Semana UFSC – 1º a 5 de outubro

28/09/2012 18:05
Semana UFSCProdução da Agência de Comunicação (Agecom) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.semana.ufsc.br | De 01 a 07 de outubro de 2012
AVISOS

Inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) expedidos por universidades estrangeiras. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereçowww.revalida.inep.gov.br, até o dia 1º de outubro. O Revalida 2012 compreenderá duas etapas, sendo a primeira escrita e a segunda de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório.

Abertas as inscrições para o APOSENTA-AÇÃO

A Coordenadoria de Capacitação de Pessoas informa que, até o dia 4 de outubro, estão abertas as inscrições para o módulo de capacitação APOSENTA-AÇÃO, destinado aos servidores docentes e técnico-administrativos que estão próximos de se aposentar. Este módulo visa possibilitar ao servidor condições para refletir sobre o processo enquanto uma nova fase da vida, bem como o trabalho a ser desenvolvido na UFSC até o momento da aposentadoria. Inscrições: www.sgca.ufsc.br/web.

Inscrições para o curso Gênero e Diversidade na Escola

O período de inscrição para o curso Gênero e Diversidade na Escola foi prorrogado até o dia 5 de outubro. Serão ofertadas 300 vagas para professores da rede pública de ensino de Santa Catarina, sendo 50 vagas para cada cidade: Araranguá, Florianópolis, Itapema, Palmitos, Pouso Redondo e Praia Grande. O curso é gratuito e as inscrições devem ser enviadas para o e-mail gde.ufsc.2012@gmail.com. Informações:www.ead.ufsc.br.

Inscrições abertas para candidatos à direção do CED e CDS

Os interessados em concorrer ao cargo de diretor e vice-diretor do Centro de Ciências da Educação (CED) devem se inscrever junto à secretaria de direção do centro até as 18h do dia 10 de outubro. Já as inscrições para os candidatos à direção do Centro de Desportos (CDS) devem ser feitas por requerimento à Comissão Eleitoral, em duas vias, até as 17h do dia 17 de outubro e protocoladas na secretaria do centro. Informações: 3721-9336 (direção do CED) e 3721-9217 (direção do CDS).

Inscrições para equipe Vento Sul

A equipe Vento Sul está com processo seletivo aberto para as seguintes áreas: mecânica-naval, financeiro, logística, elétrica-eletrônica, automação e comunicação. A equipe é tricampeã nacional e representante da América Latina no campeonato mundial de barcos movidos a energia solar. As inscrições podem ser feitas até 7 de outubro. Informações: www.barcosolar.ufsc.br.

Inscrições para o I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática

Os interessados em participar do simpósio devem se inscrever até o dia 10 de outubro. O evento acontecerá entre 20 e 22 de novembro e pretende discutir a relação entre a literatura e os meios digitais, dando ênfase ao processamento informático de linguagens. Informações: simposiodeliteratura@gmail.com.

Inscrições para mestrado em Relações Internacionais

Os interessados em participar do processo de seleção do Mestrado em Relações Internacionais devem se inscrever no período entre 17 de setembro e 15 de outubro. Informações: www.ppgri.ufsc.br.

Inscrições para Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem

Estão abertas até 22 de outubro as inscrições para o Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem. São 17 vagas destinadas aos enfermeiros que atuam em hospitais de ensino da rede pública e aos credenciados pela Secretaria de Estado da Saúde. Informações: www.mpenf.ufsc.br.

Processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Física da UFSC

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado em Física podem ser feitas até o dia 31 de outubro. A prova será realizada no dia 12 de novembro. Informações:www.ppgfsc.posgrad.ufsc.br.

DIA A DIA

Segunda-feira, 1º de outubro

  • Conferência com o embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França

O embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França realiza conferência onde serão discutidas As conquistas e desafios da integração econômica regional. Dia 1º de outubro, às 10 horas, no Salão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Informações: www.ppgri.ufsc.br.

Terça-feira, 2 de outubro

  • III Semana Acadêmica de Relações Internacionais

Estarão presentes na Semana o embaixador Fernando José Marroni de Abreu, o professor Marcos Troyjo, o diplomata Paulo Roberto Almeida e outros profissionais da área de relações internacionais. Estão programadas palestras, debates e exibição de documentários. De 2 a 5 de outubro, no auditório da reitoria da UFSC. Informações: www.semanari.ufsc.br.

  • V Colóquio de História e Arte

A quinta edição do Colóquio reúne pesquisadores para apresentar e discutir resultados de pesquisas que contemplam implicações metodológicas da pesquisa e da reflexão sobre o tema das utopias na história. De 2 a 4 de outubro no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Informações:www.labharte.paginas.ufsc.br.

