Encontro discute tecnologias de rede em instituições de ensino

04/10/2012 15:00

Participaram da abertura do evento Sérgio Luis Gargioni (Fapesc), Beatriz Augusto de Paiva (Proplan), Edison Mello (Setic), João Rufino de Sales (Ciasc) e Eduardo Grizende (RNP)

Na manhã desta quinta-feira, dia 4 de outubro, gestores de Tecnologia da Informação (TI) e técnicos de rede do estado se reuniram no auditório Professor João Ernesto Esconeguy Castro no Centro Tecnológico da UFSC para o I Workshop de Tecnologia de Redes. O evento tem como objetivo apresentar e discutir a atual cobertura de rede em instituições e planejar ações futuras na área. A UFSC está conectada às diversas instituições de ensino superior da região por meio da Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa (REMEP) de Florianópolis.

O evento integrou representantes dos diversos órgãos envolvidos com o Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em Santa Catarina, como a REMEP. A rede utiliza 384 km de pares de fibras próprias para ligar as instituições ao Ponto de Presença em três cidades (Florianópolis, Palhoça e São José), além da conexão sem fio (wireless), que liga a rede a locais de difícil acesso, como a Ilha de Anhatomirim. O PoP de Santa Catarina se localiza na Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) da UFSC.

O Workshop foi aberto com uma palestra ministrada pelo superintendente da SETIC Edison Tadeu Lopes Melo. Ele relatou o processo histórico, iniciado em 1989, que levou a Universidade a atingir a velocidade na rede atual de 20 Gbps (dois links de 10 Gigabits por segundo). Edison afirmou que em cerca de dois anos mais um ciclo se encerra e será necessário aumentar a velocidade novamente. “Quem sabe uns 40 ou 100 giga”.

Edison acredita que é necessário criar redes municipais, semelhantes à REMEP, em outros locais do estado. Para Carlos Zanchin, representante da Rede Catarinense de Ciência e Tenologia (RCT), a RNP deve investir na banda larga em instituições em cidades menores. Assim seria possível conectar centros de ensino do mesmo município com o auxílio da RCT. Por meio de convênios, o órgão atende a instituições como escolas públicas e hospitais. Só em setembro deste ano a RCT investiu mais de R$ 215 mil em pontos em rede.

O evento busca integrar os diferentes segmentos da área com a promoção de um tema para cada dia da programação. “Redes de alto desempenho para a comunidade de educação, pesquisa e inovação no estado de Santa Catarina” é o assunto do primeiro dia, e na sexta-feira o foco muda para “Avanços tecnológicos e serviços que as instituições já estão habilitadas a utilizar”.

Mais informações sobre o evento em: http://www.pop-sc.rnp.br/wtr/2012/index.php ou sobre o Pop em: http://www.pop-sc.rnp.br/

Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom/UFSC
muricibalbinot@gmail.com