Greve na UFSC: Manifestação em frente ao RU discute a paralisação do setor

19/06/2012 15:15

Restaurante Universitário (RU) está ocupado desde a noite desta segunda, dia 18, por servidores da UFSC em greve

Alunos, técnico-administrativos (STAs) e professores se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 19 de junho, para discutir as circunstâncias da paralisação do Restaurante Universitário (RU), ocupado desde a noite de ontem por servidores em greve da UFSC. A manifestação foi mobilizada pelas redes sociais e ao final do ato foi decidido que haverá uma reunião com a reitora Roselane Neckel  nesta quarta-feira, às 12h, para buscar um acordo. Alguns alunos, em ato simbólico, entraram no RU e retiraram os cartazes e faixas em favor da greve.

Opiniões divergentes

O comando de greve defende a ocupação como uma forma de fortalecer o movimento e pressionar o Governo Federal. Segundo ele, a terceirização do setor põe em risco os serviços prestados a longo prazo, pois abre margem para a precarização do setor devido aos cortes de orçamento na Educação. Os STAs aceitam a manifestação dos estudantes e não têm a intenção de entrar em conflito com eles. O comando diz estar aberto para o diálogo, mas considera que a cobrança deveria se voltar para o Governo Federal e Reitoria.

PRAE – De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Beatriz Augusto de Paiva, a Reitoria busca um diálogo com os grevistas para discutir as demandas do movimento e garantir os serviços essenciais dos estudantes, reduzindo os efeitos da paralisação.  A Reitoria tomou providências em relação à alimentação dos estudantes que possuem isenção das refeições pela Coordenação de Serviço Social (COSS/PRAE). Informações: 3721-8226

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC apoia a greve dos servidores, mas não tomou posição quanto a ocupação do RU. Segundo membros do DCE, a responsabilidade por manter a alimentação subsidiada de todos os estudantes é da Reitoria. Após a manifestação, que não foi organizada por entidades de representação dos alunos, o DCE realizou uma assembleia aberta para tomar uma posição sobre a paralisação. Membros do diretório manifestaram insatisfação com o comunicado emitido pela Reitoria que, segundo o DCE, defende o funcionamento do RU em meio à greve. Esta medida, para o diretório, vai contra o direito de greve e põe os estudantes contra os servidores. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Beatriz Augusto de Paiva, defende dizendo que o comunicado é contra a interrupção abrupta dos serviços e busca uma solução para atender às demandas essenciais dos estudantes.

A manifestação foi marcada por posições distintas dos participantes e momentos de conflito e agitação. Em favor da paralisação, o argumento de que não há greve sem a interrupção dos serviços essenciais e que as medidas visam a melhoria na qualidade da educação. Já os pontos contra o movimento são a dificuldade de muitos alunos para se alimentar sem o serviço subsidiado pelo Restaurante Universitário e a falta de diálogo entre grevistas e estudantes. O evento foi divulgado pelo facebook, no qual cerca de 2.000 pessoas confirmaram a participação.

Por Mateus Vargas/Bolsista em Jornalismo na Agecom

Tags: DCEGreveRUUFSC