Semana UFSC – 10 a 16 de setembro de 2012

06/09/2012 17:06

 

Semana UFSC

AVISOS

Inscrições para o curso de AutoCAD 2012

As inscrições serão realizadas no dia 10 de setembro, das 13 horas às 18 horas, no Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET/ECV). Para se inscrever é necessário estar cursando ou ter concluído “Desenho Técnico I” ou equivalente e não ter cursado ou estar cursando “Ferramentas Computacionais aplicadas a Engenharia Civil” ou equivalente. As aulas iniciam dia 11 de setembro, no Laboratório de Ciências Geodésicas (LABCIG) do Departamento de Engenharia Civil da UFSC. Informações no site do PET/ECV ou pelo telefone (48) 3721-9940.

Inscrição para apresentar case ou vídeo no 2º Fórum Internacional da Juventude Lixo Zero

As inscrições para apresentar case ou vídeo sobre gestão de resíduos no 2º Fórum Internacional da Juventude Lixo Zero podem ser feitas até o dia 16 de setembro. Serão escolhidos 12 cases e um vídeo como vencedores. Informações: zerowastemeeting.org.

Inscrições para o Prêmio Santander Universidades 2012

Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para quatro categorias do Prêmio Santander Universidades 2012: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Guia do Estudante. A iniciativa, que tem como objetivo o reconhecimento e apoio à comunidade acadêmica e seus projetos inovadores para a sociedade, distribuirá mais de R$ 1 milhão em prêmios, além da concessão de bolsas de estudos Ibero-americanas e na Babson College (EUA). A participação em qualquer categoria é gratuita e todos os inscritos ganharão um curso online de Empreendedorismo, produzido pela Babson College. Informações: www.santander.com.br.

Inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Estudantes do ensino médio, da graduação, da pós-graduação, especialistas, mestres e graduados podem submeter uma redação, artigo científico ou projeto ao 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro. Informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Trabalhos jornalísticos e científicos podem concorrer ao II Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina

Repórteres de TV e pesquisadores que tenham trabalhos sobre espécies nativas de Santa Catarina podem se candidatar ao II Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina. A inscrição deve ser feita até o dia 28 de setembro no site plataforma.fapesc.sc.gov.br. Serão aceitas publicações científicas de alunos de pós-graduação, professores ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de Santa Catarina. As reportagens de TV devem ter sido veiculadas nos últimos dois anos (até 20 de julho de 2012) por jornalistas estabelecidos no estado e com registro profissional. Só serão aceitas grandes reportagens para TV com mais de dois minutos e no mínimo três fontes (uma delas obrigatoriamente científica). Informações: premiobio2012@fapesc.sc.gov.br.

Publicação na revista Texto Digital

A submissão de artigos, dossiês temáticos, entrevistas e resenhas para publicação na revista Texto Digital, podem ser feitas até o dia 05 de novembro. “Texto Digital” é um periódico eletrônico de publicação semestral vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL).

Inscrições para o 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC

As inscrições para participar do 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC podem ser feitas até o dia 18 de novembro. O seminário acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, no Auditório da Reitoria da UFSC. Informações: www.nupdiscurso.cce.ufsc.br/eventos ou spg.ufsc@gmail.com.

Processo seletivo para ingresso de refugiados nos cursos de graduação presenciais da UFSCar

Até o dia 2 de outubro, estão abertas as inscrições do processo seletivo para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais da UFSCar. Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato comprove a condição de refugiado, por meio de documentação comprobatória emitida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça. Informações no site da UFSCar.

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 10 de setembro

  • Curso “Células-tronco: aspectos básicos e biotecnológicos”

Promovido pelo programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC. No período entre 10 e 21 de setembro. Informações: lacert.ufsc.br ou (48) 3721-6905.

  • Assembleia da Associação dos Geógrafos Brasileiros

Em pauta a avaliação da gestão 2010/2012, prestação de contas e processo eleitoral. Dia 10 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

  • Palestra de Abertura do Programa de Capacitação de Futuros Engenheiros NEO Empresarial

O Programa de Capacitação de Futuros Engenheiros NEO Empresarial abre as inscrições para o Processo Seletivo. No dia 10, haverá a Palestra de Abertura, 12h40min, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, Bloco A. A Palestra explicará o modelo de capacitação do grupo e contará com a presença de um ex-integrante que atualmente atua na área de consultoria.
Mais Informações: www.neo.ufsc.br / www.facebook.com/NEOEmpresarial

Terça-feira, 11 de setembro

  • Congresso internacional Sustentabilidade e Biodiversidade

Congresso internacional Sustentabilidade e Biodiversidade: Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento após a Rio+20 Hotel Quinta da Bica D´Água, Florianópolis. Informações e inscrições: www.emae.ufsc.br.

Quarta-feira, 12 de setembro

  • I SEGESC

A SEGESC (Semana de Estudos Geológicos de Santa Catarina) acontece entre 12 e 15 de setembro. Na programação do evento estão minicursos, palestras e uma saída de campo ministrada por Luiz Carlos da Silva. Informações: segesc.paginas.ufsc.br.

Quinta-feira, 13 de setembro

  • Debate entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis

O debate é promovido pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro em parceria com UFSC, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Associação dos Magistrados Catarinenses, OAB/SC e a União Catarinense dos Estudantes. Dia 13 de setembro, às 19 horas, no Auditório do Centro de Eventos da UFSC. Informações: www.caxif.ufsc.br.

  • I Jornada Brasileira de Pesquisa em Condições Crônicas

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (Nucron). Dias 13 e 14 de setembro na UFSC. Informações: www.nucron.ufsc.br.