  • Semana A Integração Começa por Nós

A semana é uma comemoração dos 20 anos do Acordo de Cooperação Acadêmico Cultural Brasil-Argentina (Projeto Córdoba), do qual participam os alunos do Colégio Aplicação. Estão programados debates, apresentações de trabalhos, encontro de ex-intercambistas e exposição de materiais que foram utilizados e produzidos por intercambistas e professores durante os 20 anos do projeto: reflexões, desenhos, fotos, artigos e objetos pessoais. De 2 a 5 de outubro. Informações: www.iela.ufsc.br.

Quarta-feira, 3 de outubro

  • 5ª Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática (FERMAT)

A FERMAT é uma atividade do PET Matemática, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e conta com espaço para jogos, desafios e curiosidades acerca desta ciência. Dia 3 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.pet.mtm.ufsc.br.

  • Votação das chapas do Apufsc

A votação das chapas que concorrem na eleição para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) ocorre no dia 3 de outubro. Informações: www.apufsc.ufsc.br.

  • Seminário sobre Conservação da Dyckia distachya

O seminário compreende palestras, apresentação de vídeo e mesa de discussão, nas quais serão apresentados os resultados do Programa de Reintrodução da Dyckia distachya, espécie de bromélia nativa da região da bacia hidrográfica do Rio Uruguai. Dia 3 de outubro no auditório do Hotel Mercure Convention. Informações: www.baesa.com.br.

  • III Mostra Acadêmica de Artes cênicas

No dias 3, 4 e 5 de outubro acontece a III Mostra Acadêmica de Artes cênicas (MAÇÃ). A mostra conta com oficinas e apresentações dos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC.

  • Lançamento do livro Cage e a poética do silêncio

 

O lançamento do livro Cage e a poética do silêncio, de Alberto Heller, integra a Feira de Livros da UFSC. Na mesma sessão, Grace Torres e Lilian Nakahodo autografam CD comemorativo ao centenário do compositor revolucionário e poeta norte-americano John Cage, inventor da chamada “música aleatória”. Dia 3 de outubro, a partir das 16h30, na praça da cidadania (em frente ao prédio da Reitoria da UFSC). A Feira oferece descontos de até 70% nos livros, estando aberta de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro. Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.

 

Quinta-feira, 4 de outubro

  • Reuniões de Conselhos de Centro

As reitoras da UFSC, juntamente com os pró-reitores, participam de reuniões dos Conselhos de Centro e apresentam o relatório dos primeiros 120 dias da gestão no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas(CFM). Dia 4 de outubro, às 10h no Auditório do Departamento de Química no CFM e às 14h no Auditório do CCE.

Sexta-feira, 5 de outubro

  • Defesa de dissertação de Milena Argenta

Milena Argenta, mestranda e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), defende seu trabalho intitulado Marcas da etnicidade – indumentária e pertença étnica no Curoca, sudoeste de Angola. Dia 5 de outubro, às 14 horas, no auditório do Centro de Educação (CED). Informações:www.cfh.ufsc.br.

  • Palestra gratuita

A professora Cristiane Ker ministra a palestra Integrando consciência e expressão pelo movimento. Dia 5 de outubro, às 8h30, no Auditório do Hospital Universitário. Informações: liliete@ccs.ufsc.br ou 3721-9712.

CULTURA E LAZER

Exposição Ticuna em dois tempos prorrogada até 24 de novembro

A exposição Ticuna em dois tempos, que está sendo realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, foi prorrogada até 24 de novembro. A mostra faz um paralelo entre objetos indígenas dos Ticuna coletados pelo antropólogo Sílvio Coelho durante os anos 60 e a coleção do artista plástico Jair Jacmont reunida na década de 70. O museu funciona de segunda a sexta-feira (fechado às terças) das 10h às 17h. Informações: ufsc.mu.museologia@gmail.com.

Feira do Livro da EdUFSC

A Feira acontece na praça da cidadania ( em frente ao prédio da Reitoria da UFSC) e oferece descontos de até 70% nos livros, estando aberta de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro. Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.

Lançamento do livro A História de Hermes

Paulo César Simões-Lopes, professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, é autor do livro A História de Hermes. A obra será lançada no dia 4 de outubro, às 19 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. Informações: lamaqsl@ccb.ufsc.br.

