discutir a possibilidade de firmar um acordo de cooperação da UFSC com o Confucius Institute (ensino de chinês para estrangeiros). Dia 3 de dezembro, das 9h às 12h. Informações: www.sinter.ufsc.br ou 3721-8224.
  • Exibição do filme Guerra dos mundosApós a exibição do filme, Joana Vieira Borges debaterá a obra. Dia 6 de dezembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.
  • Exibição do filme InfâmiaO drama, dirigido por William Wyler, integra o projeto Cinema Mundo e terá Maise Caroline Zucco, doutoranda em História, como convidada para discussão. Dia 13 de dezembro, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC. Informações: portalbu.ufsc.br/cinema-mundo.
Confira o clipping de notícias da UFSC na Mídia www.clipping.ufsc.br
Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br
Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook