Curso de férias: “Motores à combustão interna: Teoria e Prática”

20/07/2012 18:26

Estão abertas as inscrições para o curso “Motores à combustão interna: Teoria e Prática”, que acontece de 24 a 27 de julho, no Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET – bloco B da Engenharia Mecânica do campus da Trindade).

Com um total de 20 horas (sempre das 14h às 19h, da terça à sexta), o curso possibilita que os alunos entendam como funciona os motores de carros e motos. “Trazemos noções básicas para que as pessoas possam interpretar as condições dos motores. Esse conteúdo – teoria das máquinas térmicas – é inclusive tema de concursos e provas de vestibulares”, afirma o professor e coordenador dos trabalhos Gilson Maia. Na linguagem técnica, serão utilizados, para as aulas práticas, motores de automóveis e motocicletas do ciclo Otto e estacionários do ciclo Diesel, além de grupo gerador e bancada de dissipação elétrica e analisadores de eletroinjetores automotivo (máquina para limpeza de bicos injetores KX-Tron nexotron KX 494).

O curso é voltado não só a alunos de graduação de todas as áreas, mas também à comunidade externa, tendo capacitado mais de 500 alunos, desde que foi ministrado pela primeira vez, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) de 2003. O conteúdo também é bastante útil para quem trabalha com carros, e já foi lecionado a funcionários de diversos postos de gasolina.

As inscrições, no valor de R$195 – incluindo CD com vídeos e apostila completa -, devem ser feitas no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) ou presencialmente, na própria Fapeu, com Claiton (das 13h30 às 17h30, fone 3721-4309) ou ainda com o professor Gilson (gilsonmaia@labcet.ufsc.br, 9986-2843 (TIM) e 3721-9390, ramal 210).

EMENTA:
– Introdução Teórica: Conceito e divisão de máquinas térmicas; Motores à Combustão Interna dos Ciclos Otto e Diesel, Ciclos 2t e 4t, Combustíveis; óleos lubrificantes; arrefecimento.
– Atividades Práticas: Desmontagem completa, Montagem e Regulagem de Motores Otto 4t a álcool e gasolina; Regulagem do ponto de ignição de motores Otto 4t; substituição de correias; Exame de um Motor Ciclo Diesel; Desmontagem de um motor Otto 4t de motocicleta CG 125.

CALENDÁRIO:
– (24/07) – Terça-Feira: Introdução Teórica, interpretação do avanço do ponto de ignição para um motor Otto 4t, início desmontagem dos motores álcool e gasolina; Trabalhos com os motores a álcool e gasolina (desmontagem e limpeza);
– (25/07) – Quarta-Feira: Interpretação de falhas e quebras dos motores (“fundido”); Limpeza dos motores e inicio da montagem. (introdução a lubrificação e recuperação dos motores. Retífica.); Montagem e regulagem dos motores;
– (26/07) – Quinta-Feira: Exame dos motores Diesel, Combustíveis e Sistemas de Injeção; Motores de motocicletas desmontagem, regulagens; Caixa de transmissão, embreagem, e lubrificação; Ponto de ignição e válvulas;
– (27/07) – Sexta-Feira: Montagem de um motor Otto 4t de motocicleta, interpretação de falhas; Encerramento e entrega de Certificados.

Todos os dias será realizado uma pausa para o café, aproximadamente às 15h45, dependendo do andamento dos trabalhos.

Mais informações com o professor Gilson (gilsonmaia@labcet.ufsc.br, 9986-2843 (TIM) e 3721-9390, ramal 210).

Tags: CTCmecânicamotores à combustão