Divulga UFSC – 26/10/2012 – Edição 97

26/10/2012 12:23

Divulga UFSC 97

Seminário “Pesquisa sobre a Sociobiodiversidade”

Continua na UFSC, no Auditório do CFH/UFSC, o Seminário Pesquisa sobre a Sociobiodiversidade nas Universidades de Conservação Federais de SC. Hoje, 26, a partir das 14h, painel sobre “Possibilidades de financiamento das pesquisas, com Kátia Torres Ribeiro, Coordenadora de Apoio à Pesquisa – DIBIO/ICMBio, representantes da Fapeu e Fapesc. O encerramento acontece às 17h30min com apresentação dos grupos e encaminhamentos finais. Informações: cidneto1@hotmail.com.

Professor da Administração é eleito presidente do FNCE

O professor Mauricio Fernandes Pereira, do Departamento de Ciências da Administração, foi eleito presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). A posse ocorreu nesta terça, 23 de outubro, na Plenária da 39ª Edição do evento nacional, em Florianópolis. O FNCE é a entidade máxima no Brasil sobre educação e representa todos os Conselhos Estaduais de Educação do Brasil. Contatos: mfpcris@gmail.com e mpereira@cse.ufsc.br.

Reitora participa de encontro do CRUB em Brasília

A reitora Roselane Neckel participou nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília, da 82ª a Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).  Este ano o tema do encontro –foi “a superação dos desafios no Sistema Brasileiro de Educação Superior frente às atuais políticas públicas e programas em desenvolvimento”. A reunião contou com a participação dos reitores que integram o Conselho, membros do governo federal e das entidades representativas dos segmentos universitários, que discutiram as questões estratégicas para o desenvolvimento, modernização e fortalecimento da educação, ciência, tecnologia e inovação no país.

Ciclo de palestras do PPGAs reúne pesquisadores

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC vem realizando desde outubro o Ciclo de Palestras do PPGAS. O evento, organizado pela professora Alicia Castells, coordenadora do Programa, e pelas pós-doutorandas Jeana Santos e Raquel Mombelli, é realizado sempre às 16h30 das quartas-feiras, na sala 111 do Departamento de Antropologia, no Centro de Filosofia e Humanas (CFH). Informações: jeanasantos@terra.com.br.

Dia do Servidor Público

“Responsabilidade Cidadã e Função Pública” é o tema central da solenidade que será realizada no próximo dia 31/10, a partir das 8h3omin, no auditório da Reitoria, para marcar o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28/10.  A programação prevê ainda posse de novos funcionários, cerimônia de aposentadoria e apresentações culturais.

Edital para seleção de acadêmicos de Direito

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para preenchimento de seis vagas destinadas a estudantes de Direito. Os acadêmicos farão estágio na área jurídica e administrativa da universidade. Os alunos interessados deverão inscrever-se no Gabinete da Reitoria até o dia 1 de novembro/2012.Os candidatos deverão ter conhecimento nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil e ter noções de Direito Penal (crimes contra a administração pública).O edital pode ser conferido aqui e a ficha de inscrição, aqui.Informações: Secretaria Especial de Aperfeiçoamento Institucional (SEAI) – (48) 3721-8416.

Marco regulatório e exploratório de produção

A Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento promove na terça-feira, 30 de outubro, a palestra com o professor Albino Ribeiro, da Universidade Petrobrás, com o tema “Marco regulatório e exploratório de produção”. A palestra acontece às 17h, no auditório João Ernesto Escosteguy Castro, da Engenharia de Produção.  Interessados podem se inscrever neste site. Informações:
Professor Paulo Mauricio Selig – (48) 3721-2462.

Sistema de Informações Geográficas na UFSC

Discussão sobre uma visão de utilização corporativa dos Sistemas de Informações Geográficas na UFSC e discussões sobre possíveis implementações dessa visão. Dia 30/10, das 9 às 12h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Informações: Gabriela Ippoliti, gippoliti@img.com.br, (12)3946-8937.

Atendimento psicológico para estrangeiros

A Clínica Intercultural, projeto de extensão do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC, oferece atendimento psicológico especializado e direcionado a pessoas que passam por experiências migratórias e podem apresentar estado de vulnerabilidade psíquica. O serviço é oferecido a alunos da UFSC e à comunidade externa e é prestado na língua materna do estrangeiro. Os atendimentos são gratuitos e realizados no Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), localizado no prédio novo do CFH. Os agendamentos devem ser feitos por email: psicologia.intercultural@gmail.com.Informações:lucienne.borges@ufsc.br ou marciojibrin@gmail.com.

Jornada de Estudos Francófonos

Será realizada nos próximos dias 30 e 31 de outubro, das 8h30 às 11h30, no Auditório Henrique Fontes (CCE-B), a I Journées d’Études Francophones, organizado professores e alunos do curso de Letras Francês da UFSC. Seu objetivo é compartilhar experiências e debater temas relacionados à formação, ao ensino e às perspectivas para os futuros profissionais.Público-alvo: alunos da graduação de Letras Francês e demais interessados.  Inscrições gratuitas no local, a partir das 8h (em ambos os dias). Informações: André Luís Leite, andreluisleite13@gmail.com, journeesufsc.blogspot.com.br/.

Tags: Divulga UFSC