Transparência e agilidade são demandas para aprimorar relações institucionais e internacionais

04/05/2012 17:21

Exposição do diagnóstico foi organizada em dois eixos principais: comunicação interna transparente e relações internacionais

Melhorar a interação da universidade com os governos municipal, estadual e federal; discutir proposições e fundamentos para qualificar a relação entre as instituições e fundações públicas e privadas vinculadas à UFSC; criar canal de comunicação com os órgãos externos; implantar portal de transparência para demonstração dos recursos públicos disponibilizados para a universidade e suas finalidades; internacionalizar o conhecimento produzido por alunos e reforçar a interação cultural por meio do intercâmbio foram alguns dos pontos elencados pela Comissão de Políticas para Relações Institucionais e Interinstitucionais do penúltimo Fórum de Planejamento para a Nova Administração da UFSC, gestão 2012-2016.

A exposição dos diagnósticos e objetivos de mudança da comissão foi organizada em dois eixos principais: a comunicação interna transparente e relações internacionais. Os encontros são transmitidos ao vivo e podem também ser acompanhos pelo  twitter: @foruns_ufsc.

Comunicação Interna Transparente
O diagnóstico para a temática foi organizado a partir de visitas feitas pela comissão nas instituições e fundações de apoio como a FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária), FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina), NIT (Núcleo de Inovação e Transparência de Tecnologia) e FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisa Sócio-Econômicas).

O principal foco da exposição foi a disposição para a comunidade dos dados e gastos realizados pela universidade e pelas instituições e fundações. A transparência, lembrou a comissão de transição, é uma exigência do Governo Federal, que publicou o Decreto nº. 7.423, sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio.

A comissão apresentou a necessidade da UFSC reestruturar o setor de convênios, com contratação de novos funcionários de carreira que possam gerenciar com rapidez os processos. Atualmente o quadro profissional é insuficiente e a universidade não possui autonomia na resolução dos projetos. A demanda atual é suprida por instituições e fundações de apoio.

Relações Internacionais
A relação da universidade com outros países teve um crescimento significativo com o aumento de intercâmbios entre alunos. Porém, há ainda dificuldade em intensificar o ingresso de estudantes de outras localidades na UFSC. Um dos problemas apontados pela comissão é a demora dos departamentos e coordenações de cursos em adaptar disciplinas e quadro de horários para os estudantes. Outro desafio é a estrutura insuficiente (moradia, principalmente) e a falta de profissionais para auxiliar os jovens vindos do exterior.

Há também necessidade de aumentar os intercâmbios de alunos da UFSC. Uma das possibilidades levantadas é o aumento de vagas nos cursos extracurriculares de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, italiano e alemão) e a divulgação das possibilidades de bolsas, para estimular a mobilidade acadêmica.

A equipe destacou a relevância da solidariedade internacional, por meio do incentivo a intercâmbio para países africanos, da América Latina e da Oceania, e não só para europeus ou para os Estados Unidos. A expectativa é de que a mudança de interesse para intercâmbios em paises com maior proximidade socioeconômica e cultural com o Brasil possa colaborar com o papel social e solidário das universidades públicas. Ao final, o público pode realizar perguntas e sugestões à comissão.

Por Ricardo Pessetti  / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos Wagner Behr / Agecom

Mais informações: www.foruns.ufsc.brplanejamentoreitoria@gmail.com, roselane@ced.ufsc.br,  (48) 9944-9414, carlos.vieira@ufsc.br, ; (48) 9915-3653.

Transmissão ao vivo pelo site  formaturas.paginas.ufsc.br . Acompanhe também no twitter: @foruns_ufsc.

Leia mais:

Comissão realiza fórum para discutir políticas no Hospital Universitário
– Comunicação e divulgação científica também são desafios para pesquisa e pós-graduação
– Fórum debate permanência dos alunos na UFSC

– Fórum discute prioridade para os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville

– Debate sobre gestão de pessoas deflagra Fóruns de Planejamento para a Nova Administração

 

 

 

Tags: fóruns de planejamentoUFSC