Divulga UFSC – 30/10/2012 – Edição 99

30/10/2012 11:57

Divulga UFSC 99

Pré-Vestibular oferece Simulado Enem Online

O curso Pré-Vestibular da UFSC/SED oferece até às 18h desta quarta-feira, 31, o Simulado Enem online.  Inicialmente a prova é exclusiva para os alunos do Pré-vestibular da UFSC/SED. O teste estará disponível para a comunidade a partir do dia 1º de novembro (quinta-feira), e poderá ser realizado por qualquer interessado. A realização do Simulado do Enem Online deve ser feita diretamente no site www.prevestibular.ufsc.br.

Congresso da Anpet debate transporte e mobilidade

Promovido pelo Campus da UFSC de Joinville da UFSC, o XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (XXVI ANPET), iniciado no último dia 28, debate até 1º de novembro aspectos técnicos, gerenciais, políticos, ambientais, econômicos e sociais relativos a todas as modalidades de transporte. Também discute problemas enfrentados por administradores, operadores e usuários dos diferentes sistemas de transportes, bem como uma visão sistêmica da problemática contemporânea do setor.

História do Brasil é tema do Jornalismo em Debate hoje

O “Jornalismo em Debate” desta terça, 30/10, apresenta o tema “A História que a mídia conta ou reconta”. O programa, que vai ao ar a partir das 16h com uma hora e meia de duração, será transmitido pelo site da Rádio Ponto UFSC – (www.radio.ufsc.br) – e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM (http://radio.joinville.sc.gov.br/). Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.

Pacto de Mobilidade de Barcelona

A UFSC promove amanhã, 31/10, quarta-feira, das 8h às 12h, a palestra “Pacto de Mobilidade de Barcelona”, com o arquiteto e professor Francesc Ventura, da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC/Espanha). O evento será realizado no auditório João Ernesto Escosteguy Castro, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS/UFSC). Informações: (48) 3721-7765 ou liseane.thives@ufsc.br.

Implante coclear é tema de eventos gratuitos

A UFSC realiza no dia 9 de novembro, às 8h, o III Fórum Catarinense de Implante Coclear e o III Encontro de Implante Coclear do Hospital Universitário (HU), no auditório da Assembleia Legislativa de SC. Pela primeira vez os dois eventos vão ser realizados concomitantemente, devido à parceira entre Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e HU/UFSC. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 1° de novembro. São 450 vagas. Informações (48) 3381-2408, 3381-2404 e 3381-2417 (com Juliana, Stela ou Gisele) ou pelo site www.fcee.sc.gov.br/.

Contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental

“Contribuições de Paulo Freire para a Educação Ambiental” é o título da palestra que Juliana Torres profere no dia 8 de novembro, no Auditório do CED/UFSC, às 18h30min. Torres é Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (1999), Mestre em Educação (2002), Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2010) e Pós-doutoranda em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. Contatos: pet_bioufsc@hotmail.com.

II Seminário “A Voz e a Cena”

O grupo de pesquisa “Práticas e Poéticas Vocais” promove, de 14 a 17 de novembro, em Florianópolis, o II Seminário A Voz e a Cena. A coordenação é das professoras Janaina Trasel Martins (DALi/UFSC) Daiane Dordete Steckert Jacobs (CEART/UDESC). O evento terá em sua programação palestras, oficinas e apresentações artísticas. Confira a programação completa: vozecena.wix.com/vozecena.

Inglês para iniciantes a partir de textos escritos

O curso será realizado sempre das 15h às 16h30min, de 8/11 a 13/12 no CCE, Bloco B, sala 307, 3º andar e abordará questões gerais da língua inglesa como recurso ao aperfeiçoamento, desenvolvidas, principalmente a partir de textos escritos de gêneros textuais diversificados. As inscrições são gratuitas. Informações:48-9911-7097.Contato:Iliane Tecchio, ilianet21@yahoo.com.br   ou iliane.tecchio@gmail.com.

Colégio de Aplicação lança edital de sorteio para novos alunos

O Colégio de Aplicação (CA/UFSC) lançou edital de sorteio para novos alunos para o ano letivo de 2013. As inscrições vão até 16 de novembro de 2012 pelo site www.ca.ufsc.br. Interessados devem preencher o formulário e enviar pela internet para o Colégio de Aplicação, além de imprimir o comprovante de inscrição. Confira todas as informações no Edital.  Durante o período de inscrições, o Colégio de Aplicação disponibilizará equipamentos para aqueles que não têm acesso à internet, nos horários de 7h30min às 18h. Informações: (48) 3721-9527.

Minicurso Matlab Avançado

O PET Matemática promove dias 07/11 das 18h30min às 21h; 14/11 e 21/11 das 18h30min às 20h10min, sala CCM2 do CFM, o Minicurso Avançado de MatLab,  que será ministrado pela professora Melissa Weber Mendonça, do Departamento de Matemática. As inscrições devem ser realizadas no PET Matemática até o dia 06/11.  São 24 vagas para computadores do laboratório e 06 vagas para notebook (especificar na inscrição). Valor da inscrição: R$20,00 para estudantes de Matemática e R$30,00 para os demais cursos, mais 1 kg de alimento não perecível. Os participantes receberão certificados emitidos pelo DPE de 06 horas. Contato: eduardohiru@gmail.com.

Tags: Divulga UFSC