PRÓXIMOS EVENTOS
Outubro

  • 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações: www.cobrac.ufsc.br.
  • VI Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos de Direitos Autorais e Informação (GEDAI) da UFSC e tem como temática Direitos Autorais e Economia Criativa: perspectivas para o desenvolvimento. Dias 8 e 9 de outubro, na Capela Santa Maria em Curitiba. Informações: www.direitoautoral.ufsc.br.
  • Relançamento da obra Contos Gauchescos. Dia 10 de outubro, às 16h30, a EdUFSC relança a obra Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto, marcando o centenário da primeira edição do clássico da literatura sulista. Haverá sessão de autógrafos com Cláudio Cruz, organizador da obra. O relançamento integra a Feira de Livros da UFSC que oferece descontos de até 70% nas obras e funciona de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro. Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.
  • 2º Fórum Nacional de Paranormalidade e Mediunidade. Dia 13 de outubro no Centro de Eventos e Cultura da UFSC. Informações: www.3milenio.org.
  • 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. O evento integrará o 3º Seminário de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPE), IFC Sombrio, 2º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI), IFSC Criciúma, 2ª Semana Acadêmica da UFSC Araranguá, e o 3º Salão de Iniciação à Pesquisa, Extensão e Inovação (SIPEI), IFSC Araranguá. Dias 15 e 16 de outubro, no IFSC Campus Criciúma. Informações: (48) 3462-500 ou www.criciuma.ifsc.edu.br.
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). De 15 a 19 de outubro. A semana apresenta programação com oficinas, exibição de filmes, visita ao Parque Viva Ciência e Planetário para os alunos do ensino fundamental da rede pública; além de seminários, apresentações, painéis e palestras para os alunos do ensino médio e da graduação. Tema principal Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza. Informações: www.semanact.mct.gov.br.
  • 22º Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC). De 17 a 19 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O 22º SIC faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo MCT do Governo Federal. Informações: www.sic.ufsc.br.
  • VII Conferência de Crítica Jurídica. Dias 17, 18 e 19 de outubro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE). Informações: www.criticajuridica.ufsc.br.
  • Lançamento do livro O fantástico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes. Dia 17 de outubro, às 16h30, na praça da cidadania (em frente a reitoria da UFSC). O lançamento integra a Feira de Livros da UFSC e conta com a presença de Gelci José Coelho (Peninha). A feira funciona de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro e oferece descontos de até 70% nos livros. Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.
  • II Jornada Histórica PET. Dias 22, 23 e 24 de outubro. Tema História, mídia e sociedade de controle: a luta pela democratização da informação. Informações: www.pethistoriaufsc.wordpress.com.
  • 8º Seminário de Cidades Fortificadas. O evento é uma iniciativa da UFSC e do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla. Pesquisadores e mantenedores de fortes e fortalezas discutirão temas como captação de recursos e parcerias, educação patrimonial e turismo cultural, estudos e pesquisas, divulgação e difusão, arqueologia e preservação. De 22 a 26 de outubro, no Forte de Copacabana (Rio de Janeiro). Informações: www.8seminariocidadesfortificadas.blogspot.com.br.
  • X Semana de Aquicultura da UFSC. Mini-cursos, oficinas, palestras, apresentação de pesquisas e discussões voltadas à problemática do cotidiano do produtor. De 22 a 26 de outubro no Centro de Ciências Agrárias e na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Epagri). Informações:www.semaqui.com.br.
  • Lançamento do livro Pensar em não ver: escritos sobre a arte do visível. A obra de de Jacques Derrida será lançada dia 24 de outubro, às 16h30, na praça da cidadania (em frente ao prédio da reitoria da UFSC). O lançamento integra a Feira de Livros da UFSC que oferece descontos de até 70% nos livros, funcionando de segunda a sexta, até o dia 25 de outubro. Informações: 3721-9605, 3721-9408, 3721-9686 e 3721-8507.
  • Encontro Festivo da Terceira Idade. No evento haverá a participação do grupo As Cenéticas, do grupo Gente da Terra, da poetisa Osmarina Maria de Souza e do grupo Seresta, além de bingo, teatro e sorteio de brindes. A contribuição, no valor de R$ 5,00, será destinada a compra de equipamentos como cadeira de rodas e andadores. Dia 24 de outubro, das 14h às 18h, no Paula Ramos Esporte Clube. Informações: 3721-2987 ou www.amagufsc.org.br.
  • Enade 2012. O período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é de 25 de outubro a 25 de novembro. As provas serão realizadas dia 25 de novembro. O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Informações: enadeies.inep.gov.br.
  • 4ª edição do Ufsctock, entre os dias 25 e 28 de outubro. Apresentações gratuitas de bandas, artes visuais, audiovisuais, entre outras.
  • Confraternização do dia do servidor público. Os convites para a festa devem ser retirados até o dia 22 de outubro pelos filiados ao Sintufsc. No dia do evento é obrigatório apresentar o convite e documento com foto. Os filiados poderão trazer dependentes de até 21 anos. Dia 27 de outubro, às 18h30, na sede do Sintufsc. Informações: 3721-9220.
  • Sessão informativa sobre Ciência sem Fronteiras para o Reino Unido. O British Council, em parceria com a Universities UK, instituição responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido, promoverá uma sessão informativa para alunos da UFSC. Nesta sessão os estudantes interessados em realizar intercâmbio no Reino Unido através das bolsas do Ciência sem Fronteiras. poderão tirar dúvidas diretamente com representantes do British Council e das universidades britânicas. Dia 30 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Tecnológico.

Novembro

  • Kukli – Theatral Circo da Rússia. Pela primeira vez no Brasil, o Theatral Circo da Rússia apresenta seus 40 artistas entre acrobatas, contorcionistas, malabaristas e equilibristas. Além das performances do homem-mola, Valeria Markova, Duet Konfuz, trio rola-rola, homem-balão e outros. Dia 4 de novembro, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
  • V Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística. Entre 07 e 09 de novembro na UFSC. Informações: www.sinpel.pbworks.com.
  • Militância e Academia nas Publicações Feministas. O evento propõe o diálogo e o intercâmbio entre publicações feministas acadêmicas e militantes no Brasil, a reflexão no campo de estudos de gênero, a troca de experiências, o fortalecimento das redes existentes, o incremento de novas publicações, o debate sobre políticas editoriais e a ampliação do campo dos estudos de gênero. Dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Informações:www.refe.paginas.ufsc.br.
  • Simpósio Arqueologia, Memória e História Indígena. Entre 07 e 09 de novembro. Informações:leia.ufsc.br/simposio.
  • 16ª edição do Farmapolis. De 7 a 11 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão programados cursos, seminários, discussões, oficinas e conferências, além de exposição de trabalhos científicos com relatos de experiências. Informações: farmapolis.org.br.
  • I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática. O evento pretende discutir a relação entre a literatura e os meios digitais, dando ênfase ao processamento informático de linguagens. De 20 a 22 de novembro na UFSC. Informações:simposiodeliteratura@gmail.com.
  • Tribunal Simulado do Código Ambiental Catarinense. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco, o evento tem como principal objetivo proporcionar a análise técnica-jurídica a respeito da constitucionalidade da Lei Estadual nº 14.675/09, chegando ao julgamento simulado da ADI nº 4252. Dias 20 e 21 de novembro. Informações: www.gpda.ufsc.br.
  • 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). Entre 21 e 24 de novembro. A SEPEX reúne trabalhos desenvolvidos na universidade em uma mostra científica aberta ao público, com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Informações: sepex.ufsc.br ou 3721-9915.
  • 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC. O seminário acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, no Auditório da Reitoria da UFSC. A submissão de resumos pode ser feita até 30 de setembro; a inscrição para a Mostra de Games até 04 de novembro; a inscrição para os demais participantes até 18 de novembro. Informações: www.nupdiscurso.cce.ufsc.br/eventos.
  • Jornada Latino-Americana de direito e meio ambiente. Tema Desafios para a Conservação e uso sustentável da Biodiversidade. O evento é internacional e tem como objetivo proporcionar o debate científico acerca dos principais desafios e perspectivas para a proteção e uso sustentável da biodiversidade através da contribuição de juristas latino-americanos e europeus. Dias 22 e 23 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Informações: www.gpda.ufsc.br.
  • TEDxUFSC. O TEDx é um programa criado pelo TED, uma conferência anual que acontece nos Estados Unidos, sem fins lucrativos. O TEDx acontece em diversos países, combinando palestras ao vivo, vídeos de TEDTalks e performances artísticas que visam despertar discussões sobre educação, ciências, negócios, artes, tecnologia. Dia 23 de novembro na UFSC. Informações:www.ted.com/tedx.
  • IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. De 26 a 29 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Tema Avanços para a identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade. Informações: www.ixsbee.com.br ou 3721-9460.

Dezembro

  • Beijing University of Chemical Technology visita UFSC. A UFSC receberá a visita de uma delegação da Beijing University of Chemical Technology (BUCT). A comitiva chinesa deseja apresentar a BUCT e o College of Life Science and Technology, além de discutir a possibilidade de firmar um acordo de cooperação da UFSC com o Confucius Institute (ensino de chinês para estrangeiros). Dia 3 de dezembro, das 9h às 12h. Informações: www.sinter.ufsc.br ou 3721-8224.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebook

Para receber ou deixar de receber este informativo, clique aqui.

Tags: 1 a 5 de outubrosemana UFSCUFSC