Coordenador técnico do projeto internacional Sistema Aquífero Guarani faz conferência na UFSC

30/05/2012 09:24

A UFSC recebe na quinta-feira, 31 de maio, o coordenador técnico do projeto internacional Sistema Aquifero Guarani, professor Jorge Néstor Santa Cruz. A partir de 14h ele ministra a palestra “Sistema Acuífero Guaraní- Conclusiones y Plan Estratégico de Acciones en ejecución- Epílogo”, no auditório do Centro de Estudos de Educação (CED), no campus da UFSC no bairro Trindade, em Florianópolis. O encontro é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e projeto Rede Guarani /Serra Geral.

O conferencista  é geólogo e doutor em Ciências Naturais pela Universidad Nacional de La Plata – Argentina, diplomado em Hidrologia pelo ex-Instituto de Hidrología de España (atualmente Cedex). Entre os anos 2001 e 2009, foi o coordenador técnico do Projeto Sistema Aquífero Guarani (Projeto SAG, envolvendo Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, GEF, Banco Mundial e OEA), com sede em Montevidéu.

Atualmente, trabalha como professor titular do curso de Geografia na Universidade de Buenos Aires e no Instituto Nacional de Águas da Argentina, sendo responsável pelo Plano Nacional Federal de Água Subterrânea da Argentina.

No dia seguinte à conferência, 1° de junho, o professor Jorge Néstor Santa Cruz fará parte da banca de tese da doutoranda Andrea Regina de Britto Lopes, sobre o tema “Recursos hídricos e uso da terra na bacia do Rio do Peixe/SC, mapeamento das áreas de vulnerabilidade e risco de contaminação do Sistema Aquífero Serra Geral”. A defesa será realizada a partir de 8h3min,  na Sala de Usos Múltiplos do Departamento Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da  UFSC.

Informações: Professor Luiz Fernando Scheibe /(48) 3721-8813 / 9963-7208 / e-mail scheibe2@gmail.com / Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia / (48) 3721-9412 (com Juliana).

Tags: Aquifero GuaraniUFSC