  • Seminário “A produção contemporânea de alimentos para a humanidade: impasses e desafios”

Coordenação do professor Clarilton Ribas (UFSC), com participação dos professores Fábio Dal Soglio (UFRGS), Rubens Onofre Nodari (UFSC) e Sérgio Pinheiro (EPAGRI). Dia 13 de setembro, às 14h30, no auditório B do prédio da Fitotecnia CCA.

Sexta-feira, 14 de setembro

  • Formatura de Administração EaD.

Centro de Cultura e Eventos, às 19h e 30min. Informações no site do setor de Formaturas da UFSC.

Sábado, 15 de setembro

  • Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20

A UFSC realizará uma audiência pública para apresentação dos resultados do trabalho do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20. Dia 15 de setembro, a partir das 9 horas, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. Informações no site do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20.

 

CULTURA E LAZER
O Teatro Mágico

A Cia Musical O Teatro Mágico apresenta seu novo disco “A Sociedade do Espetáculo”. Dia 16 de setembro, às 21 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.oteatromagico.mus.br.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Setembro

  • Assembleia Geral da APG. Dia 17 de setembro, às 15h30 no auditório do Centro Sócio Econômico (CSE). Informações: apgufsc@gmail.com ou apgufsc.blogspot.com.br.
  • 11ª Semana do Jornalismo da UFSC. Com minicursos, discussões, palestras, exibição de documentários, web conferências e debates. De 17 a 21 de setembro, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Informações: www.semanadojornalismo.ufsc.br.
  • 46° Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos.Tema central “Sexualidade”. Dias 17, 18 e 19 de setembro no Centro de Eventos da UFSC.
  • Inscrições para mestrado em Relações Internacionais.Os interessados em participar do processo de seleção do Mestrado em Relações Internacionais devem se inscrever no período de 17 de setembro a 15 de outubro. O edital está disponível pelo site. Informações: ppgri@contato.ufsc.br
  • 46° Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos. Tema central “Sexualidade”. Dias 17, 18 e 19 de setembro no Centro de Eventos da UFSC.
  • Inscrições para mestrado em Relações Internacionais.Os interessados em participar do processo de seleção do Mestrado em Relações Internacionais devem se inscrever no período de 17 de setembro a 15 de outubro. O edital está disponível pelo site. Informações: ppgri@contato.ufsc.br.
  • 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Promovido pelo Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA). Entre 17 e 19 de setembro. Informações: www.labimha.ufsc.br.
  • Stand Up do humorista Diogo Portugal. Dia 30 de setembro, às 20 horas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.c5producoes.com.

Outubro

  • 5ª Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática (FERMAT). Dia 3 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A FERMAT é uma atividade do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e conta com espaço para jogos, desafios e curiosidades acerca desta ciência. Informações: www.pet.mtm.ufsc.br.
  • 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações: www.cobrac.ufsc.br.
  • 2º Fórum Nacional de Paranormalidade e Mediunidade. Dia 13 de outubro no Centro de Eventos e Cultura da UFSC. Informações: www.3milenio.org.
  • 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. O evento integrará o 3º Seminário de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPE), IFC Sombrio, 2º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI), IFSC Criciúma, 2ª Semana Acadêmica da UFSC Araranguá, e o 3º Salão de Iniciação à Pesquisa, Extensão e Inovação (SIPEI), IFSC Araranguá. Dias 15 e 16 de outubro, no IFSC Campus Criciúma. Informações: (48) 3462-500 ou www.criciuma.ifsc.edu.br.
  • 22º Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC). De 17 a 19 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O 22º SIC faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo MCT do Governo Federal. Informações: www.sic.ufsc.br.
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). De 15 a 21 de outubro. Tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Informações no site do evento.
  • VII Conferência de Crítica Jurídica. Dias 17, 18 e 19 de outubro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE). Informações www.criticajuridica.ufsc.br.
  • II Jornada Histórica PET. Dias 22, 23 e 24 de outubro. Tema “História, mídia e sociedade de controle: a luta pela democratização da informação”. Informações: www.pethistoriaufsc.wordpress.com.
  • Enade 2012. O período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é de 25 de outubro a 25 de novembro. As provas serão realizadas dia 25 de novembro. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Informações: www.portal.inep.gov.br/enade.
  • 4ª edição do Ufsctock. Entre os dias 25 e 28 de outubro. Apresentações gratuitas de bandas, artes visuais, audiovisuais, entre outras.

Novembro

  • UFSC Surf Festival. Previsto para o dia 03 de novembro, com possível alteração da data devido à greve. O UFSC Surf Festival é um evento na praia, cujo objetivo é a integração acadêmica e o envolvimento dos alunos com esportes, artes e conscientização ambiental. Informações: ufscsurffestival@gmail.com.
  • 16ª edição do Farmapolis. De 7 a 11 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão programados cursos, seminários, discussões, oficinas e conferências, além de exposição de trabalhos científicos com relatos de experiências. Informações: farmapolis.org.br.
  • 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). Entre 21 e 24 de novembro, na Praça da Cidadania (em frente à reitoria da UFSC). A SEPEX reúne trabalhos desenvolvidos na universidade em uma mostra científica aberta ao público, com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Informações: sepex.ufsc.br/ ou (48) 3721-9915.
  • IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. De 26 a 29 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Tema “Avanços para a identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade”. Informações: www.ixsbee.com.br, (48) 3721-9460 ou contato@ixbee.com.br.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Twitter
Facebook