Conferência Preparatória para a Cúpula dos Povos e Rio+20

05/06/2012 18:14

Acontece neste sábado, 9 de junho, a Conferência Preparatória para a Cúpula dos Povos e Rio+20. O evento, que será realizado pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20, no auditório da  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Florianópolis, às 8h30min, tem como objetivo produzir as sínteses civilizatórias que serão encaminhadas às plenárias de convergência da Cúpula dos Povos e na Rio+20.

O Comitê é formado por integrantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Fórum Permanente para a Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais (Alesc) e do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Governança da Água e do Território. A conferência é aberta à comunidade.

Saiba mais:

A Rio +20:
A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorrerá entre os dias 20 e 21 de junho de 2012 no Rio de Janeiro, e marca os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92 ou Eco-92), assim como vinte anos da primeira vez em que a sociedade civil mundial sentou-se para conjuntamente decidir o futuro do planeta, evento chamado Fórum Global . Na ocasião,  Santa Catarina se preparou e participou ativamente na elaboração dos tratados promulgados, que hoje são diretrizes para o mundo de valorização do humano, dos seres que habitam este planeta e suas futuras gerações.

Contudo, mesmo com essas inúmeras diretrizes, a falta de ações para superar a injustiça social e ambiental reafirma a existências de vazios de efetivação que tem deixado a população desacreditada no processo de Desenvolvimento Sustentável nestas últimas duas décadas.

O Comitê Facilitador:
Este Comitê busca, conjuntamente com as organizações da sociedade civil e os movimentos sociais e populares de SC, transformar este momento em uma oportunidade para preencher estes vazios de efetividade de forma participativa, contribuindo globalmente com a valorização das boas e economia das más experiências vivenciadas neste território, acreditando na força e na perenidade proporcionada pela conexão desta rede de atores sociais para a sustentabilidade.

Mais informações: www.riomais20sc.ufsc.br,  (48) 3721-7736 ou