Conselho Universitário da UFSC mantém semestre letivo

29/06/2012 13:57

Por 20 votos a 12, o Conselho Universitário da UFSC (CUn) decidiu, em sessão encerrada às 13h desta sexta-feira, 29, manter o calendário acadêmico e concluir o semestre letivo. Também foi assegurado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) o fornecimento das refeições aos alunos com bolsa carência no Centro de Ciências Agrárias e de ônibus para deslocamento ao bairro do Itacorubi, onde fica o restaurante, até o dia 11, quando se encerram as atividades do período.

Representantes dos  técnico-administrativos e dos estudantes pleiteavam a suspensão do semestre, em função da greve dos servidores e do fechamento do RU, da Biblioteca Universitária e de outros setores da instituição. A sessão começou na sala dos Conselhos, onde são realizadas as reuniões do CUn, mas a pedido dos alunos teve os debates relativos ao encerramento do semestre transferidos para o auditório da Reitoria, onde há mais espaço para o acompanhamento das discussões.

A argumentação dos conselheiros favoráveis à interrupção do semestre era a de que muitos alunos enfrentam sérias dificuldades para se alimentar e consultar os livros da Biblioteca Universitária. Eles também queriam fazer desse debate um motivo para discutir as condições estruturais da universidade e as barreiras colocadas pelo governo federal para negociar as reivindicações dos servidores em greve.

Para a maioria dos professores – que marcaram o início de sua greve para o dia 11 de julho – a melhor solução é o encerramento normal do semestre, para evitar prejuízos aos estudantes, as formaturas já agendadas e as matrículas para o período 2012.1.

Na sua fala, antes da votação, a reitora Roselane Neckel fez um histórico das reuniões e deliberações tomadas desde o começo da greve dos STAs, no dia 11 deste mês, incluindo viagens a Brasília para sensibilizar a Andifes, entidade que representa os reitores das universidades federais, a pressionar o governo para dialogar e analisar as reivindicações dos trabalhadores técnico-administrativos.

No dia 24 de julho haverá uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para avaliar o calendário acadêmico e as medidas a serem tomadas caso as greves dos técnicos e docentes continuarem e ameaçarem o segundo semestre.

Outros temas – Na mesma seção desta sexta-feira, o conselho concedeu o título de Professor Emérito a Luiz Fernando Scheibe, aposentado do Departamento de Geociências da UFSC, e aprovou a proposta de revisão do Programa de Ações Afirmativas para o período 2013-2017.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Fotos: Henrique Almeida/Agecom