Divulga UFSC – 1/8/2012 – Edição 37

01/08/2012 11:52

PIBID abre inscrições para bolsa de iniciação à docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) abre nesta quarta-feira, 1/8, o processo seletivo simplificado voltado para estudantes de Licenciatura em Educação Física, História, Geografia e Letras Espanhol. As inscrições vão até 10 de agosto. A seleção consistirá da análise da carta de motivação, do desempenho acadêmico e da entrevista a ser marcada pelo Coordenador de Área.  Confira a documentação exigida e demais regras no EDITAL Nº 01/PIBID-UFSC/2012.

Reitora participa de eleições na Andifes

A reitora Roselane Neckel participa hoje, 1/8, da 103ª reunião extraordinária do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Na pauta, além da discussão do orçamento das universidades federais para 2012 e 2013 e a greve nas federais, estão as eleições para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e homologação do Diretório Nacional. A posse da nova diretoria está agendada para hoje, logo após a divulgação do resultado do pleito.

Diretor de projetos representa a UFSC no Japão

O professor Elias Machado, Diretor do Departamento de Projetos de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), foi indicado pela reitora Roselane Neckel para representar a UFSC na missão do Programa Ciência sem Fronteiras, no Japão. Entre as instituições visitadas estão o Instituto Shibaura de Tecnologia e as Universidades de Tóquio, Kyoto, Yokohama e Osaka. A missão brasileira – organizada pelo Grupo de Universidades de Coimbra, pela CAPES e pelo CNPq, com o apoio do Itamaraty – conta com a participação de representantes de 30 universidades.

MEC lança edital para criar 60 novos grupos PET

Professores e estudantes da UFSC podem enviar até o dia 30 de agosto propostas para a criação de novos grupos junto ao Programa de Educação Tutorial (PET).  A iniciativa é do MEC, por meio da SESu  e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão  (SECADI). Um dos objetivos do edital é o de criar grupos PET que possam elevar a qualidade da formação dos estudantes de graduação, diminuir a evasão, promover o sucesso acadêmico e valorizar a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. O edital prevê a criação de até 60 novos grupos. Clique para o edital.

CAPES vai apoiar laboratórios interdisciplinares

A CAPES lançou o edital Edital 035/2012 do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE).  É uma oportunidade para os professores dos cursos de licenciaturas proporem a criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores.  As propostas podem ser enviadas até 12 de agosto de 2012. De acordo com o edital, os laboratórios são espaços em que é possível desenvolver metodologias para inovação na prática pedagógica, elaboração de materiais didáticos interdisciplinares para o uso das tecnologias da informação e comunicação e a articulação dos programas da CAPES relacionados à Educação Básica.

Calendário das atividades da greve

Hoje, 1/8, às 14h, reunião dos TAEs da reitoria; às 16h, oficinas sobre as 30 horas com representante do IFSC na reitoria. Amanhã, quinta-feira, 2/8, às 8h30min, Conselho de Unidade do CCS; às 9h, no auditório da reitoria, assembleia que tem a carreira como principal ponto de pauta (participação de representante a Fasubra). Às 16h, também na reitoria, reunião da comissão unificada (TAEs, estudantes e professores) sobre o reinício do semestre.

Tags: Divulga UFSC