UFSC promove 1º Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Santa Catarina

07/05/2012 09:50

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina realiza o 1º Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação de Santa Catarina nos dias 9 e 10 de maio, no Auditório do Centro Sócio-Econômico. O evento é gratuito e não é necessário credenciamento prévio.

O NEAmb reúne estudantes de graduação, pós-graduação e professores de diversas áreas do conhecimento, envolvidos com o desenvolvimento de projetos socioambientais. O seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os profissionais que lidam com questões relativas às dificuldades e aos avanços na criação e gestão de Unidades de Conservação (UC).

Os organizadores destacam que o Brasil possui um conjunto de animais e plantas dos mais notáveis do planeta, mas essa rica biodiversidade tem sido degradada de forma dramática. Uma das formas mais reconhecidas e utilizadas para garantir a proteção dessas espécies e de ecossistemas são as UC, conhecidos como parques nacionais, estaduais ou municipais, reservas biológicas e extrativistas, entre outras categorias.

As UC são espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público, com objetivo de conservar a biodiversidade e os outros atributos naturais neles contidos, proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais.

Além de proteger os animais e as plantas, outro desafio é integrar as populações do entorno na implantação e gestão das UC. A formação de conselhos consultivos ou deliberativos para fazer a gestão das UC tem se mostrado uma tarefa difícil e que requer uma atuação em conjunto dos diversos atores sociais que estão envolvidos com a temática. A geração de renda nas UC também é um desafio a ser encarado pelos conselhos gestores e órgãos públicos.

O evento é uma oportunidade para que as instituições envolvidas com o tema possam estabelecer redes de cooperação para apoiar municípios de SC na implantação desta política pública de extrema importância na garantia da qualidade de vida da população do Estado.

Realização: NEAmb em parceria com o Coletivo UC da Ilha, Floram, Fatma, ICMBio, IUCN, PRAE-UFSC.

Patrocínio: SESC, Unimed, Fepese, Funjab, e Copiadora 4 Irmãos.

Programação:

Dia 9 de maio
19h – Abertura
19h15min – Apresentação da Programação Oficial do Evento
19h30min – Panorama das UC de Santa Catarina

Dia 10 de maio
9h – Abertura
9h15min – Gestão da UC Marinha em Santa Catarina: REBIO do Arvoredo e APA da Baleia Franca
12h – Intervalo para almoço
13h30min – Criação da UC em Santa Catarina: a experiência do NEAmb
15h30min – Criação de UC Santa Catarina: a experiência do Coletivo UC da Ilha
16h30min – A União Internacional para a Conservação da Natureza e a sua atuação no Brasil
17h30min – O ICMBio e a formalização da criação de redes de cooperação entre diferentes instituições

Mais informações no site www.neamb.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-7746.

Tags: NEAmbUFSCunidades de conservação