Professor da UFSC participa de lançamento de obra e debate sobre transgênicos na Rio + 20

18/06/2012 10:27

Três publicações sobre agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (OGMs) foram lançadas neste domingo, 17 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Entre as publicações está a obra “Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade”, organizada pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O professor do Departamento de Fitotecnia da UFSC, Rubens Onofre Nodari, pesquisador de transgênicos há mais de 20 anos, é autor de um dos artigos da publicação organizada pela brasileira Magda Zanoni e pelo francês Gilles Ferment.

Nodari foi debatedor no das publicações, ao lado de Guilherme Abrahão, representante do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, e de uma das organizadoras do livro, Magda Zanoni, professora da Universidade de Paris Diderot e consultora do NEAD. Participou também das discussões Leonardo Melgarejo, engenheiro agrônomo e mestre em economia rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade” integra a coleção NEAD Debate e está disponível para download gratuito.

A publicação Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida, que também será lançada no evento, reúne informações sobre legislação, programas de monitoramente de resíduos em alimentos, processos de reavaliação toxicológica dos agrotóxicos autorizados no Brasil, entre outros dados para auxiliar no enfrentamento do uso de agrotóxicos no Brasil. O livro, de autoria de Flavia Londres, foi produzido através de parceria entre a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

“Transgênicos: as sementes do mal – A silenciosa contaminação de solos e alimentos”, terceira e última publicação a ser lançada na Cúpula
dos Povos, foi organizado por Antônio Inácio Andrioli e Richard Fuchs. O livro discute a semente transgênica não rotulada em programas de combate à fome, alimentos transgênicos e seus efeitos, a confiabilidade de pesquisas encomendadas a biólogos moleculares, entre outros temas relacionados.

Os lançamentos acontecerão na Arena Socioambiental, um espaço do Governo Brasileiro dedicado à discussão junto a sociedade civil de temas para o desenvolvimento sustentável. O local abrigará encontros até o dia 22 de junho, compondo uma programação com 14 debates durante a tarde, e atividades da sociedade civil no período da manhã.

Serviço:
Lançamento de publicações na Cúpula dos Povos – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20 “Transgênicos para quem? Agricultura Ciência Sociedade” “Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida”, “Transgênicos: as sementes do mal – A silenciosa contaminação de solos e alimentos”.

Data: 17 de junho de 2012
Local: Arena Socioambiental, Aterro do Flamengo – RJ